Tipos de seguros: quais são, o que eles cobrem e porque contratar

Com a grande variedade de tipos de seguros disponíveis no mercado, proteger os bens materiais e imateriais está cada vez mais acessível a qualquer pessoa.  

E, de fato, a preocupação com a segurança pessoal e patrimonial é cada vez maior. Basta ver os números crescentes que o setor vem apresentando ano após ano.

Mas você sabe quais os principais tipos de coberturas que deve conhecer e avaliar sobre a sua contratação? 

Apresentamos a seguir quais seguros são esses e as vantagens de incluí-los no seu orçamento pessoal!

Se sua necessidade for um seguro veicular, não deixe de fazer sua cotação na Smove. Preencha este breve formulário para que um de nossos especialistas entre em contato com você!

Tipos de seguros: quais os mais contratados?

Tipos de seguro quais os mais contratados
Fonte: Pixabay

Você sabia que existem mais de 90 tipos de seguros existentes no mercado brasileiro? 

Eles se dividem em 16 grupos, todos sob regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Há ainda um 17º grupo, referente aos seguros de saúde, regulados pela  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Com um volume tão grande de ofertas, conhecer sobre todos os ramos de seguros exige horas de aprofundamento no assunto. 

Mas as principais variedades de cobertura costumam ser de conhecimento geral, e não à toa, estão entre as mais contratadas.

Geralmente, elas asseguram os bens mais essenciais, como seguros de automóveis e seguro residencial, ou mesmo o que não é material, porém indispensável a nós, como o seguro de vida e seguro de saúde.

Há ainda modalidades que podem ser contratadas de acordo com as necessidades e em situações específicas, como o seguro viagem ou seguro de equipamentos eletrônicos

Crescimento do uso do seguro no Brasil

É notório que o brasileiro está se preocupando cada vez mais com a segurança pessoal e dos bens que possui, tanto que os números do uso de seguro no país estão crescendo.

Somente no ano passado, o mercado de seguros nacional arrecadou R$ 270,1 bilhões, excluindo saúde suplementar e o seguro DPVAT. 

Esse valor corresponde a um aumento de 12,1% em relação ao ano de 2018. 

Os dados são da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), que apontam ainda crescimento de 8,1% descontando a inflação. 

Isso mostra que a contratação de seguros está se tornando uma preocupação cada vez mais real do brasileiro, que vê a necessidade de proteger os seus bens e da família para eventuais fatalidades. 

Quais tipos de seguro existem no Brasil?

Tipos de seguro quais tipos de seguro existem no Brasil
Fonte: Pxhere

Como já dissemos, há uma grande variedade de tipos de seguros comercializados no Brasil, com a finalidade de resguardar quaisquer bens do seu patrimônio. 

São 16 os grupos principais regulamentados pela Susep, que contemplam as coberturas patrimoniais, habitacionais, de risco financeiro, seguro rural, transporte, entre outras modalidades. 

É importante ressaltar também que os seguros podem ser divididos entre individuais, aqueles contratados por uma pessoa, ou em grupo, geralmente adquiridos por empresas e organizações sem fins lucrativos.

Seguros em promoção

Se você quer proteger o seu patrimônio e garantir o bem-estar da sua família, sabe que terá esta tranquilidade contratando um bom seguro. 

Para encontrar as modalidades de seguros ideais para te atender e com ótimos preços no mercado, faça a sua cotação na Smove!

Trabalhando com as melhores seguradoras do mercado, nosso time de especialistas vai encontrar os melhores planos e condições para proporcionar qualidade e segurança aos nossos clientes. Não deixe de fazer o seu orçamento

Afinal, quais são os seguros mais contratados no Brasil?

Você sabe quais as modalidades de seguros mais contratada no Brasil? 

Entre os diferentes tipos de coberturas existentes no mercado, a que mais é consumida pelo público brasileiro é o seguro de automóveis.

O principal fator para fazer desta a apólice mais vendida no país é o alto índice de acidentes e roubos a que estamos sujeitos no trânsito, fazendo da possibilidade de ocorrer um sinistro muito comum.

Outro fator que contribuiu para este dado é a recuperação da indústria automobilística desde 2017. Com a venda de mais carros, o volume de seguros vendidos também aumenta.

Mas o crescimento do uso de seguros indica que não são só os veículos que estão mais protegidos. 

Os seguros residenciais, seguros de vida e de empresas também experimentam um momento de melhora, constituindo importante parte na venda de coberturas. 

Conheça um pouco mais sobre os principais seguros e como pode ser importante contratar um para evitar grandes problemas no cotidiano.  

Seguro de vida

Tipos de seguro seguro de vida
Fonte: Pxhere

Quem contrata o seguro de vida, o faz para garantir amparo e segurança à família em um dos momentos mais delicados e frágeis que se pode passar: a morte.

Esta modalidade resguarda financeiramente os familiares ou beneficiários indicados na apólice, na ausência ou incapacidade física do segurado. 

Isso significa, então, que a indenização pode ser paga não só na decorrência da morte — natural ou por acidente — de quem contrata este seguro, mas também em casos de invalidez permanente

Quer dizer que  o seguro só pode ser utilizado diante do falecimento do segurado? Não necessariamente! Existem outros tipos de seguros de vida que poderão ser resgatados em casos específicos e você saberá mais sobre eles.

Tipos de seguros de vida

Como explicamos, a modalidade mais comum de seguro de vida é a que indeniza em caso de morte do segurado. Mas existem ainda outros formatos vendidos pelas seguradoras.

Eles variam, principalmente, em relação à duração e ao resgate da apólice. Um seguro de vida resgatável ou temporário, por exemplo, pode ser solicitado ainda em vida pelo segurado.

Seguro de vida tradicional

Tipos de seguro seguro de vida tradicional
Fonte: Pxhere

Este é o formato mais comum de seguro de vida comercializado. Na ausência ou incapacidade do segurado, seus familiares ou beneficiários receberão a indenização.

É possível indicar na apólice quantos beneficiários quiser, ou mesmo se colocar como próprio beneficiário. 

Se você é casado, possui filhos e acredita ainda não ter acumulado capital suficiente para manter um padrão de vida em caso de uma fatalidade, saiba que o seguro de vida tradicional prestará este auxílio à sua família.

Seguro de vida resgatável

A premissa básica do seguro de vida resgatável é a mesma do tradicional: amparar os familiares em caso de morte do segurado. 

Entretanto, a grande diferença entre eles é que a modalidade resgatável, também conhecida como VGBL, permite recuperar parte do valor investido após um tempo de carência. 

Se a situação financeira ficar apertada ou você quiser desistir do seguro, será possível resgatar uma porcentagem do que investiu.

Justamente por essa possibilidade, o seguro de vida resgatável tem um valor mais alto do que o seguro de vida tradicional.

Seguro de vida temporário

Tipos de seguro seguro de vida temporário
Fonte: Pxhere

Apesar de oferecer coberturas similares ao seguro de vida tradicional, o seguro temporário, como o próprio nome diz, só garante o pagamento da indenização caso um sinistro ocorra durante prazo determinado de tempo

Por tal especificidade, esta modalidade de seguro é indicada garantir a realização de projetos a curto ou médio prazo, mesmo com a morte do segurado. 

Justamente por ser um seguro temporário, o valor do prêmio (quantia paga pela contratação do serviço) é menor do que um seguro tradicional. 

Isso faz desta cobertura ideal para famílias que estão começando a se estruturar e procuram acumular capital para garantir um bom padrão de vida. 

Seguro para acidentes pessoais

Esta modalidade oferece uma cobertura mais restrita, indenizando o segurado apenas em situações de morte ou invalidez causadas por algum acidente

Por essa razão, o seguro para acidentes pessoais é muito indicado para jovens saudáveis, mas que se expõem a determinados tipos de riscos no trabalho, por exemplo. 

Seguro residencial

Tipos de seguro seguro residencial
Fonte: Pxhere

Em muitos casos, a casa ou apartamento próprio é um dos principais patrimônios conquistados por uma pessoa, ou aquele que se investe uma maior quantia para obtê-lo.

Por isso, um seguro residencial se torna tão importante, afinal você não espera deixar seu principal investimento sob risco, não é mesmo?

O seguro residencial vai proteger de possíveis prejuízos, como acidentes e eventos inesperados que possam afetar o seu lar. 

As coberturas mais comuns nesta modalidade são contra perdas e danos provocados por incêndio e desastres naturais, como quedas de raios e alagamentos. 

Porém, é possível deixar o seu “cantinho” ainda mais protegido. Entre as coberturas adicionais, você pode incluir proteção contra roubos e furtos, danos causados por terceiros, danos elétricos e até proteger bens que ficam dentro da residência. 

Seguro de automóvel

Modalidade de seguros mais popular no Brasil, o seguro auto, como é conhecido, protege outro bem extremamente valioso das pessoas: o automóvel. 

Como os veículos estão sujeitos a acidentes e roubos no trânsito, deixá-los protegidos é o melhor que se tem a fazer. 

Uma cobertura básica de seguro auto costuma proteger em casos de acidentes, incêndio e furto ou roubo do veículo. Entretanto, há uma série de possibilidades adicionais que podem ser incluídas e tornar o serviço mais abrangente. 

Quais os tipos de seguros de automóveis?

Tipos de seguro quais os tipos de seguro de automóveis
Fonte: Pxhere

Existem dois tipos principais de seguros auto no mercado: o básico e o compreensivo.  

O pacote básico costuma assegurar em casos de furto ou roubo do veículo, acidentes e incêndio. 

Já a cobertura compreensiva é mais completa e inclui quase todos os tipos de seguros para carros disponíveis.  

As seguradoras oferecem ainda pacotes complementares e adicionais, de forma que você poderá personalizar o seguro do seu carro de acordo com as suas necessidades. 

Proteção contra roubos e furtos

A proteção contra roubos e furtos indeniza o segurado caso o veículo seja alvo da ação de criminosos. Se o carro não for encontrado, é paga a indenização em seu valor total. 

Mesmo se o veículo for encontrado, é possível gozar dos benefícios da apólice, especialmente se os custos para reparo excederem 75% do valor do carro. 

Neste caso, é considerada perda total do veículo e o segurado recebe indenização total.

Proteção contra desastres

Tipos de seguro proteção contra desastres
Fonte: Pixabay

O seguro contra desastres garante cobertura contra danos no veículo consequentes de desastres naturais, com enchentes, vendavais, terremotos e outros fenômenos. 

Prever a ocorrência de um desastre é algo que nem sempre somos capazes. É por isso que esse seguro é indicado especialmente para quem vive em áreas sujeitas à incidência deste tipo de acontecimento.

Indenização por perda total

Um veículo é considerado em perda total quando o custo de reparo dos danos for superior a 75% do valor de mercado do mesmo. 

Nestas situações, as seguradoras pagam indenização total ao segurado. O reembolso leva em consideração o quanto o carro vale de acordo com a tabela Fipe. 

Essa cobertura é de extrema importância para garantir que a pessoa não perderá todo o seu patrimônio na ocorrência do sinistro. 

Vale frisar que em casos de perda total, o segurado fica isento do pagamento da franquia.

Seguro para terceiros

Tipos de seguro seguro para terceiros
Fonte: Pxhere

A cobertura para terceiros cobra os prejuízos causados pelo segurado em um acidente com outros condutores, ou mesmo com pedestres e ciclistas.

Danos ligados ao veículo do próprio segurado não estão integrados nesta modalidade. Porém, tanto os custos de reparos materiais quanto despesas médicas de terceiros estará incluso na apólice. 

Ao fechar a contratação do seguro para terceiros, o contratante pode estabelecer um limite do valor que será indenizado em caso de sinistro.

Seguro de acidentes de passageiros

Popularmente conhecida como seguro APP, a cobertura de acidente de passageiros é extremamente importante para quem trabalha transportando pessoas. 

Por isso ele é tão indicado para motoristas de táxi e aplicativos, além de van escolar

O seguro APP vai cobrir os passageiros do carro (e o próprio motorista) no caso de algum acidente. A indenização pode ser utilizada para cobrir os custos de despesas médicas e hospitalares, além de ressarcimento em casos de morte e invalidez. 

Neste caso, o seguro não pode ser usado para cobrir reparos materiais no veículo. 

Seguro compreensivo

Tipos de seguro seguro compreensivo
Fonte: Pxhere

O seguro compreensivo é o tipo de seguro de carros mais completo existente no mercado. Ele reúne quase todas as coberturas, oferecendo ampla proteção para os veículos. 

Ao adquirir esta modalidade, o segurado geralmente conta com vantagens que podem ser úteis, como assistência mecânica e guincho 24 horas. 

Por se tratar de um “pacote completo”, o seguro compreensivo é mais oneroso ao bolso.

Entretanto, ele é a principal recomendação para quem usa o carro com muita frequência e está sujeito a maiores riscos, especialmente à trabalho ou em viagens.   

Seguro viagem

Quando viajamos, a última coisa que desejamos é ter o passeio estragado por imprevistos. Mas se eles acontecerem, é melhor estar precavido e minimizar os problemas. 

Por isso o seguro viagem é tão importante, especialmente para quem vai para o exterior — o que não serve de justificativa para não contratá-lo ao fazer turismo doméstico. 

A principal vantagem é a cobertura 24 horas de despesas médicas e emergenciais, que são caras fora do Brasil. 

O seguro viagem também oferece amparo em casos de morte ou invalidez acidental e auxilia quando é necessário voltar antes do previsto. Além disso, problemas com extravio de bagagem e cancelamento de voo também fazem parte desta cobertura.

O Seguros Promo é uma das principais referências dentro do segmento de seguro viagem. Ao fazer sua pesquisa, o site compara diversos planos entre as maiores seguradoras do mundo, apresentando as vantagens e diferenciais para cada opção, tanto para viagens nacionais quanto internacionais.

O site ainda indica quais planos possuem os melhores custos-benefícios e quais são ideais para renovação, caso você já esteja em viagem. Dessa forma, os viajantes encontram preços imbatíveis e qualidade comprovada, com atendimento 100% em português, e garantem a tranquilidade do seu passeio.

Carta verde

Tipos de seguro carta verde
Fonte: Pxhere

Como o Brasil integra o bloco comercial do Mercosul, os cidadãos brasileiros gozam de livre-trânsito em outros países que compõem o bloco, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Entretanto, para cruzar a fronteira de carro, é necessária a contratação do seguro Carta Verde

Ela é uma cobertura de responsabilidade civil que funciona de forma parecida com o seguro DPVAT. Ou seja, serve para cobrir danos pessoais ou materiais a pessoas e bens que não estejam sendo transportados pelo veículo segurado.

Vale ressaltar que a indenização só será paga quando o sinistro ocorrer fora do território em que o veículo foi emplacado.

Seguro de equipamentos eletrônicos

A cobertura para equipamentos eletrônicos é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. 

Ela serve como uma garantia para proteger aparelhos como smartphones, tablets, notebooks e similares

As indenizações podem ser utilizadas em casos de danos provocados por incêndio, explosão ou impacto causados por veículo. Situações de furto e roubo também estão protegidas pelo seguro de equipamentos eletrônicos.

Vale a pena contratar um seguro?

Se você tem dúvidas sobre contratar ou não um seguro, pense nessa aquisição como um investimento ao invés de enxergar apenas os gastos. 

Garantir uma cobertura, independente de qual seja, é oferecer proteção aos seus bens e sua família. Se algum imprevisto acontecer, você não só estará amparado como também vai recuperar ao menos parte do valor investido no seu patrimônio. 

E com os mais diversos tipos de seguros disponíveis no mercado, você poderá avaliar quais as principais necessidades e investir na proteção do que realmente é importante. 

Como escolher a melhor seguradora?

Pesquisar e comparar são ações recorrentes quando vamos fazer uma aquisição. Você busca pelo melhor preço, o que vai atender melhor às suas necessidades e até mesmo onde você vai encontrar um produto de qualidade. 

Ao contratar um seguro, essa lógica deve ser mantida. Fazer uma boa pesquisa é essencial para encontrar qual a melhor seguradora. 

Verifique a atuação da empresa e cheque sua reputação no mercado. Fóruns e redes sociais podem ser importantes ferramentas de comparação, pois é possível encontrar um feedback de quem já é cliente. 

Em uma boa corretora, você encontrará também profissionais capacitados, que vão saber te instruir de acordo com as necessidades apresentadas na hora de contratar um seguro.

Não procure apenas pelos preços mais baixos, mas também pelas melhores condições e coberturas que atenderão suas expectativas ao buscas por este serviço.

Cotação de seguros em promoção

Agora que você sabe quais os tipos de seguros existentes no mercado e os mais importantes para proteger você e sua família, é hora de avaliar a contratação de uma cobertura.

Identifique aquilo que é essencial e cuja perda pode trazer enormes prejuízos financeiros ou mesmo emocionais. 

Faça uma cotação na Smove! Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado, e nosso time especializado vai te ajudar a encontrar a proteção que você precisa para viver com mais tranquilidade.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia Também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias