Seguro de carros usados: como contratar, vantagens e restrições

Contratar um seguro de carros usados é uma medida de segurança importante. Afinal, você não pode deixar de cuidar do seu investimento se comprar um automóvel seminovo, ou mesmo se seu veículo já tem alguns anos.

Menos da metade dos carros brasileiros tem seguro. Enquanto isso, a venda de veículos usados e seminovos cresceu 2% apenas em 2019. Isso quer dizer que tem muita gente rodando por aí sem proteção!

Conheça a importância de contratar um seguro para seu veículo seminovo, quais as vantagens e as restrições, além de como contratar a melhor proteção para o seu carro usado. Confira!

Seguros de carros usados vale a pena?

É muito importante contratar um seguro para o seu veículo, não importa se seu carro é novo ou usado. Seus cuidados com o veículo não podem acabar no momento que você sai da concessionária. 

Na hora de comprar um carro, além dos gastos com financiamento, combustível e manutenções, é importante considerar a contratação de um seguro como uma despesa indispensável.

Dessa forma, você evita que um simples imprevisto se transforme em prejuízo e dor de cabeça, protegendo seu bem e o investimento que você fez nele. 

Garantir cobertura para eventos inesperados, como colisão, roubo ou incêndio, é tão importante quanto manter o carro conservado e com a manutenção em dia.

Solicite uma cotação de seguro veicular na Smove preenchendo este formulário e tenha um atendimento altamente capacitado para ajudá-lo na contratação do seu seguro.

Diferença entre seguro de carros usados e veículos novos

Seguro de carros usados diferença
Fonte: Unsplash

Na prática, a diferença entre seguro de veículo usado e novos é o parâmetro utilizado para definir tanto o prêmio do seguro quanto a indenização à qual o cliente tem direito, caso precise acionar a seguradora. 

Isso acontece porque a companhia de seguros usa o valor de mercado do veículo para definir o valor a ser pago.

Ou seja, o proprietário de um veículo zero quilômetro terá direito a uma indenização maior do que o proprietário de um carro usado da mesma marca e do mesmo modelo.

Afinal, é mais barato contratar seguro para carros usados?

Os seguros de carros usados são, em média, mais baratos que seguros para veículos novos, e o motivo é simples: para as seguradoras, o preço do seguro é proporcional ao valor do veículo.

Como os carros perdem valor a partir do momento em que deixam a concessionária, os veículos usados são mais desvalorizados que automóveis novos, e seus seguros têm custo proporcional.

Ou seja, mesmo que um carro usado represente um risco maior de problemas mecânicos ou elétricos por desgaste de peças, seu seguro será mais barato que o de um carro zero quilômetro.

A boa notícia é que, ainda que seu veículo usado perca valor de revenda a cada ano, você terá uma compensação em economia na hora de contratar uma apólice!

As coberturas para carro novo e usado são iguais?

Seguro de carros usados e novos são iguais
Fonte: Unsplash

Com exceção dos valores envolvidos, as coberturas são basicamente as mesmas para veículos novos e usados.

Isso quer dizer que o proprietário pode incluir em sua apólice proteção contra colisão, roubo ou furto, incêndio, danos a terceiros e seguro APP, entre outros.

A diferença é que seguros de carros usados costumam ser vendidos com poucos adicionais, ou seja, você precisará contratar proteções adicionais para “rechear” sua apólice. Com isso, o preço do prêmio sobe.

Além disso, existem algumas exceções, como veículos com mais de 15 anos de fabricação, por exemplo. 

Nesse caso, as seguradoras podem se recusar a vender um seguro tradicional ou podem oferecer seguros alternativos, com coberturas mais restritas.

Vantagens em contratar um seguro para carros usados

A principal vantagem que você encontra ao contratar um seguro para carros usados é o preço: você garantirá uma cobertura satisfatória com um investimento menor do que precisaria se o carro fosse novo.

Além disso, você se certifica de proteger o seu investimento diante de eventos inesperados cobertos pela sua apólice, ou seja, não ficará no prejuízo em caso de sinistro.

Muitas companhias de seguro oferecem coberturas adicionais e serviços extras ao cliente que contrata um seguro para seu veículo seminovo, como assistência 24 horas, proteção a terceiros, entre outros.

Dessa forma, você conseguirá personalizar sua apólice, com a possibilidade de contratar todos os serviços de que realmente necessita.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Seguro de carros usados na Smove

Fazer a cotação de seguro de carros usados fica ainda mais fácil com a Smove! Você pode contar com a ajuda e o profissionalismo de uma equipe especializada em oferecer soluções no ramo de seguros automotivos.

É possível simular o seguro do seu carro sem sair de casa, pela internet, com a assistência de profissionais prontos para te auxiliar diante de qualquer dúvida.

Basta entrar no nosso site e preencher um simples formulário. Em seguida, nossa equipe vai montar propostas personalizadas, de acordo com o seu perfil de motorista e seus hábitos de direção.

Você poderá contratar a proteção de que o seu carro precisa pelo melhor preço do mercado, com muita eficiência e sem burocracias desnecessárias.

Proteção para seu carro

Seguro de carros usados proteção
Fonte: Pixabay

O motorista que dirige um carro segurado pode rodar com a tranquilidade de quem está protegido contra os principais riscos que pode correr.

Ou seja, você garante proteção para você e seu bem diante da ocorrência de um sinistro, como acidentes ou panes mecânicas e/ou elétricas.

Quem contrata um seguro pode dirigir por aí com a certeza de que terá direito a cobertura e assistência 24 horas, como serviço de guincho, em caso de problemas com o seu veículo.

Proteção para terceiros

Quando você conduz o seu carro, coloca em risco não apenas a si mesmo, como também a outras pessoas que você possa afetar como resultado de um sinistro, como uma colisão.

A melhor forma de evitar prejuízos e problemas é com a contratação de uma cobertura para danos a terceiros

Assim, em caso de danos materiais e/ou corporais em decorrência de um acidente, você poderá acionar a seguradora para fins de indenização e/ou reembolso.

Segurança para o veículo

Seguro de carros usados segurança
Fonte: Pexels

Mesmo que você tome todos os cuidados necessários e faça manutenção regularmente em seu veículo, ainda assim estará sujeito à ocorrência de sinistros, como batidas, incêndio, furto ou roubo.

A boa notícia é que basta contratar um seguro para minimizar os danos e prejuízos após algum acontecimento inesperado.

Ou seja, se seu carro sofrer uma colisão, pane mecânica ou pegar fogo, você poderá contar com toda a assistência e cobertura de sua companhia de seguros.

Tranquilidade para o bolso

Quando estamos falando de carros, um episódio isolado pode render um prejuízo de milhares de reais, como roubo ou colisão que resulte em perda total.

Mesmo que o acidente tenha sido de menor gravidade, como um dano à lataria ou à pintura após esbarrar em uma parede em um estacionamento, o motorista acaba com uma conta salgada para pagar.

Dessa forma, fica evidente mais uma vantagem do seguro automotivo: a proteção para o seu bolso. 

Mesmo que seu carro seja usado, você terá direito a acionar a seguradora para reparos em seu veículo ou indenização por perda total, conforme condições estipuladas em apólice.

Como escolher o melhor seguro para o seu veículo usado?

seguro de carros usados como escolher
Fonte: Pxhere

É muito importante ficar atento ao custo-benefício do seguro que você pretende contratar para seu carro usado. Nessas horas, coloque tudo na ponta do lápis.

Essa equação deve não apenas caber no seu orçamento como também deve atender as necessidades que você tem em relação a seu veículo.

Lembre-se de pesquisar bem a reputação da companhia de seguros: confira se a empresa é regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e se tem boa fama entre os clientes.

Evite a tentação e não contrate o pacote com mais coberturas: quanto mais coberturas, mais caro você vai pagar. Contrate apenas os serviços e pacotes que você realmente deverá utilizar.

Os fatores que influenciam no preço do seguro

Não é apenas a idade do seu veículo que pode alterar o prêmio, ou seja, o valor que você paga ao contratar uma apólice. 

Existem outras condições que interferem no preço do seguro de carro. Confira!

Perfil de cliente

Seguro de carros usados perfil do cliente
Fonte: Pexels

É bem provável que você precise responder a uma série de perguntas sobre seus hábitos de direção e seu perfil de motorista. 

É dessa forma que a seguradora define o seu perfil de cliente e pode calcular o risco médio que você representa antes de decidir se aceita sua proposta ou não, ou seja, se vai segurar o seu carro ou rejeitá-lo.

Até mesmo seus dados pessoais servirão de parâmetro para a seguradora: estado civil, idade, sexo e endereços de trabalho e residência. 

Clientes mais jovens, do sexo masculino e solteiros costumam ser os clientes que representam maior risco. Por sua vez, motoristas do sexo feminino, casadas e com mais de 30 anos podem pagar menos pelo seguro.

Conservação

A forma como você conserva o seu veículo pode definir se você paga mais ou menos para mantê-lo segurado.

Você usa o seu carro para o trabalho ou só para o lazer? O veículo fica estacionado em garagem ou na rua? O seu automóvel será utilizado por outras pessoas?

As respostas para essas perguntas serão essenciais para definir o quanto você vai pagar pelo seguro. Quanto mais protegido o seu carro ficar, menos risco ele representa para a seguradora e mais barato fica o seu seguro.

Região de circulação

Seguro de carros usados região
Fonte: Pexels

A região pela qual você circula com o seu carro será mais um dos fatores que podem alterar o preço do seu seguro automotivo.

Você trabalha em um bairro com alto índice de sinistros, como roubo e furto? O endereço da sua residência pertence a uma região de grande sinistralidade? 

Quanto mais perigosa for a região por onde você roda, mais risco você representa para a seguradora e menos chances de conseguir um bom desconto no seguro.

Como contratar um seguro para carros usados?

Para contratar um seguro de carros usados, você precisa recorrer a uma seguradora ou consultar o seu corretor de seguros. 

O processo é basicamente o mesmo de um seguro convencional para carro zero quilômetro: você vai preencher um formulário com seus dados e informações sobre o veículo.

Em seguida, será necessário apresentar alguns documentos, como CPF, RG, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e a última apólice, caso esteja renovando o seguro ou mudando de seguradora. 

Cada companhia de seguros tem suas próprias políticas sobre condições de pagamento e exigências, como vistoria prévia ou formas de pagamento facilitadas. Consulte a seguradora ou seu corretor para tirar quaisquer dúvidas.

Como saber o valor do seguro de um veículo?

Seguro de carros usados como saber
Fonte: Freeimages

Vários fatores podem influenciar o valor do seu seguro: perfil do motorista, conservação do veículo, região de circulação, marca e modelo do automóvel, entre outros.

Ou seja, duas pessoas que têm veículos idênticos, de mesma marca, modelo e ano de fabricação, podem pagar valores completamente diferentes pela proteção.

A melhor forma de saber quanto você deve pagar pelo seguro do seu veículo usado é fazendo cotações entre diferentes seguradoras

Dessa forma, você conseguirá traçar uma média e poderá contratar o melhor custo-benefício.

O que analisar ao contratar um seguro para carros usados?

Fique de olho em condições de pagamento e confira se os preços praticados pela companhia de seguros escolhida estão dentro da média do mercado. 

Opte por seguros que oferecem coberturas adicionais em seu pacote básico, como assistência 24 horas e proteção aos vidros. Se você precisar contratar essas proteções “por fora”, vai acabar pagando bem mais. 

Mesmo assim, certifique-se de contratar um seguro que ofereça as principais coberturas de que você pode precisar. É melhor pagar um pouco mais do que ficar na mão em um momento de dificuldade.

Como deixar o seguro mais barato?

Seguro de carros usados como deixar o seu mais barato
Fonte: Freeimages

Sempre é possível economizar ao montar sua apólice de seguros, não importa se o seu carro é novo ou usado. Em alguns casos, a economia será discreta, mas pode fazer uma grande diferença no preço final.

Faça o máximo de simulações que puder e compare bem os preços das diferentes companhias de seguro.

Se possível, informe-se sobre o seguro antes mesmo de comprar o carro: alguns modelos apresentam maior risco e, por isso, têm seguro mais caro. 

Não caia em tentações e contrate apenas os serviços e produtos de que você realmente precisa. Faça as contas e escolha a franquia mais adequada para o seu bolso.

Mantenha o seu carro estacionado em garagens, com a manutenção em dia. Contratar dispositivos como rastreadores e bloqueadores pode render algum desconto.

Há restrições para carros usados serem segurados?

Muitas seguradoras não protegem veículos com mais de 10 ou 15 anos de fabricação: nesses casos, repor ou reparar peças pode ficar mais caro do que o valor total do veículo.

O contrário também é válido: carros importados com mais de cinco anos dificilmente serão segurados, já que os custos para reposição de peças sobem a cada ano e é difícil encontrar oficinas especializadas.

Além disso, cada seguradora tem suas próprias regras, mas dificilmente você conseguirá contratar um seguro para veículo usado sem vistoria prévia. Essa etapa será decisiva para precificação do seguro.

Cotação seguro de carros usados na Smove

Você pode fazer a cotação de seguro de carros usados barato na Smove, sem sair de casa, com burocracia reduzida e muita eficiência!

É só entrar no nosso site e preencher a um breve formulário. Depois, tudo que você precisa fazer é esperar pelo contato de um dos nossos profissionais especializados no ramo de seguros automotivos.

Nossa equipe vai procurar as melhores ofertas do mercado de acordo com o seu perfil, para que você contrate uma apólice personalizada, que caiba no seu bolso, e proteja o seu carro.

Não perca tempo e proteja o seu investimento agora mesmo com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias