Seguro de carro importado: como funciona e vale a pena?

No momento de contratar um seguro, carro importado é um tipo de veículo que, além de ter maior valor de mercado, pode contar com itens exclusivos e exigir mais cuidados — fatores determinantes para elevar o custo final de uma apólice. 

Entretanto, esse não é um motivo que justifique a desistência de proteger o automóvel.

O investimento feito em um item considerado de luxo é bem grande, e sem as coberturas adequadas, o prejuízo será enorme em caso de acidentes ou roubo do carro.

Acompanhe o artigo para entender melhor sobre o seguro auto importado e avaliar a contratação para o seu veículo

Ande em seu carro com a segurança e a tranquilidade que só a Smove pode oferecer! Preencha este formulário que vamos encontrar o seguro ideal para você e seu bolso.

Seguro de carro importado: proteja seu veículo de forma consciente

Ter um automóvel de luxo pode ser o sonho de muitos motoristas, que já estão acostumados a vê-los em filmes ou circulando pelas ruas e estradas de outros países.

Mas aqueles que conseguem alcançar esse desejo estão sujeitos a tomar uma atitude grave, e capaz de se revelar um grande pecado: não proteger o carro com um seguro auto.

Seja importado ou nacional, contratar uma apólice é indispensável para proteger o seu patrimônio e se resguardar de possíveis imprevistos no trânsito.

No caso do seguro para carros de luxo, é uma forma de oferecer as mesmas garantias, e com um detalhe a mais. Por serem valiosos, esse tipo de veículo pode representar um alto custo em eventuais sinistros. 

Seguro de carro importado: como funciona?

Seguro de carro importado como funciona
Fonte: Unsplash

Quando as seguradoras assumem o risco de proteger um carro importado, elas oferecerão garantias básicas, que são ofertadas a qualquer tipo de veículo.

Assim, a maioria dessas modalidades vão cobrir eventuais acidentes, roubos, furtos e danos para terceiros.

Porém, por se tratarem de veículos mais caros, muitas vezes equipados com acessórios diferenciados, o custo de cobertura será mais alto. 

Para atrair o público de luxo, é comum que as seguradoras prestem serviços personalizados e com maior exclusividade.

Além disso, é possível obter maiores vantagens na proteção de um veículo importado, fazendo valer o custo pago pelo serviço.

Qual a diferença de seguro de carro importado e carro nacional?

Quando comparamos o seguro de um carro importado com o de veículo nacional, é possível notar algumas diferenças — a começar pelo preço da cobertura.

Acontece que os automóveis importados, esportivos e de luxo podem exigir peças que não são encontradas com facilidade no mercado brasileiro, além de serviço especializado na hora de executar qualquer tipo de atendimento.

Neste sentido, o seguro para carros nacionais se torna bem mais abrangente e, muitas vezes, acessível.

Como não existe essa dificuldade de reparo e os valores são mais baixos, a variedade de ofertas de coberturas também é maior, apresentando um leque amplo para o consumidor no momento de contratar um seguro.

Cotação de seguro de carro importado

Está em busca do melhor seguro para carros importados? Deixe que a equipe especializada da Smove te ajude a encontrar o que procura!

Trabalhamos com as principais seguradoras do mercado, de maneira a atender as maiores necessidades do proprietário e do veículo, por um preço imperdível.

Preencha os seus dados para fazer uma cotação em nossa plataforma. Nosso time irá entrar em contato com os planos mais indicados, e ofertas que cabem no bolso para você ter tranquilidade e a proteção ideal no trânsito!

O seguro de carro importado é mais caro?

Seguro de carro importado é mais caro
Fonte: Pexels

Na hora de calcular o valor de um seguro auto, as seguradoras se valem de uma série de informações sobre o veículo, o motorista e até a cidade para definir qual o risco de arcar com uma indenização.

Ao assumir tal possibilidade, elas determinam o preço que será cobrado.

É por isso que o seguro de carro importado tem valores mais caros para a sua contratação.

Como já citamos, o valor de mercado e o investimento feito em peças para reparo é o principal fator de encarecimento.

Porém, há ainda outras situações, como a cobrança de uma franquia mais elevada em casos de perda parcial. Veja mais como alguns fatores afetam na determinação do preço.

Peças mais difíceis de encontrar

Dirigir uma Lamborghini no Brasil é possível? Se você tiver condições de arcar com este bem, certamente que sim.

Mas, se ele apresentar algum problema mecânico, como resolver?

Encontrar peças para carros importados não é uma tarefa tão simples por aqui. Em caso de veículos mais antigos, a peça pode nem ser fabricada mais. 

Em outras situações, os itens podem estar disponíveis apenas no exterior, e será preciso pagar pela importação — com sorte, será possível encontrar lojas autorizadas de algumas montadoras no país.

Por isso, essa limitação acaba causando impacto direto no custo do seguro para carros importados. 

Valor de mercado mais alto que carros nacionais

Seguro de carro importado valor de mercado
Fonte: Pexels

Este é um fator bem óbvio. Os carros importados custam bem mais que os nacionais, especialmente automóveis populares. 

Como o valor de mercado é um dos critérios considerados pelas empresas no cálculo da apólice, consequentemente, o preço do seguro de carros importados será mais impactado. 

Custo mais alto para reparos

Um veículo de luxo que se envolveu em uma simples colisão pode demandar um alto gasto para o conserto de seus itens.

Primeiramente, pela baixa disponibilidade de peças. Como já dissemos, pode ser preciso comprá-las no mercado externo, o que vai tornar a operação mais cara, especialmente nas tentativas de agilizar o processo.

Outro motivo responsável por encarecer os reparos é a mão de obra especializada. 

Quem dirige um automóvel de luxo sabe que não vai encontrar a assistência que precisa em qualquer oficina. Logo, o preço cobrado nos locais que oferecem este serviço tende a ser maior.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Seguro auto importado: principais tipos de coberturas

Devido às particularidades dos automóveis de luxo vindos de fora, as seguradoras do mercado brasileiro costumam oferecer uma variedade limitada de coberturas.

No seguro de carro importado, os sinistros mais comuns de serem indenizados são colisão, roubo e furto.

Saiba mais sobre as principais coberturas oferecidas para estas modalidades.

Colisões

Seguro de carro importado colisões
Fonte: Freeimages

Um acidente leve pode causar um prejuízo enorme para o proprietário de um veículo importado. 

Não pelo tamanho do estrago, mas sim pelas despesas que podem gerar. Afinal, a dificuldade para encontrar peças e o custo da mão-de-obra podem elevar o preço.

Dessa forma, a cobertura para colisões é uma das garantidas pelas seguradoras em uma apólice de seguro auto importado.

Roubo e furto

Apesar do número de carros de luxo em circulação ser baixo, as chances destes automóveis atraírem a atenção de bandidos é grande, especialmente nas grandes cidades.

Por isso, a proteção para roubo e furto é outra importante garantia dada pelas seguradoras para este tipo de veículo.

Em situações nas quais o carro não é encontrado, todo o investimento feito pelo proprietário pode ir por terra sem contar com um seguro auto. 

Ao ser assegurado, o proprietário será indenizado no valor estipulado em apólice pela empresa se for alvo de ação criminosa.

Acidentes pessoais de passageiros

Seguro de carro importado app
Fonte: Pxhere

Nas apólices para seguro auto de veículos de luxo, é possível contar com a cobertura para acidentes pessoais de passageiros, conhecida como seguro APP.

Essa proteção vai cobrir despesas médico-hospitalares e indenizações por invalidez ou morte dos ocupantes do carro acidentado. Essa condição inclui também o motorista.

Danos a terceiros

Além de arcar com os prejuízos no próprio carro provenientes de um acidente, o motorista pode ser responsável pelo reparo de outros veículos, quando tiver culpa na colisão.

Nestas situações, a cobertura a terceiros é uma proteção muito importante, e também é oferecida em seguro para carros de luxo.

Com ela, o segurado será ressarcido com o custo das despesas materiais e pessoais de outros envolvidos em acidentes, sejam motoristas ou pedestres. 

Carros importados com menor preço de seguro auto

Via de regra, o seguro para automóveis importados possui preços mais elevados. 

Porém, para alguns modelos que fazem sucesso no Brasil, é possível contratar a cobertura por valores menores e mais vantajosos em comparação à muitos carros de luxo. 

Essa oscilação é visível por diferentes motivos, mas o principal deles é o fato desses veículos não serem grandes alvos de roubo e furto.

Conheça para quais veículos isso se aplica, e quais são as suas vantagens.

Picanto

Seguro de carro importado Picanto
Fonte: Wikimedia foto de Vauxford

O custo de aquisição do Picanto, compatível com muitos modelos brasileiros, já seria um importante fator para colocá-lo na lista de importados com seguro mais barato.

Mas a boa notícia é que o compacto da Kia é um dos carros com menor índice de roubo no Brasil.

Com isso, as seguradoras assumem o risco por avaliar que a chance de pagar pela indenização é menor. Bom para os fãs deste automóvel, feito para ser um veículo urbano, econômico e aconchegante para a família. 

Golf Variant

Apesar de ter saído do mercado em 2019, o Volkswagen Golf Variant pode ser considerado um dos importados com seguro em conta.

Competindo com crossovers e SUV’s, a perua apresenta ótimo custo-benefício em seu seguro auto importado ao comparar a proporção do valor pago pela cobertura com o custo para compra do automóvel.

Por ser fabricada no México, a facilidade na obtenção de peças de reparo por um preço mais acessível é maior, se compararmos com montadoras de países asiáticos.

C4 Picasso

Seguro de carro importado C4 Picasso
Fonte: Wikimedia foto de OSX

O Citroën C4 Picasso é outro importado a constar na lista de seguros baratos pela proporção entre o investimento na compra do carro e o preço da cobertura.

A minivan, produzida na Espanha, pode ser segurada pagando menos que 5% do custo para sua aquisição.

Mesmo com valores considerados caros para manutenção e compra, o veículo é, portanto, considerado um bom investimento entre importados para o bem-estar da família. 

Cruze Sport

O Chevrolet Cruze Sport aparece na lista para quem busca por um esportivo cujo valor do seguro seja acessível ao bolso do proprietário.

Mais uma vez, a comparação entre o preço da cobertura e o do automóvel torna compensatória a proteção

Além disso, a Chevrolet possui fábrica no Brasil, o que pode ser uma vantagem na obtenção de peças caso seja necessário o reparo do Cruze após um sinistro. 

Seguro de carro importado para veículos com mais de 5 anos

Seguro de carro importado com mais de 5 anos
Fonte: Pxhere

Ao comprar um veículo importado, é importante ficar atento e saber: quanto antes for feita a contratação do seguro auto, menos o proprietário irá gastar.

Não se trata apenas de despesas para eventuais reparos, mas pelo próprio gasto com a proteção.

Seguradoras são mais reticentes em fazer seguro para carros importados com mais de 5 anos. Quando uma “compra” o risco, seu valor é bem superior, fazendo com que muitos o vejam como inviável.

Mas por que o seguro para carros importados antigos é mais caro?

O principal motivo é que a dificuldade para se obter peças de reparo aumenta à medida em que o automóvel vai envelhecendo.

A depender do tempo de fabricação, os itens podem nem ser fabricados mais, aumentando as chances de inviabilizar algum conserto.

Portanto, tenha em mente que segurar um automóvel importado com maior tempo de fabricação não será tarefa fácil nem barata, fazendo ainda mais importante a contratação do serviço de maneira antecipada.

Seguro de carro importado vale a pena?

Talvez a pergunta mais correta a ser feita aqui é: você está disposto a correr o risco de não contratar um seguro para veículo importado?

As despesas decorrentes de um acidente leve ou qualquer problema mecânico tendem a ser muito altas em um carro de luxo. 

Arcar integralmente com esse custo pode comprometer o orçamento pessoal e trazer consequências ao proprietário.

Contratando o seguro, todo esse custo fica “dividido” com a seguradora, amenizando os prejuízos.

E para quem enxerga o seguro como um investimento alto, basta analisar em termos de proporcionalidade. Proteger um carro importado pode sair mais em conta que veículos nacionais sob essa ótica.

Cotação de seguro de carro importado na Smove

Decidiu pela compra de um automóvel importado? Pois agora você sabe que é possível deixá-lo protegido e que este é um passo essencial quando se adquire qualquer veículo.

Na hora de fazer um seguro de carro importado, conte com a Smove para encontrar as melhores ofertas de planos, com coberturas que vão garantir tudo o que o seu automóvel precisa.

Faça uma cotação em nossa plataforma e aguarde um contato da nossa equipe. Você terá atendimento exclusivo e muito mais facilidade para contratar o seguro do seu carro.  


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias