Tipos de seguros de carro: qual o melhor para mim?

Existem tantos tipos de seguro de carro que escolher o melhor para a sua necessidade pode ser bastante difícil. Afinal, muitas dúvidas podem surgir na cabeça do motorista na hora de contratar ou acionar um seguro.

Qual cobertura é a mais adequada? Como saber se estou contratando os serviços de que posso precisar? Qual a melhor forma de economizar ao contratar uma apólice?

Para te ajudar a entender tudo sobre os seguros automotivos, criamos um guia completo para que você saiba exatamente o que está contratando e possa optar pelo melhor pacote para proteger o seu carro.

Faça a sua cotação de seguro veicular na Smove! Preencha este breve formulário e um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Tipos de seguros de carro: quais existem?

tipos de seguro de carro
Fonte: Pixabay

Os seguros de carro estão entre os serviços que mais possibilitam variações no ato de contratação. 

São tantos tipos de coberturas e opções oferecidas que você pode pagar por um pacote praticamente personalizado para a sua necessidade.

No entanto, é preciso ficar atento para não acabar levando gato por lebre e jogando toda a sua economia pelo ralo. 

Entre os principais formatos disponíveis no mercado estão o seguro compreensivo, contra roubo, para terceiros, acidentes pessoais e muitos outros, que podem facilitar ou dificultar a vida do consumidor.

Destacamos os principais tipos de seguro automotivo para que você entenda um pouco mais sobre as coberturas oferecidas e, assim, possa escolher melhor o plano que vai contratar. Confira!

Seguro Compreensivo

O seguro compreensivo é o tipo mais comum oferecido pelas seguradoras. 

Também conhecido como seguro total ou completo, esse tipo de pacote oferece uma cobertura bem ampla em comparação a outros, como o seguro auto roubo.

Uma das maiores vantagens desse tipo de plano é a ampla cobertura, desde casos de colisão ou roubo a danos causados por eventos naturais ou incêndios.

Se você estiver pensando em contratar um seguro compreensivo, leia a apólice com bastante atenção: algumas seguradoras não cobrem certos riscos, como vandalismo ou danos causados por guerras.

Em outros casos, o cliente pode acabar sem cobertura de acessórios, vidros, retrovisores e lanternas, já que algumas empresas colocam esses serviços em pacotes adicionais.

Para evitar problemas, consulte com atenção as condições gerais do contrato proposto e não hesite em continuar sua pesquisa de mercado caso não fique satisfeito com o oferecido.

Seguro Auto Roubo

tipos de seguro de carro seguro auto roubo
Fonte: Pixabay

Muitas pessoas consideram que a cobertura ampla do seguro compreensivo pode ser excessiva para as suas necessidades. Pensando nesse grupo de consumidores, as seguradoras oferecem o seguro auto roubo.

Esse tipo de cobertura não é tão completa quanto a do seguro total, mas você poderá garantir indenização em caso de roubo ou furto do veículo.

A desvantagem é que esse tipo de seguro não oferece proteção contra batidas, assistência 24 horas, seguro para terceiros ou outros, já que o foco é apenas caso o veículo seja roubado ou furtado.

Para assinar esse tipo de apólice, algumas seguradoras exigem que os clientes instalem dispositivos de segurança no veículo, como rastreadores e/ou bloqueadores.

Caso você não se sinta totalmente protegido apenas com a cobertura contra roubo e furto, algumas empresas oferecem pacotes adicionais, que incluem proteção a terceiros e perda total, por exemplo.

Seguro para terceiros

Você já deve ter ouvido falar dessa modalidade de seguro com outro nome: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos).

De maneira resumida, é um seguro que oferece proteção no caso de batidas que você possa sofrer, envolvendo outro veículo.

Quem contrata um seguro para terceiros garante cobertura a danos causados a outro carro, em caso de colisão, ou outras pessoas, como pedestres, passageiros de seu veículo ou do outro carro envolvido em um sinistro.

Isso inclui cobertura de danos materiais, pessoais, morais ou corporais, incluindo eventuais custos jurídicos e indenizações fruto de processos judiciais, bem como gastos médicos e hospitalares.

Esse tipo de seguro é tão popular que algumas seguradoras disponibilizam para contratação pacotes exclusivos que consideram apenas a proteção a terceiros.

Seguro APP

tipos de seguro de carro seguro app
Fonte: Pixabay

O Seguro de Acidente Pessoais a Passageiros, também conhecido como APP, é um tipo de seguro que protege os passageiros do seu veículo no caso de sinistro, como colisões.

Entre as coberturas oferecidas estão casos de morte ou invalidez parcial ou permanente de passageiros do carro protegido, incluindo o motorista.

As indenizações podem ser utilizadas para cobrir gastos médicos e hospitalares, caso seja necessário após uma colisão, por exemplo.

Mas fique atento, esse seguro só deve ser acionado nos casos em que se faça absolutamente necessário.

Isso acontece pois essa cobertura não compreende danos físicos pequenos ou temporários, como cortes ou dores após uma batida, sem consequências permanentes.

O seguro APP é tão importante que é obrigatório para alguns grupos, como motoristas de aplicativo que queiram contratar um seguro para seus carros.

Bloqueador, localizador e rastreador

O seguro automotivo não é a única medida que pode proteger o seu veículo. Vários dispositivos de segurança atuam hoje no intuito de coibir roubos e furtos.

Entre os equipamentos mais populares com essa finalidade estão rastreadores, bloqueadores e localizadores, que têm funções diferentes.

O modelo mais simples é o bloqueador, que serve para travar totalmente o veículo, impedindo a partida do carro.

Os localizadores são mais avançados e modernos, e enviam a localização do veículo com alguma precisão por meio de radiofrequência. 

A desvantagem desse equipamento é que as áreas de cobertura são, em geral, bastante limitadas, e o alcance pode ser insuficiente fora de regiões metropolitanas.

Nesse caso, a melhor alternativa é o uso de rastreadores. Esses dispositivos modernos apontam exatamente a localização do veículo e todo o trajeto que percorrido até ali.

Esse sistema se mostra especialmente eficaz nos casos de roubo e sequestro de motorista, já que o dispositivo envia constantemente sinais de localização à central de rastreamento.

Seguro DPVAT

tipos de seguro de carro seguro dpvat
Fonte: Pixabay

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou DPVAT, é um tipo de seguro obrigatório.

Isso quer dizer que proprietários de todos tipos de veículos devem pagar por essa proteção no começo do ano, junto a outras taxas, como o IPVA e o licenciamento.

Como o próprio nome já indica, o DPVAT serve para indenizar por danos pessoais qualquer pessoa que possa ter se envolvido em um acidente de trânsito, desde o motorista ao pedestre.

Esse seguro oferece três tipos básicos de cobertura: morte, invalidez permanente e gastos médicos. A indenização, inclusive, independe da responsabilidade pelo acidente, já que não faz análise de possíveis culpados pelo sinistro.

Cotação de seguro de carro mais barato

Agora que você já conhece os principais tipos de seguro de carro, está na hora de fazer uma cotação de acordo com as suas necessidades.

Você precisa optar por seguradoras confiáveis, que farão uma análise criteriosa do seu perfil de motorista, seus hábitos e seus dados pessoais para indicar seu nível de risco e as melhores alternativas para proteger seu carro.

Para encontrar a melhor opção, com o melhor preço do mercado, faça uma cotação aqui na Smove e garanta agora mesmo a tranquilidade de um bom seguro automotivo.

Por que é importante contratar um seguro de carro?

tipos de seguro de carro por que é tão importante
Fonte: Pixabay

Investir na contratação de um seguro é uma medida indispensável para quem tem um veículo. Trata-se de algo tão importante que todo proprietário deveria incluir esse gasto na lista de custos ao comprar um carro! 

Imagine só gastar mais de R$ 40 mil para comprar o carro dos seus sonhos e acabar sem o bem após uma colisão ou o roubo do veículo?

Ou seja, de nada adianta pensar apenas nas parcelas do financiamento e não se preocupar com os gastos do seguro, sob o risco de colocar todo o investimento na berlinda.

Destacamos os principais riscos que os proprietários de veículos correm e como os diferentes tipos de seguros de carro podem te proteger ou beneficiar. Confira!

Índice de roubo e furto no país

Estatisticamente, um veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil. Apenas entre os anos de 2015 e 2016, foram mais de um milhão de carros roubados.

Na prática, isso quer dizer que ter um carro é estar exposto ao risco de ser alvo de criminosos diariamente.

A única forma de se proteger contra roubo e furto é com a contratação de um seguro auto roubo, que pode ter custos até 50% mais baratos que um seguro tradicional. 

Assim, caso o carro não seja encontrado ou seja recuperado com danos irrecuperáveis, você garante o pagamento de uma indenização por parte da seguradora.

Exposição a acidentes

tipos de seguro de carro exposição de acidentes
Fonte: Pxhere

Um dos maiores riscos relacionados a carros é o de acidentes. Afinal de contas, basta sair pelas ruas para estar sujeito a colisões, das mais inofensivas às mais graves, que resultem em vítimas.

O Seguro DPVAT, obrigatório para todos os veículos, cobre apenas casos de morte, invalidez permanente e gastos médicos. Mesmo que você tenha direito à indenização, ficará no prejuízo em relação a danos materiais.

Com a contratação de um seguro que cubra danos materiais, pessoais, morais e corporais, que compreenda motorista e passageiros, você garante indenização em caso de acidentes com ou sem vítimas.

Assistência 24h

A Assistência 24h é um pacote de serviços adicional que é oferecida junto dos mais diversos tipos de seguro.

Se você contrata esse pacote, tem direito aos mais diferentes serviços que possam ser necessários em um carro, como borracheiro, troca de bateria, auxílio em caso de pane seca ou mecânica, e até guincho!

É importante salientar que cada opcional adicionado ao seguro gera um acréscimo de valores, já que você precisa pagar pelos benefícios adicionais que esteja contratando.

Assim como a maior parte das coberturas, a Assistência 24h pode ser oferecida em pacotes mais básicos ou completos. Não deixe de fazer uma cotação pelo mercado para identificar e orçar preços dos serviços que pretende contratar.

Viajantes frequentes

tipos de seguro de carro viajantes frequentes
Fonte: Pixabay

Se você está pensando em fazer uma viagem de carro ou tem o costume de pegar estrada com frequência, seja a lazer ou a trabalho, já deve saber que é importante fazer uma revisão minuciosa do veículo.

O que muita gente desconsidera é a importância de contratar um seguro automotivo que lhe ofereça cobertura mesmo em endereços distantes da residência do motorista, como é o caso dos viajantes.

Imagine um mineiro que esteja curtindo férias no litoral e precise acionar um guincho, mas descobre que não tem cobertura. Esse imprevisto pode custar o sossego do motorista e encurtar a viagem.

A boa notícia é que os seguros que estão devidamente regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) cobrem sinistros em todo o território nacional.

Assim, você não precisa avisar a seguradora antes de pegar estrada, desde que esteja viajando dentro do Brasil.

Para não ser pego desprevenido, a melhor alternativa é conhecer bem as cláusulas e os serviços que constam em sua apólice de seguros.

Fique atento à quilometragem de guincho que você contratou para não acabar com gastos extras caso precise acionar o seguro.

Quais são os tipos de sinistros de seguro auto?

Sinistro é todo tipo de incidente que resulte em danos ou prejuízos ao veículo segurado. Toda perda que conste na apólice deverá ser devidamente indenizada pela seguradora.

Os tipos de sinistros mais comuns em relação a veículos são colisão, danos a terceiros, roubo ou furto e causas naturais, ou seja, eventos como queda de árvore sobre o carro, danos por enchentes, entre outros.

Mais uma vez, aqui vale a dica de ouro do mercado de seguros: conheça bem a sua apólice. Se você souber os sinistros para os quais terá cobertura, ficará mais fácil acionar a empresa em caso de necessidade.

Em caso de sinistro, lembre-se de seguir corretamente os procedimentos indicados pela seguradora, como registro de Boletim de Ocorrência, para garantir que terá direito à restituição prevista em contrato.

Qual melhor tipo de seguro de carro para mim?

Tipos de seguro de carro qual o melhor seguro
Fonte: Pixabay

Todo tipo de seguro automotivo tem suas vantagens e desvantagens. Isso significa que não existe um formato ideal que funcione para todos os tipos de pessoas.

Você precisa conhecer bem as suas necessidades enquanto motorista, pois alguns serviços oferecidos podem ser ou não dispensáveis e, com isso, você pode garantir até uma economia.

Se a franquia imposta pela apólice for alta demais, você pode acabar sacrificando toda a economia feita ao assinar o contrato.

Faça uma minuciosa pesquisa de mercado e procure fazer o máximo de cotações que puder, comparando os diferentes tipos de cobertura oferecidos e os preços cobrados.

Busque conhecer os detalhes dos planos disponíveis, bem como as vantagens e os potenciais custos de cada cobertura.

É importante ler com cuidado as condições gerais oferecidas pela seguradora e leve em consideração o custo-benefício, e não apenas o preço final do seguro. 

Cotação de seguro de carro com especialista

São tantas particularidades dos vários tipos de seguro de carro que a tarefa pode ser bastante complicada. 

Na hora de escolher o seguro automotivo ideal para a sua necessidade, a melhor alternativa é contar com o know-how de especialistas na área para contratar o pacote ideal.

Faça sua cotação aqui, na Smove, e receba atendimento exclusivo dos melhores profissionais da área de seguros, com os melhores preços do mercado!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia Também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias