Seguro de carro mais barato: dicas para economizar na contratação

Conseguir um seguro de carro mais barato é o sonho de todo motorista. Afinal de contas, quem não prefere rodar por aí com a certeza de que receberá assistência, caso necessário, não é mesmo?

O que muita gente não sabe é que encontrar um seguro automotivo com um bom custo-benefício não é uma tarefa tão complicada assim!

Destacamos tudo o que você precisa saber e fizemos o guia completo para contratar um seguro para o seu carro a baixo custo e com qualidade! Confira!

Seguro de carro mais barato: é possível?

O seguro automotivo é uma despesa que pode pesar, e muito, no orçamento da família brasileira. Mas ele é possível e você pode contratar um plano com bom preço e ótimos benefícios! 

Esse gasto deve ser previsto, inclusive, no ato da compra do veículo, uma vez que até o modelo do carro é um fator que define o preço do seguro.

O proprietário precisa ser sincero sobre suas necessidades e sobre os riscos que poderá enfrentar, mas também precisa ficar de olho na empresa que contrata, e isso pode ter um custo alto.

No entanto, alguns passos simples podem ser suficientes para que você gaste menos, sem cometer nenhuma fraude, na hora de contratar um plano para proteção de confiança para o seu veículo.

Cotação de seguro de carro mais barato

Para começar, é sempre importante pesquisar bastante antes de decidir fechar um orçamento de seguro auto. É justamente para isso que criamos um procedimento específico para a realização de cotações na Smove.

Ao preencher este formulário, um de nossos especialistas ficará responsável por buscar o melhor custo-benefício para o seguro, visando as suas necessidades. É rápido, simples e prático!

O que determina o valor do seguro de carro?

seguro de carro mais barato o que determina o valor do seguro
Fonte: Pexels

Vários fatores podem influenciar na precificação de um seguro automotivo, e conhecer bem cada um deles pode ser uma “mão na roda” para economizar.

Estatísticas de sinistro, idade e gênero do motorista, tipo de cobertura e até a idade do carro estão entre os quesitos que podem encarecer ou baratear um seguro.

Conheça bem os principais itens que determinam o valor de um seguro de carro e descubra como economizar!

O veículo (modelo, idade, Índice de roubo)

A cotação de um seguro automotivo deve ser feita antes da compra do veículo, se possível. Isso porque o modelo do carro que você vai comprar pode influenciar, e muito, no valor que pagará para proteger o seu bem.

Algumas marcas são valorizadas no mercado negro e, por isso, acabam frequentemente na mira dos criminosos. 

O ideal é procurar saber com antecedência quais são as chances de você ter o seu bem subtraído por bandidos: busque se informar sobre as estatísticas de roubo do modelo que você quer adquirir.

O ano de fabricação também entra nessa conta, já que veículos mais novos têm reposição mais cara, e isso encarece o preço do seguro automotivo.

Tipo de cobertura oferecida

seguro de carro mais barato tipo de cobertura
Fonte: Pxhere

O valor do seu seguro de carro será diretamente influenciado pelo tipo de cobertura que você contrata.

A cobertura mínima inclui proteção em casos de incêndio, roubo e colisão. Todo o resto pode ser considerado “adicional”, e vem com um custo.

Quanto mais benefícios e assistências você tiver ao seu dispor, maior será o valor final que você precisará pagar pelo seguro.

Seja bastante sincero sobre as suas necessidades e não esconda os riscos aos quais você pode ser exposto. Se você mentir, pode acabar sem proteção na hora em que mais precisa. 

A economia virá dos itens considerados opcionais. Se você quer poupar alguns trocados, esteja disposto a abrir mão de certos confortos, como serviço de chaveiro e carro reserva.

Exposição ao risco do veículo

Todas as seguradoras fazem uma análise de risco criteriosa a respeito do motorista que pretende contratar um seguro automotivo.

Ao todo, estima-se que mais de 400 variáveis possam determinar o valor final cobrado por um plano, como hábitos do condutor, condições financeiras e as principais características do proprietário do veículo.

O contratante precisa apresentar dados pessoais por meio de um questionário em uma proposta, que pode ser rejeitada ou aceita pela seguradora.

Entre os dados avaliados estão idade, estado civil, rendimento mensal, tempo de habilitação, profissão e problemas de saúde preexistentes do motorista.

Além do estilo de vida e dos hábitos de condução, seu endereço de residência também entra nessa análise.

Fique atento às estatísticas de roubo e acidentes da região em que você vive. Se seu CEP pertence a uma região com altos índices de sinistros, você precisará pagar mais, já que estará mais exposto a riscos.

Perfil do motorista (idade, gênero)

seguro de carro mais barato analise o perfil do motorista
Fonte: Pxhere

O perfil do motorista é um fator que influencia no preço final de um seguro de carro, e a análise feita pelas seguradoras costuma ser bastante rigorosa.

Quesitos como a idade, o estado civil e até o gênero do condutor do veículo são levados em consideração para definir se o motorista está exposto a um nível maior ou menor de risco.

Motoristas com mais tempo de habilitação são considerados mais experientes e habilidosos, e as empresas interpretam que há menos chances de se envolverem em sinistros.

As mulheres levam vantagem na negociação: como as estatísticas mostram que homens se envolvem mais em acidentes, as clientes do gênero feminino pagam muito menos que os clientes do sexo masculino.

Dispositivos de Segurança

Não é apenas o valor do carro que determina o preço do seguro: qualquer recurso de segurança, como dispositivos eletrônicos ou até mesmo uma garagem, pode ser usado para economizar na hora de contratar um plano.

A prevenção é levada a sério! Em algumas seguradoras, a instalação de um sistema de rastreamento adequado chega a ser uma obrigatoriedade para a contratação de um plano de proteção veicular.

Valores das franquias

seguro de carro mais barato valores das franquias
Fonte: Pixabay

Nesse quesito, não tem mistério: quanto maior o valor da franquia, menor o preço do seguro, e vice-versa. 

Isso quer dizer que, se você acionar o seguro, precisará desembolsar um valor maior para ter direito à cobertura prevista na apólice.

E fique atento: você só será indenizado pela seguradora caso o valor do sinistro seja maior do que o valor da franquia.

Dicas de como conseguir seguro de carro mais barato

Em média, um carro é roubado a cada 60 segundos no Brasil. Assim, proteger um bem tão valioso quanto um carro torna-se cada vez mais importante.

Você não precisa gastar quantias extremas para garantir esse sossego: alguns passos simples podem te poupar um dinheirão ao fim do processo.

Centenas de critérios podem definir o preço do plano que você pretende contratar, e isso pode ser algo positivo: são mais chances que você tem de conseguir um seguro de carro mais barato.

Confira dicas quentes para pagar menos na hora de contratar seu seguro automotivo!

Saiba o que está contratando

seguro de carro mais barato saiba o que esta contratando
Fonte: Pixabay

É muito importante que o proprietário esteja ciente do serviço que está contratando. O seguro automotivo básico cobre casos de incêndio, roubo ou colisão, e todo o resto é adicional.

Procure se informar a respeito dos serviços “extras” oferecidos pela seguradora e avalie quais deles você pode precisar acionar. 

Quando você sabe exatamente o que está contratando, paga apenas pelos recursos que usa, e nada mais.

Saiba quanto custará o seguro antes de comprar um carro novo

A pesquisa de seguros automotivos deve começar antes mesmo de comprar um carro, seja ele novo ou usado.

A marca, o modelo e até o ano de fabricação do veículo podem, e vão, ser determinantes no valor final do seguro, e você pode acabar pagando pouco pelo carro, mas muito pela proteção.

Esteja por dentro das estatísticas de roubo do modelo que você quer comprar e procure saber o preço médio das peças de reposição desse veículo. 

Se o carro é muito visado para roubo ou é difícil encontrar peças para esse modelo, chances são de que você pagará mais.

Faça sua pesquisa e, caso se depare com estatísticas negativas para o carro que você tinha em mente, não tenha medo de optar por outro modelo.

Avalie o perfil do motorista do veículo

seguro de carro mais barato analise perfil do motorista
Fonte: Pxhere

Se você é casado, seu seguro será mais barato que o de uma pessoa solteira, já que estatísticas apontam que pessoas casadas se envolvem menos em acidentes. 

O mesmo critério vale para a idade: motoristas mais novos pagam mais pelo seguro automotivo do que condutores mais velhos.

Ou seja: o perfil do motorista é um dos principais critérios de precificação de seguros automotivos.

Até o histórico de sinistros do condutor é avaliado: você perderá pontos se já tiver se envolvido em acidentes ou caso já tenha tido um carro sem seguro roubado.

Seja um motorista exemplar

Se você não é do tipo de motorista que coleciona multas, se envolve em acidentes ou aciona serviços do seguro com frequência, conseguirá um preço mais baixo do que os condutores menos cuidadosos.

E as vantagens da prudência ainda vão além: motoristas cuidadosos, que não se envolvem em sinistros durante a vigência da apólice, ainda podem ser “premiados” com descontos progressivos.

São os chamados bônus de classe, uma série de descontos que pode derrubar o preço do seguro até pela metade!

O melhor de tudo é que esses bônus são atribuídos ao motorista, e não ao carro ou à seguradora. 

Assim, caso você decida trocar de corretor ou seguradora, levará esses bônus com você para seu próximo seguro!

Analise os valores das franquias

seguro de carro mais barato analise os valores e franquias
Fonte: Pixabay

Na hora de contratar um seguro de carro, fique atento aos valores cobrados pelas franquias e pelos serviços adicionais que você contrata.

De nada vale fazer uma economia “porca”: não adianta economizar algumas centenas de reais na contratação da apólice e precisar desembolsar milhares de reais pela franquia caso precise acionar o seguro.

Equipamentos de segurança reduzem o preço

A seguradora lucra com o risco que você corre. Dessa forma, se você reduz esse risco, poderá economizar.

Dispor de recursos como alarmes de segurança, dispositivos bloqueadores e rastreadores no carro pode te garantir um bom desconto no preço do seguro. 

Isso se estende ao local em que o carro fica estacionado.

Ter uma garagem em casa e no trabalho reduz a exposição ao risco do veículo, principalmente se o portão for eletrônico. Assim, você pode economizar mais algumas centenas de reais no seguro.

Carros de linhas populares são mais baratos

seguro de carro mais barato carros de linhas populares
Fonte: Pexels

O tipo de carro que você tem pode significar economia, sobretudo se o veículo é popular.

Carros luxuosos, utilitários esportivos, veículos de colecionadores ou modelos frequentemente roubados podem ter seguro até quatro vezes mais caros que os veículos considerados populares.

As seguradoras também levam em consideração os acessórios e as peças que eventualmente podem precisar de reposição. 

É mais fácil encontrar peças de carros populares no mercado, o que significa que são mais baratas que as peças de modelos mais exclusivos, de difícil reposição. Isso influencia diretamente o preço do seguro.

Ao optar pelo carro que vai comprar, fique atento a esses detalhes e às estatísticas de roubo. 

Não hesite em adquirir um modelo com condições mais favoráveis se quiser pagar pouco pela proteção do seu bem.

Escolha a cobertura ideal para seu bolso

Se você não costuma cair na estrada com frequência, pode jogar dinheiro fora com pacotes de guincho com maior quilometragem. 

Se você pode ficar alguns dias sem carro, pode ter um gasto excessivo desnecessário com carro reserva.

Cada item adicional ou opcional pode encarecer o valor final do seguro, então pode ser uma boa ideia fazer uma ampla pesquisa de mercado para encontrar as melhores alternativas.

Busque escolher uma cobertura que se adeque às suas necessidades reais e ao seu bolso.

Avalie as alternativas com o seu corretor

seguro de carro mais barato avalie as alternativas
Fonte: Pexels

O corretor de seguros pode ser o seu maior aliado na busca por um seguro barato. Esse profissional pode te gerar economia no valor do prêmio e poderá te auxiliar no caso de sinistro.

Em geral, corretores trabalham com várias seguradoras, e podem encontrar boas alternativas em diferentes empresas, com diferentes coberturas.

Converse bastante com o seu corretor sobre as melhores opções para a sua necessidade e não hesite em contar com o know-how de um bom profissional especializado no ramo de seguros. Conte com a Smove para isso!

Não omita nenhuma informação pessoal

Seguro de carro a baixo custo é bom e todo mundo gosta, mas de nada adianta mentir ou omitir informações repassadas à seguradora para garantir um desconto: isso é fraude!

As seguradoras são especialistas em verificar se os fatos condizem com a verdade. 

Se você omitir que o carro é usado por mais de uma pessoa ou colocar o endereço de sua casa de campo em vez do verdadeiro, as consequências podem ser graves.

Você pode acabar sem cobertura na hora em que mais precisa ou até como réu em um processo judicial por fraude!

Seja honesto sobre suas necessidades, informações e hábitos: mentir ou omitir até poderão te render descontos, mas pode custar caro!

Faça uma cotação

Agora que você já sabe todas as dicas para conseguir um seguro automotivo bom e barato, está na hora de fazer sua cotação com a gente, na Smove.

Após preencher este formulário, você receberá informações sobre as melhores opções do mercado para a sua necessidade e o seu bolso! Não perca tempo e garanta a proteção do seu carro agora mesmo!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia também

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias