Seguro de carro intermitente: tudo o que você precisa saber

Você sabia que existe seguro de carro intermitente no Brasil? Essa modalidade recente pode ser mais barata que o seguro automotivo comum e tem gerado muitas dúvidas na cabeça dos consumidores.

Afinal de contas, como funciona essa inovação no melhor esquema “liga-desliga”? Quais as principais vantagens e desvantagens desse modelo? Como funciona esse tipo de proteção?

Para solucionar essas e outras dúvidas que possam surgir quando você estiver escolhendo a melhor opção para a sua necessidade, criamos um guia completo sobre esse tipo de cobertura. Confira!

Solicite uma cotação de seguro veicular na Smove preenchendo este formulário. Nosso time irá encontrar o melhor serviço com o melhor preço!

Seguro de carro intermitente: o que é

O seguro automotivo intermitente é basicamente uma apólice que funciona no esquema liga-desliga. Ou seja, o consumidor tem a opção de acionar o serviço apenas quando julgar necessário.

Esse tipo de modalidade chegou ao mercado no começo deste ano e trouxe novas opções de preços e pacotes disponíveis.

Assim, os consumidores têm mais liberdade para montar seu próprio seguro personalizado, com a opção de ativar ou desativar sua proteção em intervalos de meses, dias, horas e até minutos.

No fim das contas, você terá a possibilidade de contratar um seguro automotivo com vigência de curto prazo, com coberturas específicas. Uma boa alternativa para quem não quer contratar um seguro tradicional.

Seguro de carro intermitente mais barato

Seguro de carro intermitente mais barato
Fonte: Unsplash

Uma das maiores vantagens dessa nova modalidade de seguro auto é o preço, em geral até 50% mais barato que um seguro convencional.

O motivo por trás do preço convidativo é semelhante ao esquema de companhias aéreas low cost: como você paga apenas pelo que consome, a tendência é que pague menos do que desembolsaria por pacotes mais completos.

O desconto pode ser ainda maior a depender da frequência com que você utiliza o seu veículo. Quem usa pouco o automóvel pode ter descontos de até 80%!

Cotação para o seguro de carro intermitente Smove

Um dos principais passos para conseguir pagar menos por um seguro automotivo, intermitente ou tradicional, é pesquisar bastante no mercado.

A Smove te ajuda nessa tarefa! Basta preencher um formulário e esperar o contato de nossa equipe de especialistas, que vão procurar por uma negociação personalizada, de acordo com o seu perfil.

Você receberá um compilado com as ofertas das melhores seguradoras do mercado e poderá escolher o perfil automotivo mais indicado para as suas necessidades, com economia!

Como funciona o seguro intermitente?

Seguro de carro intermitente como funciona
Fonte: Unsplash

O seguro automotivo da modalidade intermitente se diferencia do formato tradicional por conta de sua flexibilidade. Os proprietários podem contratar um pacote de proteção para seu automóvel com total personalização.

Existem inúmeras possibilidades para esse sistema, mas a maior parte das seguradoras oferece dois formatos: pay per use ou liga-desliga. Explicaremos mais sobre essas alternativas mais abaixo!

Mercado do seguro de carro intermitente no exterior

O mercado do seguro automotivo intermitente pode até ser novidade no Brasil, onde só foi regulamentado em agosto de 2019, mas já é uma realidade para muitos países.

Assim como no Brasil, vale pontuar que o seguro intermitente ainda não é o padrão entre os clientes de seguradoras estrangeiras, mas aos poucos vem ganhando popularidade entre proprietários de automóveis.

No mundo inteiro começam a surgir startups especializadas em oferecer seguros para clientes que não precisam proteger seus bens por longos períodos, e buscam mais flexibilidade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o usuário pode ativar ou desativar a vigência de seu seguro sem dificuldades, por meio de um aplicativo de smartphone.

O mercado norte-americano movimenta cerca de US$ 100 milhões anualmente apenas com seguros auto intermitentes. 

Não é preciso viajar até a terra do Tio Sam, porém, para encontrar bons exemplos desse formato que acaba de chegar ao Brasil: vários países da América Latina também já aderiram a essa modalidade de seguro.

Quais são as modalidades do seguro de carro intermitente?

Seguro de carro intermitente quais são as modalidades
Fonte: Unsplash

Como já deu pra perceber, a grande vantagem por trás do seguro automotivo intermitente é o alto nível de personalização ao qual o cliente tem acesso.

É possível montar um pacote exatamente como você precisa, de acordo com suas necessidades.

Existem duas modalidades básicas pelas quais é possível contratar um seguro intermitente, e vamos explicar as peculiaridades de cada uma delas. 

Descubra se o melhor modelo para você é o seguro liga-desliga ou o formato pay per use. Confira!

Seguro de carro liga-desliga

Um dos modelos mais comuns oferecidos pelas seguradoras é o seguro de carro liga-desliga, que funciona como uma conta de celular pós-paga. Ou seja, você só paga o que usar.

Nesse formato, em geral, o consumidor pagará uma assinatura básica pelo seguro (em regime mensal, na maioria dos casos) e, ao fim de cada mês, paga os serviços que utilizou.

Uma das vantagens desse sistema é a possibilidade de controlar a cobertura contratada para o seu automóvel por meio de um simples aplicativo de smartphone, com o qual o cliente liga ou desliga o seguro.

No final do mês, é só pagar a fatura cobrando pelo tempo em que o proprietário manteve a cobertura ativada.

Seguro de carro pay per use

Em tradução simples, “pay per use” quer dizer “pagar pelo uso”. O sistema funciona de maneira bem parecida com o liga-desliga, com uma pequena, porém relevante, diferença.

No sistema pay per use, o cliente precisa determinar os períodos de vigência no ato da assinatura da apólice.

Imagine que você usa o seu carro apenas três vezes por semana e o automóvel fica estacionado em local seguro quando não está sendo utilizado.

Nesse caso, você pode, por exemplo, contratar um seguro pay per use com validade apenas naqueles dias em que precisa.

Dessa forma, se o carro sofrer algum sinistro e você precisar acionar o seguro, estará devidamente segurado, e vice-versa. Se o sinistro ocorrer fora do período de vigência do seguro, você estará sem cobertura.

Prós e contras do seguro auto intermitente

Seguro de carro intermitente pros e contras
Fonte: PIxabay

Como toda modalidade de seguro automotivo, o formato intermitente tem suas vantagens e desvantagens.

Dependendo do perfil do consumidor, o novo modelo intermitente pode ser mais vantajoso que o modelo convencional, ou não. 

Desvendamos os pontos fortes e fracos desse sistema para que você possa avaliar se seria uma boa alternativa para a sua necessidade. Confira!

Vantagens

A principal vantagem do seguro intermitente em relação ao tradicional é o preço: os descontos podem chegar a até 80%, a depender do seu perfil de motorista e do quanto você usa o veículo.

O valor cobrado por uma cobertura é, em geral, proporcional aos serviços e produtos que ela oferece. Assim, quem contrata um seguro intermitente pode pagar apenas pelo que de fato utilizar.

O cliente ainda tem a possibilidade de personalizar o período de vigência da cobertura e os pacotes contratados, gerando uma apólice que seja única e totalmente adequada às suas necessidades reais.

Assim, caso você use o carro apenas alguns dias no ano, não precisará contratar um seguro tradicional, com vigência de 12 meses, e pagará apenas pelo período em que de fato depender dessa proteção.

Desvantagens

Caso você decida contratar um seguro automotivo “on demand”, como é o caso do modelo intermitente, precisará lidar com algumas desvantagens.

O principal contra é o fato de que seu bem não estará protegido 24 horas por dia, sete dias na semana, durante 365 dias em um ano.

Como o sistema funciona no esquema “liga-desliga”, você não terá direito a cobertura nos momentos em que sua apólice não estiver em vigência.

Caso você decida por contratar muitos pacotes adicionais, de forma a compensar qualquer falha na cobertura que escolher, seu peso pode acabar penalizado. 

Avalie bem os serviços que quer contratar, para garantir que a economia vai valer a pena. 

Dependendo da quantidade de adicionais que você incluir em seu contrato, pode acabar pagando tanto quanto pagaria por um seguro tradicional.

Para quem o seguro intermitente é indicado?

Seguro de carro intermitente para quem é indicado
Fonte: Unsplash

Por conta de seu alto nível de flexibilidade, o seguro de carro intermitente tem um nicho bem específico de público: pessoas que usam pouco o carro ou que precisam proteger o bem por um tempo limitado.

A melhor forma de avaliar se o seguro intermitente é indicado para a sua necessidade é fazendo uma análise de seus hábitos enquanto motorista.

Quanto menos você rodar com o seu carro, mais vai valer a pena contratar essa modalidade de seguro.

Pode ser uma alternativa interessante, por exemplo, para motoristas de aplicativo que usam carro alugado apenas algumas vezes na semana. 

Nesse caso, é possível definir a vigência da apólice apenas para os dias em que o condutor está rodando, por exemplo, sem a necessidade da contratação de um seguro tradicional.

O mais importante é avaliar suas necessidades reais enquanto motorista e/ou proprietário de veículo, para constatar se esse formato de seguro automotivo pode ser vantajoso ou não.

Seguro auto intermitente para mulheres

Assim como no seguro tradicional, as motoristas do sexo feminino levam vantagem na hora de contratar um seguro automotivo intermitente e pagam menos que os homens.

No entanto, a economia só é efetiva nos casos em que as mulheres dirigem até 40 km por dia.

Nos casos em que a motorista roda muito com o veículo, o valor do seguro intermitente pode ser até 90% mais caro do que o seguro tradicional!

Seguro auto intermitente para homens

Os homens têm uma margem de deslocamento diário levemente mais ampla que a das mulheres.

A contratação de um seguro intermitente só é vantajosa para motoristas que circulem no máximo 50 km por dia.

Como contratar o seguro intermitente certo para você

seguro de carro intermitente como contratar
Fonte: Pixabay

Se você resolveu experimentar o seguro auto intermitente, o primeiro passo que precisa dar é avaliar o período pelo qual precisará proteger seu automóvel.

Caso você precise de cobertura por intervalos mais longos, talvez seja mais adequado contratar um seguro automotivo convencional.

No entanto, se você perceber que precisará de cobertura apenas por um tempo limitado, a possibilidade de ativar ou desativar a proteção pode ser bastante econômica.

Certifique-se de pesquisar entre diferentes seguradoras e, se possível, conte com o auxílio de um corretor de seguros: esse profissional poderá te ajudar a montar a apólice ideal para a sua necessidade.

Preços para seguro de carro intermitente

Como você já deve saber a esta altura, o preço do seguro intermitente será proporcional ao período de cobertura que você utilizar.

Usando um carro popular modelo 2019 como referência, que custa até R$ 80 mil e roda até 10 quilômetros diários, um proprietário pagaria cerca de R$ 100 por assinatura mensal e R$ 0,05 por quilômetro rodado.

Os custos podem variar de acordo com a localização do motorista, mas os descontos chegam a até 50% de economia para o condutor que dirige pouco.

Melhores cotações para seguro de carro intermitente

Seguro de carro intermitente melhores cotações
Fonte: Pixabay

A cotação de um seguro automotivo é uma das partes mais importantes de todo o processo de proteger seu carro. É nesse momento que você considera suas reais necessidades e os produtos e serviços disponíveis no mercado.

Encontrar o seguro ideal para cada motorista, porém, pode ser uma tarefa bem complicada.

Pesquise no máximo de lugares possíveis e não feche negócio na primeira seguradora que consultar! São muitas empresas disponíveis no mercado e você pode acabar abrindo mão de muita economia se não pesquisar bem.

Procure saber quais são as coberturas disponíveis para o seu perfil de condutor e se informe a respeito de serviços adicionais

Quanto mais empresas você avaliar, mais chances tem de encontrar a melhor cotação possível para contratar seu seguro automotivo.

Use plataformas online para potencializar suas chances de encontrar um bom preço e um bom seguro. Você conseguirá comparar os preços de diversas empresas em sites especializados.

Essa pesquisa online pode lhe economizar tempo e dinheiro, uma vez que você nem precisará sair de casa para fazer sua cotação.

Faça uma cotação com um especialista!

A melhor forma de contratar o seguro de carro intermitente ideal para a sua necessidade é contando com o auxílio de uma equipe especializada em seguros automotivos!

Conte com a Smove para encontrar a melhor opção para sua necessidade e seu bolso, com transparência, agilidade e parceria.

Nossos profissionais podem criar uma cotação totalmente personalizada para atender às suas prioridades.

Faça agora mesmo a sua cotação: basta preencher um formulário e aguardar pelo contato de um dos nossos especialistas para avaliar as diferentes opções do mercado, visando a sua necessidade.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia Também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias