Seguro Auto Roubo e Furto: O que é, como funciona e vantagens

O seguro auto Roubo e Furto é uma das modalidades mais populares do mercado, e não é difícil entender o por quê.

Apenas em 2019, mais de 1 milhão de veículos foram roubados ou furtados no Brasil, o que significa que um motorista perdeu seu veículo para a criminalidade por minuto!

Conheça o que é o seguro para roubo e furto, como funciona essa modalidade e todas as vantagens para os segurados. Confira!

Seguro auto roubo e furto: o que é?

Ninguém quer ficar no prejuízo depois de ter o veículo roubado ou furtado. É para esses casos que existe o seguro automotivo roubo e furto, oferecido pela maior parte das seguradoras.

O que o segurado cujo veículo não for recuperado dentro do prazo estabelecido em apólice tem direito a indenização integral, com base no valor do automóvel na tabela FIPE.

Caso o veículo seja recuperado com avarias estimadas em mais de 75% do valor do carro, o segurado também tem direito a indenização integral.

Não deixe seu carro desprotegido de ações criminosas! Preencha este formulário para fazer uma cotação de seguro auto roubo e furto na Smove.

Qual a diferença de roubo e furto?

Como o nome dessa modalidade de seguro indica, roubo e furto são coisas diferentes.

Se um criminoso levar o seu veículo sem que você tenha contato com ele, ou seja, se seu carro estava estacionado em algum lugar e você só percebeu o crime ao voltar até o veículo, trata-se de furto.

Caso a vítima tenha contato com o bandido, seja ameaçada ou sofra emprego de violência para subtração do veículo, trata-se de roubo.

Como funciona o seguro em caso de roubo?

Seguro auto roubo e furto como funciona
Fonte: Pxhere

Afinal, como funciona essa modalidade de seguro e por que é tão barata em comparação a outros tipos de cobertura?

O seguro auto roubo e furto protege o cliente apenas das situações em que o veículo é subtraído pela criminalidade. 

Assim sendo, a seguradora não precisa se responsabilizar por outros gastos possíveis, como reparos necessários após um acidente de trânsito, reposição de peças ou indenizações a passageiros ou terceiros.

Ou seja, a seguradora repassa esses custos reduzidos aos clientes, que têm custos com o seguro proporcionais à proteção oferecida. 

A diferença no preço é grande. Como a cobertura é limitada a roubo e furto, o segurado paga até 50% menos que um seguro convencional.

Dessa forma, essa modalidade surge como uma excelente alternativa para motoristas que ainda não contrataram uma proteção para o seu bem por conta dos altos custos dos seguros considerados tradicionais.

Por que contratar seguro auto roubo e furto pela Smove?

Já imaginou contratar um seguro automotivo que vai atender às suas necessidades com um excelente custo-benefício, sem nem precisar sair de casa? Com a Smove você pode!

Nossa empresa oferece planos customizados das melhores seguradoras do Brasil, personalizados de acordo com a sua necessidade e o seu bolso.

Você poderá rodar por aí tranquilo, com a certeza de que terá indenização integral em caso de roubo ou furto de veículos!

Cotação de seguro auto roubo e furto pela Smove

Você pode fazer a cotação de seguro auto roubo e furto pela Smove sem nem sair de casa, pela internet, e sem burocracias desnecessárias!

Tudo que você precisa fazer é preencher um simples formulário em nosso site e esperar pelo contato de um dos nossos profissionais especializados no ramo de seguros automotivos.

Nossa equipe vai reunir propostas personalizadas de seguro, de acordo com o seu perfil de motorista e seus hábitos de direção, para que você escolha a melhor opção para proteger o seu veículo.

Não perca tempo e comece a proteger o seu carro hoje mesmo com a Smove!

Quais são as vantagens na contratação de um seguro auto roubo e furto?

Seguro auto roubo e furto vantagens
Fonte: Unsplash

Além de garantir que o seu investimento não vá por água abaixo caso o seu veículo seja roubado ou furtado, essa modalidade de seguro oferece uma série de vantagens a seus clientes. 

O segurado pode ter o nome sujo em órgãos como SPC e Serasa, não precisa se preocupar com pagamento de franquia, não passa por análise de perfil e idade.

Além disso, essa modalidade pode segurar qualquer modelo de veículo, não importa o ano de fabricação ou se já passou por alguma modificação, como carros rebaixados ou tunados.

Confira as vantagens dessa modalidade de seguro automotivo!

Sem análise de perfil

Como o seguro auto roubo e furto não oferece cobertura para acidentes, incêndios ou outros tipos de sinistro, a contratação é simplificada e a seguradora não faz análise do perfil do cliente. 

Isso acontece porque não interessa à companhia de seguros saber sobre outros riscos aos quais o veículo está sujeito, como colisões ou danos por enchente.

Ou seja, se o cliente bater o carro deverá arcar com o próprio prejuízo. Você só poderá acionar o seguro em caso de roubo ou furto.

Não é consultada a idade do carro

Seguro auto roubo e furto não é consultado idade do veiculo
Fonte: Unsplash

Se o seu carro é mais antigo e é rejeitado para apólices de seguros convencionais, saiba que você será devidamente atendido pela modalidade roubo e furto.

Como a empresa não precisará se preocupar com a reposição de peças do veículo (o que pode ser quase impossível e muito caro se o carro for muito antigo), as seguradoras não consultam a idade do automóvel.

Dessa forma, se você tem um veículo antigo que já foi rejeitado por seguradoras, pode ser uma boa alternativa considerar um seguro roubo e furto para não ficar no prejuízo em caso de sinistro!

Sem preocupação com franquia!

As seguradoras são impedidas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) de cobrar franquia em casos de indenização integral. Nessa categoria se encaixa os sinistros de roubo ou furto.

Isso quer dizer que, se o seu carro nunca for recuperado ou caso seja recuperado com avarias estimadas em mais de 75% do seu valor, você não precisará pagar pela franquia.

A única exceção é na hipótese de o veículo ser recuperado com avarias com custo inferior a 75% do valor do veículo. Nessas situações as seguradoras podem cobrar franquia pelo reparo.

Alguns contratos da modalidade roubo e furto cobrem apenas o roubo ou furto propriamente ditos. Consulte atentamente as condições gerais de sua apólice para se certificar das regras para cobrança de franquia. 

Opções de seguro com rastreador veicular

Seguro auto roubo e furto com rastreador de veiculos
Fonte: Pixabay

A maior parte das companhias de seguro oferecem planos de seguro associados à instalação de dispositivo rastreador no veículo.

Esse aparelho envia dados de localização do automóvel a uma central, facilitando o trabalho da polícia para recuperação do veículo.

Na prática, aumentam substancialmente as chances de o carro ser recuperado após um sinistro de furto e roubo, diminuindo o risco assumido pela seguradora.

Assim, o cliente não precisa receber indenização e recupera seu bem segurado.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Sem consulta no SPC/Serasa

Uma das maiores vantagens do seguro auto roubo e furto é que o cliente não precisa ter o nome limpo em órgãos como o SPC e o Serasa.

Ou seja, mesmo se você tiver restrições em seu CPF, poderá contratar um seguro dessa modalidade sem dificuldades.

Vale lembrar que o custo do seguro roubo e furto é reduzido, assim como as proteções oferecidas. Dessa forma, a seguradora não precisa se preocupar com o histórico de débitos do cliente.

Valores mais acessíveis

Seguro auto roubo e furto valores mais acessiveis
Fonte: Pixabay

O seguro roubo e furto é um dos mais baratos do mercado, chegando a custar até 50% menos que um seguro convencional.

Vale lembrar que a seguradora não tem grandes gastos com o cliente: não precisa repor peças ou custear reparos, já que isso não está previsto em apólice.

Como essa modalidade oferece indenização apenas nas situações em que o veículo segurado não for recuperado, tem valores bem mais em conta do que os seguros tradicionais.

Isso torna o seguro roubo e furto bastante interessante para motoristas que ainda não haviam protegido seu veículo por conta dos altos custos do mercado tradicional de seguros automotivos.

Quanto o seguro paga em caso de roubo?

Se o veículo não for recuperado dentro do prazo estipulado em apólice após roubo ou furto, o cliente terá direito a indenização integral. Mas, afinal de contas, quanto o seguro paga em caso de roubo?

A indenização integral é aquela que a seguradora paga em casos de perda total do veículo, decorrente de colisão, ou quando não existe a possibilidade de o automóvel ser recuperado após um sinistro de roubo ou furto.

Nesse caso, a companhia de seguros deve indenizar o cliente com 100% do valor de cotação do modelo e ano do veículo na tabela FIPE referente ao mês em que ocorreu o sinistro.

O prazo máximo para o pagamento da indenização é de 30 dias a partir da data de entrega dos documentos. 

Se alguma informação for considerada inconsistente ou faltar algum documento, o prazo começará a ser recontado a partir do reenvio dos documentos exigidos pela seguradora.

A indenização será depositada pela companhia de seguros na conta bancária de preferência do cliente.

Afinal, vale a pena contratar um seguro apenas para roubo e furto?

Seguro auto roubo e furto vale a pena
Fonte: Pxhere

Afinal de contas, vale a pena contratar um seguro auto roubo e furto?

O seguro específico para roubo e furto é bastante recomendado para proprietários que não podem contratar um seguro convencional.

Ou seja, pessoas que não foram aceitas por uma seguradora por causa do modelo/ano de fabricação do veículo ou por conta dos altos custos dos seguros com cobertura mais abrangente, entre outros.

Vale lembrar que qualquer tipo de proteção é indicada para que você não arrisque perder todo o seu investimento. 

Apenas em 2019, mais de 1 milhão de automóveis foram roubados no Brasil, uma impressionante estatística de um carro por minuto.

Sem a contratação de um seguro, você arrisca ficar no prejuízo caso seu carro seja subtraído por bandidos. 

Devidamente segurado, você garante o recebimento de indenização caso faça parte da estatística de brasileiros que têm o carro roubado.

Assim sendo, vale a pena contratar um seguro que ofereça cobertura apenas para roubo e furto, pois é melhor uma proteção limitada do que nenhuma proteção.

Em caso de roubo ou furto, como acionar o seguro?

Imagine chegar ao local em que estacionou o seu carro e perceber que o veículo não está mais lá? Ou, pior ainda, ser submetido à violência de um roubo e ter seu automóvel subtraído à força?

O seguro auto roubo e furto funciona exatamente para esses casos.

O cliente precisa registrar um Boletim de Ocorrência e, só então, entrar em contato com a seguradora, que vai avaliar a sua apólice para se certificar de que o segurado tem direito à cobertura por esse tipo de sinistro.

Em seguida, o cliente deverá enviar todos os documentos solicitados pela companhia de seguros, para efeito de comprovação do sinistro. 

A lista de documentos exigidos pode variar de empresa para empresa, mas, em geral, o segurado precisa providenciar CNH, CRLV, comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência.

Dentro do prazo estabelecido em apólice (geralmente de 30 dias corridos), a empresa fará o pagamento da indenização integral estipulada no contrato. 

Caso o veículo seja recuperado antes disso, as condições do veículo serão analisadas em vistoria. Se o carro estiver com danos que superem 75% do valor do veículo, o cliente também tem direito a indenização integral.

Algumas seguradoras oferecem indenização parcial em casos em que o veículo é recuperado com danos de até 75% do valor. Nesse caso, o cliente deve pagar franquia. 

Como fazer cotação de seguro auto roubo e furto na Smove?

Agora que você já sabe tudo sobre uma das modalidades de seguro mais baratas do mercado, está na hora de fazer uma simulação com quem entende do assunto.

Para não ficar no prejuízo se virar vítima da criminalidade, você pode fazer a cotação de seguro auto roubo e furto na Smove, sem sair de casa.

O processo é rápido e desburocratizado, e você pode começar a proteger o seu bem hoje mesmo!

Tudo que você precisa fazer é preencher um formulário em nosso site e aguardar pelo contato de um dos nossos profissionais.

Nossa equipe é especializada em seguros automotivos, e você receberá propostas personalizadas de acordo com a sua necessidade e o seu bolso para proteger o seu veículo.

Não perca tempo e comece agora mesmo a proteger o seu carro com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias