Seguro de carro temporário: o que devo saber antes de contratar?

O seguro de carro temporário ainda é uma modalidade pouco conhecida no Brasil, mas traz diversas vantagens para os motoristas que optam por esse formato para proteger seus veículos.

A contratação de um seguro automotivo é essencial para proteger o seu bem e investimento, mas nem sempre é viável, pelos mais variados motivos.

Muitas vezes, os proprietários podem não ter como pagar os altos valores cobrados por um seguro convencional, ou simplesmente não tem a necessidade de contratar uma apólice com validade de 12 meses.

É para esses motoristas que foi criado o seguro automotivo temporário, que, como o próprio nome diz, protege o automóvel por um período menor em relação aos seguros tradicionais, que geralmente têm validade de um ano.

Confira tudo o que você precisa saber antes de contratar uma apólice temporária, conheça as principais vantagens dessa modalidade e muito mais!

Não ande de carro sem um seguro auto! Solicite um orçamento na Smove preenchendo este formulário e obtenha planos e preços ideais para você e seu bolso.

Seguro de carro temporário: como contratar?

O seguro temporário de carro é indicado para pessoas que vão rodar com o carro por um curto período de tempo, e não querem deixar de proteger o automóvel.

Ou seja, pessoas que alugaram um veículo durante uma viagem, pegaram um carro emprestado com um amigo, entre outros.

Afinal de contas, como contratar essa modalidade de seguro? Resumidamente, da mesma forma que você contrataria um seguro tradicional

O primeiro passo deve ser fazer uma simulação de seguro temporário de carro, de preferência com corretoras, empresas e profissionais especializados no segmento de seguros automotivos.

No ato da cotação, o cliente deve apontar o desejo de contratar um seguro auto temporário, para que seja feito o orçamento mais adequado.

A vantagem é que esse tipo de seguro pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

No entanto, é preciso fazer uma pesquisa caprichada no mercado, já que nem todas as companhias de seguro oferecem essa modalidade.

Como funciona o seguro auto temporário?

Seguro de carro temporário como funciona
Fonte: Pxhere

O seguro automotivo temporário funciona da mesma forma que um seguro auto tradicional. A principal diferença é o período de vigência da apólice.

Na modalidade temporária, o cliente pode optar por proteger um veículo por dias, semanas ou meses, em vez dos tradicionais 12 meses das apólices convencionais.

Durante o intervalo em que o seguro estiver ativo, o motorista poderá usufruir dos mesmos produtos, coberturas e serviços que clientes dos planos tradicionais de seguro.

Algumas empresas possibilitam, inclusive, a contratação de coberturas adicionais mesmo em apólices temporárias, garantindo a cada motorista a oportunidade de montar sua apólice personalizada.

Quais são as regras para contratação?

O segmento de seguros segue as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep), instituição responsável pelo controle e pela regulamentação do mercado de seguros.

Cada seguradora, no entanto, pode estabelecer suas próprias regras para contratação desse tipo de seguro, como valor da franquia, condições gerais da apólice, entre outros.

Entre as diretrizes da Susep estão, por exemplo, os parâmetros para definir as condições do veículo após um sinistro e eventuais indenizações.

Se um carro sofre danos cujos reparos custarão menos de 75% do valor do automóvel, trata-se de perda parcial, e o cliente tem direito a indenização parcial mediante pagamento de franquia.

Caso os danos sejam maiores que 75%, considera-se que o veículo sofreu perda total, e o segurado não precisa arcar com a franquia para ter direito à indenização no valor do carro, de acordo com a tabela FIPE.

Cote seu seguro auto pelo menor preço

Você pode fazer a simulação de seguro temporário de carro barato sem sair de casa, com a comodidade e segurança da Smove!

O processo é simplificado, sem burocracias desnecessárias e com bastante eficiência. 

O primeiro passo para proteger o seu carro é visitar o nosso site e preencher um simples cadastro

Depois, é só esperar pelo contato de um dos nossos especialistas em seguros automotivos, com propostas personalizadas de acordo com o seu perfil de motorista, seus hábitos de direção e seu bolso!

Não perca tempo e comece a proteger o seu carro hoje mesmo com a Smove!

Como fazer o seguro de carro temporário?

A principal forma de contratar um seguro de carro temporário é exatamente igual a um seguro convencional: você precisa fazer uma cotação de seguro temporário de carro.

Ao escolher a melhor oferta, você precisará negociar diretamente com a companhia de seguros ou um corretor, para finalmente fechar negócio e passar a proteger o seu veículo.

Caso você esteja tentando contratar uma apólice temporária para um veículo alugado, porém, o processo é diferente. Nessa hipótese, a negociação é feita diretamente com a locadora do veículo.

Em geral, o seguro está incluso no contrato de prestação de serviço, possibilitando que o cliente já saia do estacionamento da agência de aluguel de veículos com o carro devidamente protegido.

Não são todas as agências, porém, que disponibilizam seguro de carro alugado. Fique atento e confira as condições gerais da locação do veículo antes de assinar contrato.

Quanto custa o seguro temporário de carro?

Seguro de carro temporário quanto custa
Fonte: Pixabay

A definição do preço do seguro de carro temporário segue os mesmos parâmetros de apólices convencionais.

Isso quer dizer que o valor de seguro temporário de carros será baseado na análise do perfil de cada cliente, como sexo e faixa etária, região por onde circula e hábitos de utilização do veículo, entre outros.

Na prática, seguros temporários e convencionais não têm o mesmo preço. Proporcionalmente, uma apólice temporária custa um pouco mais do que contratar um seguro tradicional.

Como os custos de administração de seguros automotivos temporários são mais altos, essa modalidade tem valores mais caros em comparação aos custos diários de seguros com duração de 12 ou 24 meses.

A boa notícia é que cada cliente pode negociar com a companhia de seguros a quantidade de dias contratados, ou pacotes com preços promocionais por um número pré-determinado de dias em contrato.

Quando usar o seguro de veículo temporário?

Como já deu pra perceber, o custo de um seguro auto temporário não é necessariamente vantajoso. No entanto, vale lembrar que é melhor alguma proteção do que proteção nenhuma.

Esse formato é indicado para motoristas que não têm interesse ou condições financeiras de pagar por um seguro completo.

Especialistas apontam que é uma alternativa para situações em que existem mais riscos de sinistro, como pessoas em período de férias ou prestando serviço em outra localidade, utilizando um veículo que não é seu.

A modalidade também é recomendada nos casos em que o segurado ficará poucos dias com o veículo, como no caso de aluguel ou empréstimo de carro, por exemplo.

Quais são as vantagens do seguro de carro temporário?

Seguro de carro temporário quais são as vantagens
Fonte: Pixabay

A principal vantagem de qualquer seguro automotivo é proteger o segurado de riscos aos quais está exposto, como colisão, incêndio, roubo e furto, entre outros.

No caso de seguros temporários, existem outros atrativos que podem compensar seu custo-benefício pouco vantajoso, como a possibilidade de contratar um veículo apenas pelo período desejado.

Confira as principais vantagens do seguro de carro temporário!

Pagamento de acordo com os dias de uso

O seguro auto temporário surgiu para atender a um nicho bem específico do mercado de seguros: motoristas que não eram atendidos ou não tinham condições de contratar um seguro convencional.

Dessa forma, o segurado tem a possibilidade de pagar pelo seguro de maneira proporcional ao período utilizado.

A vantagem é que o motorista pode ajustar o período de vigência da apólice de acordo com a sua necessidade e o seu bolso, pagando apenas pela proteção que precisa, pelo tempo em que realmente precisa.

Menor burocracia

Seguro de carro temporário menor burocracia
Fonte: Pixabay

O processo de contratação da modalidade temporária de seguro tem burocracia reduzida em relação a seguros convencionais.

Dessa forma, é mais fácil contratar um seguro temporário de carro do que uma apólice tradicional. 

Qualquer condutor habilitado pode contratar

Só pessoas não habilitadas são impedidas de contratar esse tipo de seguro, uma vez que não podem nem sequer dirigir um veículo.

Isso quer dizer que basta ser o titular de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para poder contratar um seguro de carro temporário.

Quem deve contratar o seguro de carro temporário?

Seguro de carro temporário quem deve contratar
Fonte: Pixabay

O seguro de carro temporário é recomendado para motoristas que só vão necessitar de proteção para o veículo por um período de tempo inferior a um ano.

Nesse perfil se encaixam pessoas que alugaram carro, em férias ou a trabalho, bem como motoristas que estão dirigindo um carro emprestado ou colocaram o veículo à venda.

A análise de perfil é necessária para a contratação?

Apesar da burocracia reduzida, existe análise de perfil para contratação de seguro de carro temporário. Isso acontece porque o preço do seguro é definido a partir do perfil do condutor e seus hábitos de direção.

Homens jovens e solteiros representam um risco maior que mulheres mais velhas e casadas, por exemplo, de acordo com as estatísticas de sinistro.

Ou seja, assim como no caso de seguros tradicionais, quanto mais risco o motorista representar, mais caro será o seguro, mesmo que temporário.

Há diferença entre o seguro de carro temporário e o intermitente?

Seguro de carro temporário já diferença
Fonte: Pixabay

O seguro automotivo temporário funciona de forma parecida, mas não igual ao seguro de carro intermitente, ou pré-pago.

Quando contrata um seguro automotivo intermitente, o motorista pode acionar o serviço apenas quando precisa, no esquema liga-desliga, de acordo com parâmetros pré-definidos em apólice.

Isso quer dizer que o motorista que só usa o carro duas vezes por semana pode ligar o seguro só no momento em que sai de casa e desativá-lo ao retornar, mesmo que o intervalo tenha sido apenas de algumas horas.

Além disso, o cliente paga proporcionalmente à distância percorrida, e quanto menos rodar, mais barato o seguro fica.

Já o seguro auto temporário, por sua vez, é como uma espécie de seguro automotivo diário

O cliente paga proporcionalmente pelos dias em que utiliza o veículo, e a seguradora pode até estipular uma um período mínimo pelo qual o motorista deve ativar o seguro.

Ou seja, se você vai vender o seu carro e precisa de uma cobertura de poucos dias consecutivos, pode optar pelo formato temporário.

Afinal, vale a pena contratar um seguro de carro temporário?

O seguro automotivo temporário tem um preço um pouco mais elevado que um seguro auto convencional, por conta de seus altos custos de administração. 

Mas, afinal de contas, vale a pena contratar um seguro de carro temporário?

Um pequeno imprevisto pode se tornar um prejuízo gigantesco. Dessa forma, nunca se esqueça de que qualquer proteção é melhor do que nenhuma proteção.

Se você não pode pagar por uma apólice de seguro convencional, é melhor contratar um seguro temporário, ao menos para o período em que você está exposto a mais riscos, por períodos específicos.

Essa modalidade é devidamente regulamentada pela Susep e permite a contratação de vários tipos de cobertura, como perda total, roubo e furto, danos a terceiros, entre outras. 

Ou seja, o seguro de carro temporário é bom e pode atender com eficiência às necessidades de cada motorista por um período limitado de tempo.

No entanto, o formato não é eficiente para períodos mais longos. Se for esse o caso, pode valer a pena apertar um pouco o orçamento e contratar uma apólice tradicional.

Encontre os melhores seguros de carro com desconto!

O primeiro passo para encontrar o seguro de carro temporário ideal para você é pesquisando. 

Faça simulação de seguro de carro barato com a Smove para comparar preços, produtos e serviços das melhores companhias de seguro do mercado.

Você pode economizar bastante ao contratar um seguro para o seu veículo, e nessas horas, contar com a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença.

Nossa equipe é especializada no segmento de seguros automotivos e está a postos para montar propostas personalizadas, de acordo com o perfil de cada cliente.

O processo é simplificado e sem burocracias desnecessárias, para que você possa começar a proteger o seu veículo o quanto antes!

Você só precisa entrar em nosso site e preencher um simples formulário

Em seguida, basta esperar pelo contato de um dos nossos profissionais, com propostas customizadas de acordo com seus hábitos de direção e necessidades.

Não perca tempo e comece a proteger o seu carro hoje mesmo com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias