Seguro para carros antigos: benefícios, dicas e melhores planos

Você sabia que existe uma modalidade de seguro para carros antigos? A distinção é feita porque nem todas as seguradoras oferecem esse tipo de serviço, ou se recusam a proteger os veículos com mais de 10 anos.

Mas se você é um colecionador, ou faz o tipo “vintage” e gosta de andar em um carro com toque clássico, contar com essa proteção tem grande importância. 

Descubra o porquê desta cobertura exclusiva não ser tão comum, e confira as vantagens e algumas dicas para contar com este serviço.   

Seguro para carros antigos: mitos e verdades

Contratar seguro de carros antigos é mais barato que o de um carro zero? Veículo fabricados há mais tempo são roubados com mais frequência? 

Muitas dúvidas podem surgir na contratação do seguro auto, mais ainda ao se tratar de uma modalidade específica como a de carros fabricados há mais tempo. 

Esses questionamentos podem se tornar mitos ou verdades, de acordo como as especulações que sobre eles circulam. 

Para quem acha que o seguro de um carro novo é mais caro que o de um antigo, saiba que esse é um grande mito

Veículos antigos custam mais principalmente pela maior chance de um sinistro e a dificuldade em encontrar peças para o reparo

Em muitos casos, se o carro já não for mais fabricado, fazer a reposição da peça pode sair por um valor bem salgado. 

Já quem acredita que automóveis antigos são alvo fácil dos criminosos, está parcialmente certo

Cravar como uma verdade absoluta é complicado, porque não está diretamente comprovada a relação do índice de roubos com o ano de fabricação. 

Mas o interesse dos desmanches irregulares pelas peças faz de veículos recém-saídos dos fabricantes menos atrativos que carros antigos. 

Contratar um seguro veicular é garantir proteção para você e seu veiculo. Solicite uma cotação na Smove preenchendo este formulário agora mesmo!

Diferenças entre carros antigos, usados e seminovos

É importante esclarecer o que é o carro antigo e diferenciá-lo dos usados e seminovos para entender qual tipo de seguro contratar.

Veículo seminovo é aquele com menos de três anos de fabricação e que tenha rodado até 20 mil quilômetros. Acima disso, ele passa a ser considerado um usado

Além do tempo de fabricação (mais de três anos) e quilometragem (superior a 20 mil quilômetros), o automóvel usado é classificado pelo estado de itens como lataria, motor e câmbio. 

O histórico de batidas e a presença de acessórios originais também são considerados.

modelos que saíram de linha e deixaram de ser fabricados são os chamados carros antigos. Muitas vezes, esses veículos têm fabricação superior a 10 anos.

Existe seguro para carros antigos?

Seguro para carros antigos existe
Fonte: Pixabay

Embora não sejam oferecidas por todas as empresas do ramo, existem, sim, as coberturas para carros antigos. 

Nesta modalidade, é mais comum encontrar o seguro para carro com mais de 10 anos, idade a partir da qual as seguradoras oferecem um serviço diferenciado para estes veículos.

Como já explicamos, esta proteção costuma ser mais cara por dois motivos principais. O primeiro é a maior chance de sinistro, por conta do desgaste natural dos componentes. 

Além disso, o custo para reposição de peças é maior, pela dificuldade de encontrá-las no mercado.

E para carros antigos importados?

Quem tem carros antigos importados e procura por um seguro auto, terá que se esforçar na pesquisa e no pagamento por este serviço.

Acontece que muitas seguradoras acham inviável a venda de seguro para carros importados com mais de 5 anos. Quando o fazem, é negociado por um valor elevado.

Primeiro, porque estes carros não costumam fazer parte do sistema de seguradoras no Brasil. 

Além da baixa quantidade em circulação, o valor do veículo é um dificultador do negócio — tanto na hora de indenizar como na busca por peças de reposição.

Seguro de carros de colecionadores

Seguro para carros antigos seguro de carro colecionadores
Fonte: Pixabay

Uma das modalidades de proteção à carros antigos é o seguro de carros de colecionadores, ou veículos de placa preta, fator de identificação de um item colecionável. 

Algumas características são exclusivas deste tipo de automóvel. Eles possuem mais de 30 anos de fabricação, conservam pelo menos 70% das características originais e contam com certificado de originalidade. 

Veículos colecionáveis possuem alto valor de mercado e não constam na tabela Fipe.

Para calcular o valor do seguro para carros com mais de 30 anos, as empresas realizam uma inspeção interna antes de decidir o preço do prêmio — que não será barato! 

Como fazer seguro para carros antigos?

Realizar uma boa pesquisa e comparar condições é o grande segredo de como fazer seguro para carros antigos.

Até aqui, você já viu que não são todas as seguradoras que garantem essa cobertura. Quando fazem, elas cobram preços mais caros por serviços simplificados.

Por isso, é essencial fazer uma cotação com diferentes seguradoras para comparar preços e coberturas oferecidas. 

Identifique a melhor relação custo-benefício para, assim, fazer a contratação de um serviço que atenda suas necessidades e as do seu carro antigo. 

Como saber o valor do seguro de um veículo?

Seguro para carros antigos como saber o valor
Fonte: Unsplash

Determinar o custo do seguro de um veículo antigo pode ser um pouco mais complexo, devido ao tempo de vida do automóvel.

Ao contratar um seguro auto convencional, por exemplo, são analisados perfil do motorista, o valor de mercado do veículo, o tipo de cobertura contratada, entre outros critérios.

Já o seguro para carro com mais de 10 anos vai avaliar, principalmente, o estado de conservação. Para tal, a própria seguradora costuma fazer uma inspeção própria. Assim, é possível determinar quanto o veículo vale.

Um detalhe importante e que é preciso saber: em muitas seguradoras, o valor máximo da indenização oferecida é de R$ 60 mil

Quais os carros que têm o seguro mais caro?

Na avaliação do seu veículo, alguns detalhes poderão ser o fiel da balança para chegar ao prêmio da apólice. 

Carros que já não são fabricados ou importados com mais de 5 anos tendem a ter seguro mais caro, uma vez que é difícil achar itens de reposição quando preciso.

Contar com dispositivos de segurança também influencia no preço. Se o seu veículo não possui rastreadores, localizadores ou outros itens anti-roubo, o seguro será maior.

Além disso, fatores convencionais em qualquer tipo de seguro auto, como contar com uma garagem, utilizar estacionamento fechado no dia a dia e a incidência de tráfego também vão impactar na precificação das seguradoras. 

Cotação de seguro para carros antigos

Na hora de contratar um seguro para seu carro antigo, não deixe de fazer uma cotação na Smove. Trabalhamos com empresas que oferecem esse tipo de serviço e oferecem excelentes condições para a sua proteção. 

Nossa equipe especializada vai te ajudar a encontrar o seguro auto certo para proteger sua paixão sobre quatro rodas. Faça o seu orçamento com a Smove.

Benefícios do seguro para carros antigos

Seguro para carros antigos beneficios
Fonte: Pixabay

A proteção de carros com maior tempo de fabricação traz importantes vantagens para quem deseja deixar o seu patrimônio segurado, embora o fator preço faça parecer inviável. 

É possível encontrar coberturas mais flexíveis e que vão atender os apaixonados por veículos clássicos ou colecionadores preocupados com o seu patrimônio.

Veja alguns dos principais benefícios da modalidade. 

Preços mais baratos

Sim, a cobertura de carros antigos costuma ser mais cara. Mas, do ponto de vista comparativo, o preço pode surpreender quando comparado a uma cobertura convencional.

Isso acontece porque se tratar de um tipo de seguro com proteções mais básicas. 

Como os serviços contratados impactam no valor do prêmio, a conta final pode apresentar um valor que não pese tanto no bolso do consumidor.

Proteção contra roubo e furto

Seguro de carro antigo proteção furto e roubo
Fonte: Pixabay

No seguro auto para carros com mais tempo de fabricação, a proteção contra roubo e furto tende a ser o principal serviço ofertado pelas seguradoras

Perder o veículo na ação de criminosos é um dos principais receios dos donos de carro antigo. 

Com esta proteção, o segurado receberá indenização total caso seu patrimônio não seja recuperado, ou terá o conserto ressarcido quando o veículo for achado com avarias.

Além disso, a proteção contra roubo e furto tem um preço mais em conta do que o seguro tradicional. 

Flexibilidade para uso das peças

Um dos itens que costumam contar nas apólices é a possibilidade de usar peças de segunda mão quando elas precisam ser repostas. 

Essa flexibilidade tende a baratear o seguro, porque é mais fácil encontrar os itens em desmanches autorizados e por um preço muito mais em conta do que o original.

Não é necessário avaliar o perfil do condutor

Seguro para carros antigos não é necessário avaliação do condutor
Fonte: Pxhere

Muitas seguradoras não fazem da análise do perfil do condutor um item obrigatório para contratar esta proteção — uma decisão que reflete diretamente no preço. 

Como você já sabe, o perfil é um dos quesitos que influenciam nos valores do seguro auto. Assim, a variação do preço diminuirá e não será impactada pelas características do segurado.

Assistência 24h

Contar com assistência 24 horas pode ser muito útil, já que carros com mais de 10 anos estão mais propícios a emergências pelo desgaste natural das peças.

Os serviços de guincho, mecânico e chaveiro estão entre as principais facilidades que a inclusão deste benefício traz aos segurados.

E quais são as desvantagens?

Seguro para carros antigos desvantagens
Fonte: Pxhere

Assim como existem vantagens, o seguro para carros antigos tem também seus inconvenientes.

Entenda quais são as principais desvantagens ao optar por este serviço. 

Cobertura mais simples

Até para não tornar a apólice onerosa, muitas vezes as seguradoras optam por oferecer uma cobertura simples para carros antigos.

Um seguro compreensivo, por exemplo, aumentaria as chances de acionamento por sinistro, o que implicaria no pagamento da indenização. 

A proteção contra furto e roubo é a mais comum entre as ofertadas. 

Tanto a cobertura contra acidentes como a preventiva a incêndio são itens incluídos de acordo com a empresa contratada e a avaliação feita do carro. 

Por isso, é essencial que o segurado tenha atenção à apólice, que descreverá quais os imprevistos passíveis de acionamento.

Limitações para contratação de coberturas adicionais

Seguro para carros antigos limitação para contratação
Fonte: Pixabay

Ao contrário de um seguro convencional, algumas seguradoras restringem o número de coberturas adicionais que podem ser contratadas nesta modalidade. 

Entre as alternativas oferecidas, a mais comum em proteção de carros antigos é a cobertura contra terceiros, que indenizará bens materiais e gastos médicos de motoristas e pedestres envolvidos em um acidente provocado pelo segurado. 

Tempo de vida de peças usadas

Carros mais antigos apresentam um desgaste natural maior de seus componentes, principalmente das peças. 

Essa é uma grande desvantagem, pois aumenta a chance de reposição e, como já dissemos, encontrar estes itens pode sair mais caso.

Mesmo quando o uso de peças usadas está previsto em apólice, estas também não chegam zeradas e podem ocasionar um novo sinistro muito antes do que se espera.

Dicas para deixar o seguro de carro antigo mais barato

Seguro para carros antigos dicas
Fonte: Pixabay

Sabia que é possível deixar o seu seguro para carros antigos um pouco mais barato?

Existem uma série de fatores bem simples que podem influenciar na diminuição do prêmio. Como este tipo de cobertura tende a ser mais cara, conhecer estes artifícios pode trazer um alívio financeiro na conta final. 

Por isso, confira as principais dicas para tornar mais barato o seu seguro. 

Instale equipamentos de segurança

Apostar na instalação de itens de segurança é uma maneira eficaz de baratear o preço do seguro. 

Quanto mais equipamentos o carro tiver, menos exposto ele estará em situações de furto e roubo. Ou, ao menos, terá mais chances de serem recuperados. 

Por isso, equipe seu carro com alarmes, rastreadores e bloqueadores — e saiba que estes itens possuem diferentes funções.

Bloqueadores

Seguro para carros antigos bloqueadores
Fonte: Pixabay

Apesar de não emitir a localização do veículo, o bloqueador é um item de grande eficiência por travar o automóvel, impedindo que ele arranque

Além de impedir o funcionamento da ignição, este aparelho interrompe o funcionamento da bomba de combustível. Em alguns equipamentos, ao ser acionado, o bloqueador emite um sinal para a central de monitoramento, informando sobre o roubo.

Rastreadores e localizadores

Ter estes itens no carro irá aumentar a segurança e facilitar a busca pelo veículo em caso de roubo ou furto. 

É importante entender que, apesar da função parecida (identificar a localização), eles são diferentes entre si. 

O rastreador é mais sofisticado e, além de fornecer a localização, informa o trajeto percorrido pelo automóvel. Já o localizador, ao ser acionado, informa apenas a posição do carro.

Uma opção muito comum no mercado de seguros, especialmente o de veículos antigos, é a contratação de rastreador com seguro para carros antigos

Além das proteções, o cliente terá a instalação do rastreador no seu carro. Essa opção, além de mais segura, pode baratear em até 50% o custo do seguro. 

Alarme antifurto

Embora tenha desempenho mais limitado em relação aos outros equipamentos, o alarme antifurto é outra medida efetiva na diminuição do prêmio. 

O baixo custo faz deste um item muito requisitado por quem tem um carro. 

Entre os tipos mais comuns estão o perimétrico (ativado na tentativa de abertura forçada das portas, porta-malas e capô) e o volumétrico (capaz de identificar a presença de pessoas no interior).

Dispositivos mais modernos contam ainda com sensores de movimentos e pressão capazes de acionar o alarme em uma tentativa de furto.

Quais seguradoras oferecem o seguro para veículos antigos?

Seguro para carros antigos quais seguradoras oferecem
Fonte: Pixabay

É verdade que a cobertura para veículos antigos não é tão comum quanto a de um seguro auto convencional. Porém, se você quer proteger o seu “clássico”, saiba que encontrará o serviço adequado nas principais seguradoras. 

A maioria estabelece uma “idade” máxima para os carros segurados. A Azul Seguros e a Liberty Seguros, por exemplo, só aceitam veículos com até 25 anos de fabricação.

Na Porto Seguro, além da oferta de dois planos de assistência — Básico e o Completo —, você encontra facilidade de contratar o seguro para acidentes pessoais de passageiros

A proteção contra terceiros é outra possibilidade adicional facilitada por muitas empresas na contratação de um seguro para carros antigos. 

Um detalhe importante de frisar é que o tempo de fabricação do automóvel é levado em conta na primeira contratação. Muitas seguradoras facilitam a renovação, mesmo que este ultrapasse o limite imposto com o avanço dos anos.

Seguro para carros antigos vale a pena?

Caso você ainda se pergunte se contratar uma cobertura para carro antigo vale a pena, tenha essa alternativa em grande consideração.

Mesmo que o custo inicial possa parecer alto, você já viu o que é possível fazer para baratear as despesas. Além disso, como qualquer patrimônio, proteger o seu veículo é fundamental para não ficar de mãos vazias em caso de algum imprevisto.

Qual é o melhor seguro para automóveis antigos?

Seguro para carros antigos qual o melhor seguro
Fonte: Pxhere

Definir qual o melhor plano para proteger o seu veículo antigo é uma opção muito pessoal. 

É possível encontrar no mercado diferentes coberturas, com planos que podem se adequar mais ou menos às suas necessidades. 

Por isso, o melhor a ser feito antes de contratar o seu seguro é realizar cotações com diferentes seguradoras, comparar os valores e benefícios e escolher a que melhor se enquadra no que você precisa. 

Seguro para carros antigos barato

Diante das vantagens e da segurança que ter um seguro para carros antigos proporciona, não deixe de proteger o seu veículo e buscar pelo melhor preço no mercado

Na hora de fazer a sua cotação, utilize a plataforma da Smove. Além de trabalhar com as melhores seguradoras, temos uma equipe especializada que vai te orientar e ajudar a encontrar um plano ideal para o seu veículo antigo.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias