Seguro compreensivo: como funciona e o que abrange?

O seguro compreensivo é um dos mais importantes disponíveis no mercado de seguros automotivos. 

Conhecido como “seguro total” ou “seguro completo”, é uma das modalidades mais populares entre os clientes de seguradoras, mas também uma das que mais gera dúvidas nos consumidores.

Criamos um guia completo para você saber o que é, o que protege e as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de seguro auto que pode ser tudo aquilo de que você precisa! Confira!

Faça a cotação do seu seguro compreensivo na Smove e garanta o melhor preço. Solicite um orlamento preenchendo este rápido formulário.

Seguro compreensivo: o que é?

seguro compreensivo o que e
Fonte: Unsplash

No passado, proteger-se contra possíveis perdas era algo que só seria possível mediante a contratação de diversos seguros diferentes. Assim, você poderia ser indenizado em caso de roubo, incêndio, colisão, entre outros.

Hoje em dia, as coisas mudaram. Para evitar que o cliente e a seguradora ficassem confusos diante de tantos pacotes diferentes, foi criada a modalidade compreensiva, ou total.

Quem contrata esse tipo de cobertura concentra vários seguros em um só. Ou seja, esse formato de seguro auto reúne todos os potenciais riscos sob uma mesma apólice, facilitando a vida do segurado e da seguradora.

Isso quer dizer que se seu carro sofrer danos por conta de uma enchente ou precisar de assistência após uma colisão, você estará igualmente protegido e terá direito a indenização.

A grande vantagem, porém, é em relação aos custos. Apesar dos muitos itens protegidos por essa modalidade de seguro, as taxas são reduzidas e o preço não subirá tanto assim em relação a seguros não compreensivos.

Além disso, o segurado tem a opção de contratar coberturas e produtos adicionais à parte, como carro reserva, proteção a acessórios ou outros.

Isso torna possível que o cliente faça a montagem de uma apólice “personalizada”, de acordo com suas necessidades reais, incluindo o seguro total e outras garantias acessórias que possam ser incluídas em contrato.

O que é uma cobertura compreensiva?

Esse tipo de cobertura, como o próprio nome já indica, é bastante compreensiva, ou seja, inclui diversas garantias de proteção e ressarcimento.

Isso quer dizer que o bem segurado estará protegido contra os principais sinistros que possam atingi-lo, como colisão, roubo, furto, danos de eventos da natureza ou incêndio, entre outros.

É como se você contratasse diferentes pacotes de produtos e serviços dentro de apenas uma modalidade de seguro.

A vantagem é que esse tipo de seguro tem uma estrutura modular, com cláusulas menos restritivas. Assim, fica mais fácil para o segurado e a seguradora saberem quais serviços e produtos estão previstos no contrato.

Pode parecer bobagem, mas saber exatamente o que consta em sua apólice pode acelerar os processos burocráticos necessários após a ocorrência de um sinistro.

Afinal, há pouca brecha para interpretações dúbias por parte do cliente e da empresa, e isso  pode resultar no recebimento de indenização com celeridade.

Vigência

A vigência de uma cobertura compreensiva de um seguro automotivo basicamente não sofre nenhuma alteração em relação a outros tipos de seguro: ou seja, funciona como uma apólice tradicional.

A proteção começa e acaba às 24 horas das datas estipuladas no contrato. 

Uma apólice de seguro auto tem duração de 12 meses, contados a partir da data exata do início da vigência do contrato. 

É importante que essa informação esteja bem clara no documento, para que você saiba exatamente quando seu seguro começa a valer e quando acaba. 

Caso você tenha dúvidas, a melhor alternativa é entrar em contato com a seguradora.

Documentação

Seguro compreensivo documentos
Fonte: Pxhere

Os documentos exigidos pela corretora para contratar uma apólice de seguro automotivo com cobertura compreensiva são os mesmos das principais categorias de seguro.

Você deverá apresentar seus documentos pessoais, como CPF e RG, e alguns documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Se você estiver renovando a sua apólice ou trocando de seguradora, você deverá, ainda, apresentar a sua última apólice. 

Nesse documento estão informações importantes para a transação, como a sua classe de bônus, que pode render descontos progressivos a cada renovação de contrato.

Além disso, o documento registra qual foi a sua última seguradora e a vigência do contrato mais recente que você assinou.

O que abrange a cobertura compreensiva no seguro de auto?

A cobertura compreensiva de um seguro automotivo é bastante ampla, ou “compreensiva”. Não é à toa que essa modalidade também é conhecida como “seguro total”.

Assim sendo, você estará protegendo o bem segurado (ou seja, o seu carro) contra os sinistros mais comuns, de colisões a danos decorrentes de fenômenos da natureza.

É preciso, porém, ficar atento a algumas peculiaridades. Apesar de ter cobertura abrangente, esse tipo de seguro cobre apenas os danos causados no veículo segurado.

Ou seja, se você pretende contar com proteção sobre danos a terceiros, é melhor já se preparar para contratar um pacote adicional!

Caso você sinta a necessidade de contratar coberturas opcionais, não se preocupe: diversos produtos e serviços são oferecidos à parte, como assistência 24 horas, chaveiro, proteção a acessórios, entre outros.

A vantagem é que essa modalidade de cobertura pode ser facilmente adaptada, então será possível que você faça a montagem de um pacote de serviços e produtos praticamente personalizado!

Destacamos abaixo os principais itens cobertos pelo seguro compreensivo, para que você tire todas as suas dúvidas antes de contratar a melhor proteção para o seu automóvel. Confira!

Colisão

Se você circula com o seu carro, está sujeito a colisões, que podem culminar em danos parciais ou totais de seu veículo.

Esse tipo de cobertura funciona de duas formas: parcial ou total

Caso os prejuízos decorrentes de uma colisão sejam de até 75% do valor do veículo, a seguradora deverá providenciar os reparos do carro ou o ressarcimento de custos ao cliente.

No entanto, se os prejuízos ultrapassarem 75% do valor do automóvel (ou seja, considera-se perda total) o consumidor terá direito à indenização no valor integral do bem segurado.

Incêndio

seguro compreensivo incêndio
Fonte: Pixabay

A cobertura em casos de incêndio garante ao contratante indenização por qualquer destruição que tenha sido ocasionada pelo fogo.

Ou seja, caso o seu carro apresente uma pane elétrica, como um curto circuito, e acabe consumido pelas chamas, você terá direito a ressarcimento.

Roubo e furto

No Brasil, um carro é roubado a cada minuto, resultando em até um milhão de veículos roubados por ano!

Dessa forma, é importante que o cliente se preocupe com a possibilidade de ter o bem, no caso o carro, subtraído por bandidos, seja com o uso da força (roubo) ou sem contato com o agressor (furto).

É aí que entra a cobertura de roubo e furto: se seu carro for roubado ou furtado, e nunca mais for encontrado, você terá direito a indenização por parte da seguradora.

Se você conseguir recuperar o veículo, mas ele esteja com danos decorrentes do sinistro, você também terá direito a cobertura dos gastos com reparos.

Fenômenos da natureza

Seguro compreensivo fenômenos da natureza
Fonte: Pxhere

Os danos causados a veículos por conta de fenômenos da natureza são cada vez mais comuns. 

Essa categoria inclui prejuízos gerados por queda de galhos ou placas de sinalização sobre o veículo, bem como danos decorrentes de raios, enchentes e granizo, entre outros.

A maior parte dos sinistros causados por danos naturais está prevista nas apólices de seguro mais comuns. Outros danos, porém, só serão cobertos a partir da contratação de pacotes adicionais.

Antes de assinar o contrato, fique atento às condições gerais do seguro automotivo que escolheu e considere suas principais necessidades em relação aos serviços contratados.

Mesmo que você pague um pouquinho a mais por essa proteção, estará se protegendo de gastos que podem ser altíssimos em caso de sinistro.

Cotação para seguro compreensivo

A regra de ouro para conseguir comprar o seguro automotivo ideal para a sua necessidade é a pesquisa de mercado. É importante fazer cotações em empresas confiáveis para conseguir o melhor preço e o melhor serviço.

Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda da Smove! Nossa equipe é especializada em seguros automotivos e poderá identificar os tipos de cobertura mais indicados para o seu perfil de motorista.

Seguro não compreensivo

seguro compreensivo seguro não compreensivo
Fonte: Pxhere

Em geral, os seguros compreensivos costumam ser mais caros que outros tipos de pacote, por concentrarem em apenas uma apólice diversos tipos de proteção.

Por conta disso, nem todo cliente opta por essa cobertura abrangente: alguns consumidores podem escolher pacotes mais simples, como o seguro não compreensivo.

Essa modalidade oferece coberturas mais limitadas, consideradas essenciais, como roubo, furto e perda total do veículo.

Isso não quer dizer necessariamente que um tipo de seguro é melhor do que o outro: a melhor cobertura depende diretamente da sua necessidade enquanto consumidor.

No entanto, é fácil notar que existem diferenças claras entre as duas modalidades. Confira!

Coberturas

O seguro não compreensivo basicamente protege o bem segurado de roubo, furto e perda total do veículo

Ou seja, você não terá direito a ressarcimento financeiro em caso de incêndio, danos decorrentes de fenômenos da natureza, ou outros. 

Essa cobertura não compreensiva tem reflexos no preço final do seguro: você pagará menos por essa modalidade de seguro em relação ao que pagaria por uma cobertura compreensiva. 

Se decidir contratar essa modalidade, tenha em mente de que terá uma cobertura menos abrangente. Fique de olho nas condições gerais de sua apólice para não ser pego desprevenido caso precise acionar a seguradora.

Vantagens

seguro compreensivo vantagens
Fonte: Pxhere

Como é menos abrangente que o seguro total ou completo, o seguro não compreensivo custa menos do que a cobertura compreensiva: pode ser uma forma fácil de economizar na hora de garantir proteção a seu carro.

Além de saber exatamente pelo que você está pagando, você também saberá exatamente a que serviços tem direito em caso de necessidade. 

Como o setor de seguros oferece uma grande variedade de serviços que podem ser contratados à parte, você ainda terá a opção de contratar eventuais coberturas extras de maneira adicional.

Desvantagens

Como já deu pra perceber, o seguro do tipo não compreensivo é menos abrangente em relação ao seguro compreensivo.

Isso quer dizer que oferece apenas uma proteção simples, com algumas poucas coberturas previstas em apólice. 

Se você quiser garantir proteção contra outros tipos de sinistro, será necessário comprar pacotes extras de serviços e produtos, o que pode sacrificar a economia feita ao optar por essa modalidade de seguro.

O seguro da modalidade compreensiva tem uma relevante redução de taxas, já que oferece vários pacotes em um. 

Assim, pode sair mais barato contratar um seguro completo do que um seguro não compreensivo com vários adicionais.

Do contrário, você pode ficar na mão, e no prejuízo, em caso de sinistros não previstos em apólice, como danos causados por incêndio ou fenômenos da natureza, ou, ainda, danos a terceiros.

Como saber se meu seguro é compreensivo?

seguro de carro compreensivo como saber
Fonte: Pixabay

Contratar um seguro automotivo exige paciência e pesquisa. Porém, mesmo se você fizer o dever de casa, pode ser que fique na dúvida sobre termos específicos ou as coberturas contratadas.

Se você não se lembra ou não sabe se o seu seguro é compreensivo, existem algumas medidas que pode tomar para descobrir.

O primeiro passo é consultar cada item de sua apólice de seguros. Verifique se estão previstos sinistros de ocorrência comum, como roubo e furto, colisão, incêndios, danos por fenômenos naturais ou danos a terceiros.

Caso você continue na dúvida mesmo depois de ler a apólice atentamente, o jeito é entrar em contato com a seguradora ou corretora de seguros. Assim, poderá tirar qualquer dúvida sobre a cobertura garantida em contrato.

Como cotar um seguro compreensivo?

Agora que você já sabe tudo sobre seguro compreensivo e decidiu optar por essa modalidade para proteger o seu veículo, chegou a hora de encontrar a melhor alternativa do mercado para o seu bolso!

A cobertura compreensiva está entre as mais populares do mercado e permite, ainda, a contratação de serviços adicionais, como carro reserva ou cobertura de acessórios. 

Fique atento aos produtos e serviços oferecidos pela seguradora de sua preferência e busque solucionar todas as suas dúvidas antes da assinatura do contrato.

Faça agora mesmo a sua cotação com a Smove para encontrar o melhor preço e contratar um seguro total para o seu automóvel!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia Também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias