Seguro de carro cobre alagamento? Saiba como proteger seu veículo

Basta cair uma chuva forte para surgir a dúvida: o seguro de carro cobre alagamento? A resposta é: vai depender do tipo de seguro e cobertura contratada.

Entre os seguros básicos, a modalidade compreensiva costuma ser uma das mais vendidas. E ela contempla a indenização por danos provocados pelos eventos da natureza, como as enchentes.

Porém, reiteramos que existem exceções. Quer saber em quais situações isso acontece? Continue a leitura e entenda quando o seu veículo estará coberto e como deixá-lo protegido quando fortes chuvas atingirem sua cidade

Não deixe seu veiculo desprotegido! Solicite uma cotação de seguro veicular na Smove preenchendo este formulário e garantindo os melhores planos e preços.

Seguro de carro cobre alagamento? Conheça os mitos e verdades

Seguro de carro cobre alagamento como funciona
Fonte: Pixabay

O período entre dezembro e março corresponde à estação chuvosa no Brasil. Nesta época, é muito comum o registro de enchentes e alagamentos, principalmente nas principais cidades do país.

Estes desastres, além de provocarem danos estruturais, podem causar grandes prejuízos financeiros. 

Quem tem um carro, por exemplo, sabe o quanto pode ser custoso o conserto caso seu veículo sofra danos por alagamentos. Por isso, a proteção de danos naturais em um seguro auto pode ser um item de enorme valor.

Entretanto, você conhece o que é verdade e o que é mito sobre este assunto?

É verdade que carros alagados estarão protegidos pelo seguro, desde que a cobertura contratada contemple desastres naturais. A maioria dos seguros compreensivos trazem este tipo de proteção.

Quer dizer que sempre a seguradora indenizará os prejuízos por alagamento? Não é bem assim!

Se ficar comprovado que o motorista se expôs aos riscos, como ao tentar atravessar uma rua com nível de água elevado, a empresa pode negar o benefício.

Há também quem ache que danos provocados em carros estacionados na garagem não são cobertos: mito! Se a água da chuva invadir a garagem do prédio ou casa e o veículo estiver lá, o reparo ou indenização integral também será pago.

Coberturas por desastres naturais

Estragos provocados por vendavais, chuva de granizo, ressaca marítima e inundações são algumas das coberturas indenizáveis quando o seguro cobre danos causados pela natureza.

Da mesma forma, outros prejuízos causados em decorrência da ação destes eventos é passível de cobertura.

O seguro de carro cobre queda de árvore e alagamento, por exemplo, caso estes desastres tenham sido provocados após uma chuva intensa e ventos fortes. 

Porém, como já ressaltamos, é importante que o motorista não coloque o veículo em risco, caso o contrário a seguradora pode negar o benefício.

Planos com as melhores coberturas para alagamento e enchente

Principalmente se você mora em regiões com riscos de alagamento e enchente, ter um seguro que proteja o seu carro em desastres naturais é fundamental.

O custo para proteger o veículo pode sair muito mais em conta do que arcar com as possíveis despesas que estes estragos venham causar.

Conte com a equipe da Smove para encontrar os planos com as melhores coberturas contra alagamento, por preços que não vão pesar no seu bolso. Faça uma cotação e adquira o seu seguro dentro das melhores ofertas do mercado. 

Quais seguradoras cobrem enchentes?

Seguro de carro cobre alagamento quais seguradoras
Fonte: Pixabay

Deixar o automóvel protegido em situações de enchentes e alagamentos, além de outros danos provocados pelos eventos naturais, está cada vez mais acessível.

Nas principais seguradoras do mercado, como a Azul Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Bradesco Seguros, entre outras, é possível encontrar este tipo de cobertura.

Entretanto, é importante identificar de qual maneira o seguro de carro que cobre alagamento é comercializado pela seguradora de sua preferência. 

Como saber se o seguro de carro cobre alagamento?

Motoristas interessados em contratar a cobertura para desastres naturais, que cobre carros alagados em enchentes, devem estar atentos à disponibilidade desta proteção.

Hoje, é muito comum encontrar este tipo de seguro integrado ao pacote compreensivo, que está entre os mais vendidos. Essa modalidade também protege os carros em casos de acidentes, incêndio, roubo e furto.

Porém, é bom ter atenção à apólice, pois a cobertura para eventos naturais pode estar disponível entre as proteções opcionais, sendo necessário contratá-la por um valor a parte.

Uma forma eficiente de assegurar a aquisição deste seguro é conferir com o seu corretor quais são as proteções que serão incluídas na apólice na contratação de um seguro auto.

Seguro de carro cobre alagamento em garagem?

Seguro de carro cobre alagamento garagem
Fonte: Pixabay

Uma dúvida que pode ser muito comum é sobre a utilização do seguro quando o carro é atingido pela enchente estando dentro da garagem ou estacionamento.

Caso o veículo fique parcialmente ou totalmente submerso, o seguro cobre a perda de carro por alagamento em garagem. Basta o segurado acionar o seguro e seguir as orientações para realização da vistoria, que vai determinar a possibilidade e o custo do reparo.  

O que o seguro de automóvel não cobre?

Você já viu que existem casos em que a seguradora pode negar o pagamento da indenização, mesmo que o seguro para desastres naturais faça parte da apólice. 

Mas em quais condições a negativa pode ocorrer? 

A principal forma de perder a cobertura é forçando a passagem por ruas alagadas. As seguradoras entendem que ao fazer isso, o cliente está se expondo o veículo aos riscos de quebras e eventuais problemas, logo, ele acaba assumindo a responsabilidade.

Da mesma forma, se o segurado fizer constar na apólice que o carro é guardado em garagem fechada, mas ele estiver estacionado na rua durante um alagamento, o pagamento também pode ser negado.

Qual é o comportamento do seguro em caso de alagamento na via?

Como é de praxe na prestação de serviços das seguradoras, quando há acionamento do seguro por conta de alagamento, a empresa deve realizar uma vistoria e investigar se houve agravamento do risco de sinistro por responsabilidade do segurado.

A empresa pode se valer das análises feitas no veículo, imagens de câmeras das vias ou recursos que levem aos esclarecimentos. 

Mesmo que a apólice aponte que o seguro cobre perda de carro por alagamento, a indenização poderá ser negada caso fique constatado que o motorista forçou passagem em área alagada.

Há ainda uma série de recomendações para minimizar os riscos em casos de chuvas fortes. 

O ideal é que o motorista não cruze vias alagadas, mas se houver necessidade, mantenha o veículo em primeira marcha. Também é recomendado que o condutor tente encontrar um local seguro para estacionar o veículo e se proteja.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Como acionar o seguro em casos de enchente?

Se o seu seguro auto cobre alagamento, o processo para acionamento do mesmo é bastante simples.

Estando em segurança, o proprietário do veículo deve comunicar imediatamente o sinistro à seguradora. Este contato pode ser feito pelos canais de atendimento especificados por cada empresa.

Geralmente, é possível registrar o sinistro online ou por telefone. 

O segurado deverá fornecer as informações solicitadas pelo atendimento e seguir as recomendações para a remoção do veículo. A partir deste momento, a seguradora realizará a vistoria e análise do caso.

A empresa pode ainda solicitar documentos complementares, como um boletim de ocorrência. Neste caso, o segurado deverá apresentá-los para agilizar o processo de liberação. 

Dicas para não correr riscos em períodos de chuvas

Seguro de carro cobre alagamento dicas para não correr risco
Fonte: Pixabay

Saber qual o período de chuvas intensas, que nos deixam mais propensos a enfrentar enchentes, é uma maneira eficaz na adoção de medidas para minimizar os prejuízos.

Mesmo quando o seguro de carro cobre alagamento, o que desejamos é não ter que fazer uso deste serviço e manter o automóvel em segurança.

Com algumas ações preventivas durante um temporal, como ter cuidado ao estacionar o veículo, evitar ruas alagadas e não forçar passagem por elas, podemos evitar danos maiores e o desgaste de ter problemas com o veículo.

1. Cuidados ao estacionar o carro

O local onde estacionamos durante um temporal pode ser crucial para evitar que o carro fique alagado.

Certifique-se de parar o automóvel em regiões mais altas. Estacionamentos e garagens fechadas também são locais que aumentam a segurança.

Evite ainda deixar o carro em aclives (subidas) ou declives (descidas), já que a força da água poderá arrastá-lo, causando danos mais graves. 

2. Verifique regiões mais propensas a enchentes

Seguro de carro cobre alagamento verifique a região
Fonte: Pxhere

A maior incidência de chuvas fortes e alagamentos todo ano serve como alerta para sabermos quais os pontos da cidade que estão mais propensos a enchentes.

Conhecendo as regiões onde o risco é maior, especialmente próximo de casa e do trabalho, é possível tomar medidas como alterar a rota para evitar alguma rua ou encontrar um ponto seguro onde estacionar o veículo.

3. Desvie de vias alagadas

Sempre que possível, não passe por ruas que já sofrem com as enchentes. Procure por caminhos alternativos ou encontre um lugar seguro para se proteger com o veículo.

Além de colocar a vida em risco, o motorista que resolve seguir expõe o carro a sofrer com danos provocados pelo alto nível da água.

4. Não force o carro contra as enchentes

Seguro de carro cobre alagamento não force o carro contra enchentes
Fonte: Pxhere

Não é porque o seguro cobre perda de carro por alagamento que você deve se arriscar nas enchentes. 

Ao forçar a passagem, estamos colocando a própria integridade em risco e expondo o carro a graves danos, como pane elétrica e o calço hidráulico — quando a água trava o movimento do pistão, podendo resultar em ruptura das bielas.

Além de arriscado, insistir em trafegar por ruas alagadas pode resultar na perda da cobertura, com o prejuízo pelos danos ficando todo na conta do motorista.

Se não tiver como evitar a passagem, a orientação é que se observe o nível da água, cruze o trecho alagado em baixa velocidade e não tentar ligar o veículo se o carro morrer. 

5. Desligue o ar condicionado

Manter o ar condicionado ligado no temporal pode ser perigoso, por isso a recomendação é desligá-lo.

Ao fazer uso do item, a água pode entrar na tomada de ar do motor. Se isso acontecer, a possibilidade de ocorrer o calço hidráulico aumenta, podendo resultar em sérios danos ao motor.

6. Atenção ao nível da água

Seguro de carro cobre alagamento atenção ao nível da água
Fonte: Pxhere

O nível da água durante um alagamento serve como indicativo de dificuldade em seguir o caminho, até por ser impossível prever quais obstáculos podem ser encontrados na via.

Quando for necessário cruzar uma região alagada, é essencial que a água não ultrapasse metade ou o centro da roda.

Se isso acontecer, o recomendado é abandonar o veículo e se proteger, uma vez que o carros alagados podem começar a boiar.

7. Locais para abrigo

Durante a enchente, estando ou não em seu veículo, procure se abrigar em locais seguros e cobertos. 

Preste muita atenção na região e evite ficar próximo da correnteza, de árvores e postes e condutores de energia.

Orientações após enchentes

Se o seu veículo foi atingido por uma enchente e o seguro cobre danos causados pela natureza, a primeira coisa a ser feita é registrar o sinistro junto à seguradora. 

A partir desta ação, a recuperação do carro é o próximo passo. Lembre-se de agir somente em acordo com a empresa responsável pela cobertura. 

Faça um check-up do veículo

Seguro de carro cobre alagamento faça um checkup do seu carro
Fonte: Pixabay

Após o resgate do veículo e a análise do sinistro feita pela sua seguradora, faça um check-up do carro. 

É importante identificar a extensão dos danos e o que foi avariado — componentes mecânicos e elétricos, sistemas de ventilação, estofados — para agir da forma necessária para o conserto. 

Inclua a limpeza completa do automóvel

Quando o nível da água sobe muito, o revestimento do carro também acaba prejudicado. Por isso, é importante realizar uma limpeza completa, além dos reparos em peças e outros componentes.

Verifique se a apólice inclui o serviço de higienização e limpeza completa do automóvel. Além da questão visual, esta etapa é importante para evitar a contaminação por microorganismos que podem ser nocivos à nossa saúde. 

Não deixe de contratar o seu seguro de carro!

Ter um seguro de carro que cobre alagamento, e também outras coberturas importantes, deixa qualquer motorista resguardado e protegido dos eventuais incidentes do dia a dia. 

Sabendo da importância deste item, é hora contratar o seu seguro de carro.

Quer acertar na escolha da sua seguradora? Então conte com a ajuda do time da Smove. Com uma equipe especializada, oferecemos um atendimento exclusivo para te ajudar a encontrar o plano mais adequado às suas necessidades.

Faça a sua cotação e encontre as melhores ofertas de seguro do mercado com a Smove. 


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias