Seguro para Uber: como funciona, como contratar e cotação

O seguro para Uber é uma modalidade recente no segmento de seguros automotivos, e oferece soluções especializadas para motoristas de aplicativo.

O formato atende as necessidades de um dos grupos mais visados para assaltos, roubos e furtos, bem como uma exigência da principal plataforma de transporte por aplicativo em todo o mundo.

Afinal, a Uber exige que seus motoristas contratem, pelo menos, um seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros, também conhecido como APP.

Criamos um guia completo para você entender como funciona o seguro para motoristas de aplicativo, como contratar a proteção ideal e muito mais. Confira!

Não deixe de fazer a cotação de seu seguro para Uber na Smove! Preencha este breve formulário para ajudá-lo na contratação de seu seguro.

Seguro para Uber: o que você precisa saber

A contratação de um seguro deve estar entre as prioridades de qualquer motorista, pois é a melhor forma de proteger o seu investimento. 

No caso de motoristas que prestam serviços para empresas como Uber, 99 e Cabify, o carro não é apenas um meio de transporte, como também uma ferramenta de trabalho essencial para garantir a renda no fim do mês.

Simultaneamente, o grupo é um dos principais alvos de bandidos, e enfrenta altos índices de crimes como roubo, furto e assalto. Sem um seguro, um imprevisto pode virar um grande prejuízo.

Destacamos tudo o que você precisa saber sobre seguro para Uber, para garantir cobertura com despesas médicas, jurídicas e de reparo do veículo em caso de sinistro. 

Existe seguro para Uber?

Seguro para Uber existe
Fonte: Unsplash

A modalidade de seguro para motoristas de aplicativo tem ganhado mais popularidade recentemente, e cada vez mais companhias de seguro oferecem pacotes voltados para esse público.

No entanto, ainda não são todas as seguradoras que oferecem esse formato de seguro auto.

Muita gente não sabe, mas seguro para Uber existe desde que a empresa começou a operar no mercado, há seis anos.

O diferencial desse formato é que fica definido em apólice que o veículo tem uso comercial, ou seja, é uma ferramenta de trabalho do segurado.

Além disso, a própria Uber exige a contratação do seguro APP de seus motoristas, que oferece cobertura em caso de danos materiais e/ou corporais, como morte ou invalidez permanente.

Em adição ao APP, o seguro para motoristas de app também incluem cobertura compreensiva e/ou Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), contra danos a terceiros, entre outros.

Existe diferença entre seguro convencional e seguro Uber?

Mesmo que você utilize o mesmo veículo para trabalho e lazer, existe uma grande diferença entre rodar a passeio ou transportando passageiros.

Isso quer dizer que você não pode cotar um seguro para Uber da mesma forma que simula um seguro automotivo convencional.

Afinal de contas, veículos de passeio não representam tantos riscos, pois supostamente rodam menos, não são utilizados para fins comerciais e não carregam pessoas desconhecidas.

Se você contratar um seguro automotivo tradicional para o seu automóvel e a seguradora descobrir que você usa o veículo para trabalho, a companhia de seguros pode negar o pagamento da indenização.

Seguro para Uber com o melhor preço na Smove

Você pode cotar seguro para Uber barato sem sair de casa, sem burocracias desnecessárias e com muita eficiência: é só contar com a Smove!

O processo é online e sem complicação, para que você possa começar a proteger o seu carro o quanto antes e rodar com segurança e tranquilidade.

O passo a passo é simples: você só precisa entrar no nosso site e preencher um breve cadastro. E pronto! 

Depois disso, nossa equipe de especialistas em seguro automotivo vai compilar propostas personalizadas, de acordo com o seu perfil e seus hábitos de direção, para você contratar a melhor proteção pelo menor preço!

Você ainda pode contar com o auxílio dos nossos profissionais durante todo o processo, para não ficar nenhuma dúvida na hora de contratar uma apólice de seguro que atenda às suas necessidades.

Principais dúvidas sobre seguro para Uber

Seguro para Uber principais dúvidas
Fonte: Unsplash

Como se trata de uma modalidade relativamente nova no mercado, o seguro específico para motoristas de aplicativo ainda gera muitas dúvidas.

É uma obrigatoriedade para rodar com o veículo? Como funciona essa modalidade? Como contratar esse tipo de serviço? O que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu seguro?

Confira as dúvidas mais frequentes sobre esse tipo de seguro automotivo e as respostas!

O seguro para Uber é obrigatório? 

A Uber exige de seus motoristas apenas a contratação do seguro APP: o profissional nem consegue se cadastrar na plataforma sem essa proteção para os passageiros.

Assim, em caso de acidente, será possível indenizar os passageiros por despesas médicas, como invalidez parcial ou permanente, e até morte.

No entanto, mesmo que coberturas contra colisão, roubo e furto, danos a terceiros, entre outras, não seja obrigatórias para rodar como Uber, são extremamente recomendadas.

Afinal de contas, qualquer imprevisto pode significar ficar com o carro parado, e isso quer dizer dinheiro perdido, já que não será possível voltar ao trabalho até o reparo ou substituição do veículo.

Como funciona o Seguro para Uber?

Seguro para Uber como funciona
Fonte: Unsplash

Na prática, o seguro para Uber funciona exatamente como um seguro convencional. A diferença é que consta na apólice que o veículo é utilizado para transporte de passageiros.

Dessa forma, a companhia de seguros poderá incluir os riscos que esse perfil de condutor representa, o que influencia diretamente o preço do seguro.

Ou seja, você poderá contar com as mesmas coberturas que poderia contratar para um veículo de passeio: contra incêndio, danos a terceiros, roubo e furto, colisão, entre outras.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Como fazer o seguro auto para Uber?

A cotação de um seguro para motoristas de aplicativo é basicamente a mesma de um seguro tradicional. 

A diferença é que você deve avisar o corretor no momento da simulação que o veículo será utilizado para transporte de passageiros.

Se você omitir esse dado, a companhia de seguros poderá se recusar a pagar indenização em caso de sinistro. O segurado pode, ainda, responder na Justiça por fraude.

O que considerar ao escolher o melhor seguro para Uber?

Seguro para Uber o que considerar
Fonte: Unsplash

É importante conhecer bem as coberturas, serviços e assistências oferecidas antes mesmo de fechar negócio. Contrate as coberturas que considerar necessárias, aquelas que realmente vão atender à sua necessidade.

Isso vai evitar que, em caso de imprevisto, você fique com uma baita dor de cabeça e um grande prejuízo.

Leia atentamente a apólice de seguro e tire suas dúvidas sobre todas as cláusulas antes de assinar o contrato.

Quais são as seguradoras que aceitam Uber?

Antes de tudo, é preciso encontrar uma seguradora que ofereça essa modalidade de seguro. A vantagem é que as principais companhias de seguro em operação no Brasil já disponibilizam esse formato.

Entre elas estão Azul Seguros, Bradesco Seguros, Cardif Seguros, Mapfre, Porto Seguro, SulAmérica e Tokio Marine, entre outras.

Cada seguradora tem sua própria política interna a respeito de seguro para motoristas de app. Dessa forma, certifique-se de verificar com a empresa escolhida os serviços e coberturas que são disponibilizados.

Qual é o melhor seguro para Uber?

Seguro para Uber qual é melhor
Fonte: Pixabay

O melhor seguro para Uber varia de acordo com o perfil do condutor e o modelo do carro segurado. Esses dois fatores influenciam diretamente o preço do seguro e devem ser considerados na hora de fechar negócio.

Você deve avaliar se a melhor opção para o seu bolso é a franquia reduzida ou completa, quais as coberturas que considera indispensáveis, os serviços que não julga essenciais, entre outros.

Faça cotações em diferentes seguradoras e compare o custo-benefício das principais opções do mercado. Assim, ficará mais fácil escolher a melhor alternativa para proteger o seu carro.

Quanto custa o seguro auto para Uber?

Como o seguro automotivo específico para Uber oferece cobertura para um veículo de fins comerciais, tem um preço mais elevado que o seguro tradicional.

Em média, estima-se que um seguro dessa modalidade custe entre 30% e 40% a mais que seguros convencionais.

O que o seguro para Uber cobre?

Seguro para Uber o que cobre
Fonte: Pexels

A cobertura do seguro para motoristas de app é basicamente a mesma de um seguro tradicional. A diferença é que a seguradora está ciente de que se trata de um carro utilizado como instrumento de trabalho.

Assim, além da cobertura obrigatória APP (exigência da Uber no ato de cadastro no aplicativo), o motorista pode contratar as coberturas que julgar necessárias.

Entre as opções estão cobertura compreensiva (contra colisão, incêndio, roubo e furto), danos morais, danos a terceiros, entre outros. 

Vale lembrar que cada adicional tem um preço cobrado à parte, ou seja, influencia o preço total do seu seguro. 

Vantagens e desvantagens do seguro para motorista de aplicativo

Como toda modalidade de seguro automotivo, o seguro para motorista de aplicativo tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas pelo proprietário de veículo antes de fechar negócio.

O ponto forte é que você pode proteger sua ferramenta de trabalho e se prevenir em relação a imprevistos que possam custar uma renda preciosa no final do mês.

Além disso, você pode garantir cobertura para passageiros e terceiros, bem como vantagens, como indenização em um prazo menor, para voltar logo ao trabalho após um sinistro.

A principal desvantagem é o preço, até 40% maior que o custo de um seguro convencional.

Em compensação, o motorista garante indenização em caso de sinistro, o que pode ser negado pela seguradora caso você não informe que utiliza o veículo para trabalhar.

Dicas para contratar um seguro Uber

Seguro para Uber dicas
Fonte: Unsplash

Só o seguro APP pode não ser o suficiente para proteger o seu veículo. Motoristas de aplicativo passam muitas horas do dia no trânsito, e, por isso, estão expostos a diversos riscos, como furto e roubo, colisão, entre outros. 

Contrate as coberturas que julgar necessárias para rodar com segurança. É melhor gastar um pouquinho a mais no seguro para evitar grandes prejuízos diante da ocorrência de sinistro.

Não omita nenhuma informação na hora de informar os seus dados à companhia de seguros. Informe a empresa de que você utiliza o carro para transporte de passageiros.

Certifique-se de contratar uma empresa devidamente regulamentada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Você pode fazer uma rápida pesquisa no site do órgão para conferir a situação da seguradora.

Faça o máximo de cotações possíveis para comparar os preços, serviços e coberturas disponíveis no mercado. Essa pesquisa pode te render uma baita economia na hora de fechar negócio!

Se você já tinha contratado uma apólice para proteger o seu carro e começou a trabalhar recentemente como Uber, lembre-se de avisar a sua seguradora sobre a mudança.

A empresa pode te acusar de fraude e se negar a pagar indenização, caso essa atualização não seja feita na apólice.

Lembre-se de verificar atentamente quais são as coberturas contratadas, para não ficar na mão em caso de sinistro não previsto em apólice. 

Faça as contas e inclua tantas coberturas quanto considerar necessárias. Assim, você poderá trabalhar com o seu carro sem se preocupar com imprevistos.

Seguindo essas orientações, você garante a contratação do seu seguro para Uber sem correr o risco de passar por futuras dores de cabeça, e poderá trabalhar com tranquilidade.

Cotação de seguro para Uber

Como já deu pra perceber, contratar um seguro para motorista de aplicativo deve ser uma das prioridades de quem resolveu incrementar a renda trabalhando para empresas como Uber ou 99.

A boa notícia é que você pode fazer a cotação de seguro para Uber barato com a Smove, sem sair de casa!

Você só precisa entrar em nosso site e preencher um formulário simples. Em seguida, basta esperar pelo contato de um dos nossos profissionais especializados no segmento de seguros automotivos.

Nossa equipe vai montar propostas personalizadas de seguro, de acordo com o seu perfil de condutor e seus hábitos de direção.

Dessa forma, vai ficar fácil contratar o melhor seguro para a sua necessidade, sem prejudicar o seu orçamento!

Comece a proteger o seu carro hoje mesmo e pagando pouco com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias