Seguradora de carros: como escolher a melhor para você

Encontrar a seguradora de carros que melhor vai atender às suas necessidades é o grande objetivo de quem está adquirindo um seguro auto para proteger o próprio veículo.

Mas como definir qual empresa é a mais próxima do ideal para você?

Combinando uma boa pesquisa e uma soma de fatores, é possível achar aquela seguradora que tanto procuramos para deixar o carro ou a moto bem protegidos.

Veja o que levar em consideração na hora de buscar a empresa e fechar o melhor seguro para o seu veículo.

Cotação de seguro de carro com especialista

Ter a assessoria de um profissional que conhece os detalhes do serviço é um grande diferencial para escolher a seguradora certa. Na Smove, contamos com um time preparado para avaliar as cotações de seguro auto caso a caso!

Trabalhamos com as principais seguradoras do mercado e garantimos as melhores condições para os nossos clientes, oferecendo segurança e qualidade. Faça seu orçamento

Seguradora de carros: o que é necessário?

Uma boa seguradora de carros será aquela que vai oferecer segurança e suporte, além de dar tranquilidade ao segurado no caso de algum imprevisto.

Portanto, é necessário que a empresa esteja alinhada às suas necessidades e ofereça coberturas e atendimentos que não irão te deixar na mão.

Antes de contratar o serviço, além de fazer uma boa pesquisa sobre a seguradora, verifique quais são as coberturas básicas e se elas se enquadram dentro do que você precisa. 

Neste ponto, saiba que as empresas vêm oferecendo coberturas muito próximas uma das outras atualmente. Portanto, um mínimo detalhe pode fazer a diferença. 

Atente-se também para a disponibilidade da contratada quando você precisar. 

Verifique, por exemplo, em quais lugares a seguradora vai te oferecer suporte e o quão rápido você será atendido — algo que minimizará a frustração diante de alguma eventualidade. 

O que faz uma seguradora de veículos?

seguradora de carros o que faz uma seguradora
Fonte: Pexels

Cada vez mais, estamos expostos aos possíveis imprevistos e emergências quando falamos de automóveis. E o papel da seguradora é resguardar seu beneficiário caso alguma destas situações ocorra. 

Utilizando um meio de transporte ou não, é visível o aumento da quantidade de veículos circulando pelas ruas a cada dia. Com isso, cresce também o índice de acidentes.

Se você tiver a infelicidade de sofrer uma colisão, a seguradora não vai te deixar desamparado. Dentro da cobertura contratada, ela vai te auxiliar e indenizar quando você mais precisar.

Da mesma forma, em situações de furto e roubo, a seguradora irá te proteger e oferecer o respaldo necessário para você minimizar o prejuízo diante desta situação.

É importante ainda que na apólice estejam bem claras quais as condições e responsabilidades de cada parte — seguradora e segurado — para tornar a relação entre elas clara durante o contrato. 

Quais são as principais seguradoras de carros?

Agora que você já sabe quais são os critérios para escolher a melhor seguradora de carros, está na hora de conhecer as principais empresas de seguro auto do Brasil!

Uma das principais vantagens da Smove é que você pode encontrar as maiores referências do mercado de seguros de automóveis em um só lugar. Assim, fica fácil pesquisar por planos de seguradoras confiáveis.

Confira agora quais são as empresas com um alto índice de reputação e que oferecem condições diferenciadas para a contratação do seguro do seu veículo.

HDI

Seguradora de carros HDI
Fonte: Pixabay

A alemã HDI Seguros Auto é uma das maiores seguradoras do mundo, presente em mais de 150 países. Só no Brasil, já são mais de 30 anos oferecendo soluções especialmente adequadas ao mercado nacional.

Entre os carros-chefes da marca, estão o HDI Auto Perfil — um plano de seguro auto totalmente customizado de acordo com o motorista — e o HDI Bate-Ponto, um sistema próprio da seguradora para o atendimento de sinistros de forma eficiente. 

Porto Seguro

Nascida no Brasil, a Porto Seguro Auto tem mais de mais de 70 anos de estrada. Com cerca de 9 milhões de clientes em todo o país, a empresa se consolidou como uma das líderes no segmento de seguros de automóveis.

Para atender os mais variados públicos, a Porto Seguro criou planos com diferenciais exclusivos para cada tipo de cliente, como o Auto Mulher, Auto Jovem, Auto Sênior e o Auto Premium.

MAPFRE

Seguradora de carros mapfre
Fonte: Pixabay

A Mapfre Seguros Auto foi fundada em 1933, na Espanha, onde se estabeleceu como a maior seguradora do país. Aliando tradição, credibilidade e qualidade, a empresa mostrou que é capaz de satisfazer até os perfis de clientes mais exigentes.

Visando criar soluções para diferentes categorias, a Mapfre oferece seus produtos de seguro auto de acordo com vários estilos e veículos: as opções vão desde o Seguro Mapfre Auto até o Auto Caminhão e Auto Táxi.

Zurich

A Zurich Seguros Auto tem a vantagem de poder se classificar como uma das seguradoras mais experientes do mercado mundial — afinal, a empresa suíça nasceu em 1872, e atende desde pessoas físicas até multinacionais.

Entre os seus diferenciais, está a cobertura para carros elétricos e híbridos e o aplicativo Zurich Driver, que possibilita ao segurado ganhar até 25% de desconto na renovação da apólice, além de outros benefícios.

Sompo

Originada no Japão, a Sompo Seguros Auto é parte de um dos maiores grupos de seguradoras do mundo. Atuando há mais de 130 anos, a empresa reúne o conhecimento do mercado local brasileiro à experiência internacional.

Para contemplar as necessidades dos seus clientes, a Sompo Seguros Auto oferece o Clube Sompo de Vantagens, onde é possível encontrar descontos exclusivos em diversos estabelecimentos. 

Há ainda o serviço Reparo Rápido Plus, que garante um atendimento mais rápido e com melhores condições de custo-benefício para pequenos consertos.

Azul Seguros

Seguradora de carros Azul
Fonte: Pixabay

A Azul Seguro Auto faz parte do grupo Porto Seguro, e está operando desde 2004. Simplicidade, competência e um crescimento sustentável são alguns dos valores que levaram a empresa a prosperar no mercado brasileiro.

A seguradora oferece diversas modalidades para contratação, como os planos Azul Seguro Auto Leve, Auto Popular, Auto Roubo e Auto Táxi

Além disso, conta com descontos de 5% a 10% para correntistas do banco Itaú, e oferece condições especiais para veículos com 11 anos ou mais.

Liberty Seguros

Parte de um dos maiores grupos seguradores do Brasil, o principal foco da Liberty Seguros Auto é a experiência dos seus clientes. Hoje, a seguradora é a quinta maior do mundo, e além do seguro auto, também oferece planos residenciais, pessoais e empresariais.

A Liberty disponibiliza planos de cobertura básica montados de forma clara e bem direcionada, para que possa encontrar aquele que melhor combine com o seu perfil. São eles: Auto Perfil, Auto Exclusivo, Caminhão e Auto Consciente.

Aliro

Seguradora de carros Aliro
Fonte: Pixabay

Criada para simplificar o seguro auto e torná-lo mais acessível, a Aliro Seguro é uma das mais novas empresas a oferecer esse serviço. Idealizada pela Liberty, a marca alia inovação e confiança.

Com os planos Seguro Auto P e Seguro Auto M, a Aliro consolida seguros enxutos e sob medida, disponibilizando as coberturas necessárias para que o seu carro possa ser protegido por um preço que caiba no orçamento.

Allianz

Presente em mais de 70 países, a Allianz Seguro Auto proporciona aos seus clientes uma vasta possibilidade de soluções para gestão de ativos e seguros, tornando-a uma das principais comunidades financeiras do mundo.

Ao que tange o seguro auto, a Allianz possui quatro sugestões de pacotes: Compacto, Ampliado, Especial e Exclusivo. Cada um pode ser facilmente adaptado, com opções de planos que incluem diferentes vantagens.

Tokio Marine Seguradora

Seguradora de carros Tokio Marine
Fonte: Pixabay

A Tokio Marine Seguro Auto conecta a solidez e os princípios de um dos grupos seguradores mais antigos do mundo à tranquilidade e adaptabilidade do atendimento brasileiro, o que a tornou uma empresa preparada para atender clientes de todos os tipos.

Com mais de 40 produtos em seu portfólio, a Tokio Marine conta com planos como o Seguro Auto e Auto Clássico, Auto Popular, Auto Roubo e Veículos de Carga.

Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros Auto é uma das empresas líderes no Brasil e na América Latina. A empresa diversifica sua atuação em uma ampla variedade de segmentos, como planos de saúde, odontológicos, seguros de vida e previdência privada.

Seja você correntista do banco Bradesco ou não, é possível encontrar o plano certo para as suas prioridades. Entre as opções estão o Bradesco Seguro Auto, Seguro Auto Mulher, Auto + Residencial e Auto Correntista, entre outras.

Suhai Seguradora

Seguradora de carros suhai
Fonte: Pixabay

Especializada em seguro de furto e roubo, a Suhai Seguradora visa atender aos motoristas que não encontram planos que possam assistí-los nas seguradoras tradicionais. 

Na Suhai, também não há a cobrança da franquia, o que pode tornar a contratação mais simplificada e vantajosa.

A empresa divide seus produtos em seguros para carro, moto e caminhão, oferecendo diferenciais para cada classe.

Generali

A multinacional está presente em mais de 60 países — só no Brasil, já são mais de 90 anos de atuação. A Generali Seguro Auto foi a primeira seguradora estrangeira a chegar ao país, oferecendo seguros automotivos, residenciais e empresariais.

Entre os seus diferenciais está o Seguro Auto Pay Per Use, que permite ao cliente pagar apenas pela quilometragem dirigida, através de uma assinatura mensal.

Qual é a melhor seguradora de carros?

seguradora de carros qual a melhor seguradora
Fonte: Pexels

Não ache que a melhor seguradora de carros será aquela que vai oferecer o serviço mais caro ou mais barato, mas sim aquela cujo o serviço te atenda satisfatoriamente.

E como descobrir qual é esta empresa? Pesquisando, procurando opiniões de quem já teve experiências com a seguradora, analisando as coberturas que serão oferecidas, entre outros. 

Entenda quais critérios devem ser considerados para que você avalie as opções e encontre aquela que melhor vai te atender quando for preciso.

Procure informações sobre a seguradora

seguradora de carros procure informacoes
Fonte: Pxhere

Vivemos a era da informação e a internet facilitou a busca por vestígios daquilo que procuramos — só tome cuidado com a procedência e a confiabilidade do que você vê.

Então, nada melhor que uma boa pesquisa para confirmar a reputação das seguradoras antes de fechar qualquer contrato.

Além de sites especializados, você pode consultar a situação em órgãos responsáveis por regulamentar a categoria, como a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Aproveite ainda as redes sociais para procurar opiniões não só dos amigos, mas de clientes que já utilizam do serviço. 

Comentários e feedbacks deixados nas páginas das empresas podem se tornar valiosas fontes de informação e facilitar a sua escolha por determinada empresa. 

Defina quais são as suas intenções

Qual tipo de serviço ou coberturas você está procurando ao contratar um seguro auto? Definir as suas expectativas é um passo importante para chegar à melhor empresa para te atender.

Além de servir como indicador sobre a empresa, esse fator pode te ajudar a pagar menos pelo seguro. 

Então, faça uma lista daquilo que você realmente vai precisar ao contratar um seguro. 

De que forma você usa o carro, em quais horários, a quais riscos estará exposto. Responder estas perguntas te deixará mais perto de contratar algo de acordo com seu perfil. 

Avalie os termos do contrato

seguradora de carros avalie os termos de contrato
Fonte: Pxhere

Isso é essencial sempre que você vai assinar algo, mas não custa lembrar: esteja atento aos termos que estarão colocados no contrato.

Dessa forma, você estará ciente das obrigações e responsabilidades não só suas, mas também da parte contratada.

Além de evitar eventuais desentendimentos entre as partes, conhecer os termos da apólice te dará segurança para exigir o que é direito e a usar todos os serviços que são oferecidos.

Desta maneira, você acabará evitando gastos por fora que você eventualmente não precise ter.  

Confira o que é ou não é coberto

Saber quais serviços você está contratando é essencial. Assim, você saberá se a apólice está de acordo com as necessidades que o levam a contratar o seguro auto. 

Não custa lembrar que a maioria das seguras oferece um pacote básico muito semelhante, indenizando o cliente em casos de acidente, incêndio e furto ou roubo. 

Para adequar o plano ao perfil de cada pessoa, elas disponibilizam coberturas extras. Antes de contratá-las, veja se são realmente necessárias, caso contrário você poderá estar jogando dinheiro fora.

E fique sempre atento pois novos tipos de cobertura podem ser lançados pelas seguradoras, ou talvez algo que não seja preciso hoje pode ser tornar útil amanhã.

Avalie quais são os descontos e benefícios

seguradora de carros analise descontos e beneficios
Fonte: Pixabay

Sempre é possível encontrar descontos e benefícios interessantes no mercado de seguros. E o que uma empresa talvez não ofereça, você poderá encontrar em outra.

Por isso, fique sempre atento às ofertas antes de fechar um negócio.

Aqui vão dois exemplos simples: as seguradoras costumam oferecer descontos por fidelidade, atraindo o cliente a renovar o seu contrato. 

As empresas de seguro automotivo também podem premiar os motoristas que não se envolvem em acidentes ou perdem pontos na carteira.

Não minta sobre suas informações pessoais

Ser preciso nas informações pessoais é extremamente importante na relação entre segurado e seguradora. 

É com base nestes dados que as empresas calculam o valor do prêmio — o preço que você paga pelo seguro. 

Se algo estiver em desacordo, a prestadora do serviço pode alegar fraude e o pagamento da indenização pode até ser negado em caso de sinistro.

Por isso, não minta nem omita qualquer informação. E sempre que for preciso, atualize a sua situação (casos de mudança, outros condutores), mantendo a transparência entre as partes.

Quais os seguros de carros?

seguradora de carros quais os seguros
Fonte Pxhere

Ao buscar uma seguradora de carros para proteger o seu veículo, você receberá diferentes ofertas de cobertura para ter o máximo de segurança possível. 

Por isso, é necessário filtrar o que é realmente preciso e que vai se encaixar na sua proposta ao contratar o seguro.

Os principais serviços e que costumam integrar um pacote básico são: cobertura em casos de acidente, contra incêndio e em casos de roubo ou furto.

Entretanto, as seguradoras oferecem outras proteções e vantagens que poderão tornar esse pacote mais completo. 

Veja quais são as mais comuns e que poderão te beneficiar na hora de montar uma apólice dentro do seu perfil.

Proteção contra roubos e furtos

Uma das proteções básicas que mais são contratadas na hora de fechar um seguro é para os casos de roubos e furtos

Antes de mais nada, é importante saber que há uma diferença entre um e outro, porque estes serviços podem ser vendidos separadamente, seguindo critério da seguradora. 

O roubo é a apropriação de um bem sob medida violenta ou grave ameaça, enquanto o furto se dá sem que a pessoa perceba que algo foi tomado. 

Caso o veículo seja alvo da ação de criminosos, as seguradoras costumam pagar a indenização total se o veículo não for encontrado.

A indenização também pode ser requerida se o veículo estiver significativamente danificado, com os custos para conserto ultrapassando 75% do valor do carro.

Cobertura em desastres

seguradora de carros cobertura em desastres
Fonte: Pixabay

Nem sempre é possível prever a ocorrência de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra ou chuvas de granizo. 

Por isso, há uma cobertura específica que resguarda o proprietário em casos como esses. 

É comum as seguradoras levarem em consideração eventos como inundações, alagamentos, chuvas fortes ou de granizo, vendavais, queda de árvores, terremotos e outros danos causados pela ação da natureza.

Esta cobertura não costuma ser incluída em pacotes básicos, mas se você fizer sua aquisição, poderá acionar o seguro caso o veículo seja danificado por algum destes fenômenos.

Indenização em perda total

A indenização por perda total acontece em casos de acidentes, capotamentos e quedas do veículo

Quando os danos são tão grandes que o custo de reparo supera 75% do valor do automóvel, é considerado caso de perda total.

Nestas situações, o segurado recebe o reembolso total do valor de mercado de acordo com a tabela Fipe. 

É importante ressaltar que em caso de perda total, quem contrata o seguro fica isento do pagamento da franquia — valor fixo de responsabilidade do segurado, que é estipulado no contrato. 

Seguro de terceiros

seguradora de carros seguro de terceiros
Fonte: Pixabay

A contratação do seguro de terceiros garante a indenização para cobrir prejuízos causados a outras pessoas em casos de acidentes.

Esta cobertura contempla não só motoristas envolvidos em alguma situação indesejada, mas também ciclistas e pedestres.

Com a contratação do seguro de terceiros, que costuma ser um item opcional, o segurado poderá cobrir gastos médicos e materiais. Ele poderá ainda definir um limite de valor que será disponibilizado nestes casos.

Entretanto, é importante lembrar que o acionamento contabiliza como sinistro e pode afetar possíveis bônus em uma renovação.

Seguro de acidentes de passageiros

A cobertura de acidentes de passageiros costuma ser adquirida principalmente por quem usa o veículo para trabalhar com o transporte de pessoas. 

Como o próprio nome diz, ela vai resguardar o motorista e passageiros em casos de acidentes. 

São três as coberturas mais comuns neste serviço: por morte, por invalidez e com despesas médicas e hospitalares. 

Uma dica importante, que vale o alerta: a lotação máxima é considerada nos casos de acionamento do seguro. 

Portanto, se você se envolver em um acidente, mas estiver transportando mais gente do que devia, o seguro poderá não cobrir as despesas. 

Seguro compreensivo

seguradora de carros seguro compreensivo
Fonte: Pixabay

É chamado de seguro compreensivo o mais completo oferecido pelas seguradoras. Esta modalidade contempla vários tipos de proteções, garantindo segurança quase total em casos de imprevistos. 

Justamente por compreender maior número de serviços, o seguro compreensivo é vendido por um preço mais caro pelas empresas. 

As modalidades oferecidas variam de seguradora para seguradora, mas ao menos quatro tipos de proteção costumam estar incluídos: a proteção em casos de acidentes, de roubos, furtos e incêndio.

Este tipo de seguro costuma ser mais indicado para as pessoas que utilizam o carro com maior frequência e estão sujeitas a diferentes riscos, principalmente em viagens ou trabalho. 

Qual o melhor seguro para carros e mais barato?

Definir qual seguro de carros será melhor e mais barato para as suas necessidades é algo muito particular. Nem sempre o que é bom para um vai atender às necessidades do outro. 

Cada pessoa deve entender quais são suas prioridades e intenções ao contratar um seguro, procurando adequar o serviço ao seu perfil. 

É importante saber que o preço pago por um seguro vai variar justamente de acordo com o “pacote” que você contrata, bem como as questões pessoais de cada um.

Para calcular o valor do prêmio, as seguradoras de carros levam em consideração vários aspectos. 

Elas vão considerar: modelo e valor do carro, os tipos de coberturas incluídos na apólice e o perfil de cada segurado, como idade, estado civil, endereço e outros itens.

O que fazer para deixar o custo do seguro mais barato?

Quem deseja encontrar o melhor seguro e os preços mais baratos, que não vão comprometer tanto o orçamento, deve seguir alguns passos importantes.

Primeiramente, encontrar um corretor de seguros de confiança será útil. Além de intermediar as relações com a seguradora escolhida, o profissional vai ajudar a encontrar o serviço mais adequado e os melhores preços. 

Fazer a cotação em mais de uma seguradora também te dará diferentes opções. Pesquise, compare e busque ofertas, mas lembrando que pagar menos nem sempre é garantia de ter o melhor. 

Outra medida que vai ajudar a economizar, e que nem sempre é seguida: antes de comprar o carro, pesquise o valor que vai pagar no seguro. 

Principalmente se você estiver em dúvida entre modelos diferentes, o custo para proteger o veículo pode ser o fiel da balança e te ajudar a gastar menos na contratação de um seguro auto.

Encontre um seguro de carro personalizado!

Com essas informações em mãos, você está pronto para contratar seu seguro auto com tranquilidade!

Ao fazer uma cotação na Smove, você receberá um plano exclusivo, montado especialmente para o seu perfil e necessidades. Nossos especialistas irão assumir essa missão e entregar um serviço de alto padrão.

Preencha o formulário e tenha as melhores vantagens para encontrar a sua seguradora ideal!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia também

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias