Primeiro seguro automóvel: orientações gerais para contratar sem erro

Na hora de escolher o primeiro seguro automóvel, alguns motoristas podem se deparar com dúvidas importantes e que são comuns a quem ainda não tem o veículo protegido.

Comparar preços em diferentes seguradoras, saber o que está sendo contratado e quais as finalidades do seguro são orientações essenciais para fechar um bom negócio.

Assim, é possível diminuir as chances de cometer erros na primeira contratação.

Quer entender mais sobre como escolher seguro auto para o seu carro? Acompanhe algumas dicas fundamentais e outras orientações indicadas para aqueles que nunca utilizaram deste serviço.

Somente na Smove você encontrará os principais planos das melhores seguradoras do mercado. Solicite sua cotação preenchendo este breve formulário e tenha seu veiculo protegido.

Primeiro seguro automóvel: passo a passo para escolher o plano certo

Ter a proteção de um seguro auto é fundamental, uma vez que até mesmo o melhor dos condutores está sujeito a imprevistos causados pela imprudência de outros motoristas.

A boa notícia é que oferecer mais segurança para o veículo e seus passageiros não é difícil.

Contratando um seguro veicular, os motoristas garantem cobertura para uma série de situações que podem ocorrer no trânsito.

O melhor é que acertar na escolha do seu plano de seguro é bem simples. Basta seguir algumas orientações básicas.

Inicialmente, o motorista deve realizar uma cotação, seja com as seguradoras ou corretoras. Pesquise em diferentes empresas para encontrar o pacote ideal para você.

Recebendo as cotações, analise quais coberturas estão sendo oferecidas e assegure-se de contar com as principais e mais importantes para o seu carro (colisões, incêndio, furto e roubo).

Antes de assinar o contrato, leia atentamente a proposta e solicite uma cópia, que será a sua garantia da contratação do serviço.

Depois de confirmado o negócio, é comum que o automóvel passe por uma vistoria, último passo antes da emissão da apólice.  

Como é feita a cotação do seguro automóvel?

Fazer a cotação do seguro auto é algo tão simples que pode ser feito de casa, basta que a pessoa tenha acesso à internet.

É por meio dela que o futuro segurado saberá o valor a ser cobrado e os serviços que serão oferecidos. 

Por isso, é normal que as seguradoras solicitem informações pessoais do contratante e também sobre o veículos. Afinal, estes critérios influenciam no cálculo do preço final do seguro.

Estes são alguns dos itens solicitados na fase de cotação:

  • Marca, modelo e ano de fabricação do veículo;
  • Perfil do motorista (idade, estado civil, sexo, tempo de habilitação, histórico de sinistros…);
  • Local de residência e segurança da região;
  • Frequência de tráfego e finalidade para o uso do automóvel.

É importante a total veracidade destes dados, pois eles serão checados quando o seguro for acionado.

Melhores preços para seguro auto

O custo é uma das principais justificativas dos motoristas para não contratar um seguro auto. Porém, é possível encontrar ótimos preços para proteger o seu carro.

A chave para economizar é pesquisar bem e fazer cotações no maior número de seguradoras.

Se você quer encontrar um seguro auto barato, a Smove pode te ajudar. Trabalhamos com as principais empresas do mercado para oferecer qualidade no serviço aos apaixonados por carros.

Basta preencher um formulário com os seus dados para fazer a cotação. Nosso time vai entrar em contato com planos ideais e as melhores ofertas para o seu primeiro seguro automóvel.

Principais termos para contratar o primeiro seguro auto

Primeiro seguro automóvel principais termos
Fonte: Pxhere

Alguns termos utilizados no mercado de seguros auto podem gerar estranhamento e dúvidas entre motoristas que nunca contaram com uma apólice.

Para tornar tudo mais fácil e evitar confusões, esclarecemos o que as pessoas devem sabem de mais importante no momento da contratação.

Coberturas básicas e adicionais

As coberturas nada mais são do que as proteções garantidas pela apólice de um seguro auto.

Elas podem ser vendidas de forma casada, formando os planos oferecidos pelas seguradoras, ou de maneira isolada, caso comum das coberturas adicionais.

Mas antes, vamos falar das básicas. Como sugerido, são os principais tipos de proteção que um carro deve ter, entre elas as de colisões, incêndio, furto e roubo.

Já as coberturas adicionais são os serviços disponibilizados cuja contratação fica a critério do segurado, por exemplo, cobertura de vidros, cobertura para terceiros, acidentes pessoais de passageiros, entre outras.

Franquias

primeiro seguro automóvel franquia
Fonte: Pxhere

Saber o que é e como a franquia incide no acionamento do seguro auto é muito importante, especialmente por ela influenciar no valor de contratação. 

De forma resumida, franquia é o valor de responsabilidade do segurado no reparo do veículo após o acionamento do seguro. É uma maneira de “dividir” os custos com a seguradora.

Existem diferentes valores de franquia disponíveis e a escolha influenciará no preço.

Vale frisar que nem todo acionamento do seguro exigirá o pagamento desta “taxa” — casos de perda total, por exemplo, estão isentos.

Tipos de seguro de carro

Esteja atento para a existência de diversos tipos de seguro de carro disponíveis no mercado.

Com essa variedade, as seguradoras buscam ampliar o nível de oferta e alcançar um público diversificado, de acordo com suas necessidades.

Na hora de contratar o seu seguro, certifique-se de estar levando o mais indicado de acordo com as proteções que seu automóvel precisa.

O que devo observar ao escolher o primeiro seguro automóvel?

Você já entendeu que existem questões essenciais a serem observadas na contratação de um seguro, certo?

Entenda mais como escolher seguro auto e quais atenções deve ter nessa hora.

Perfil do motorista

Primeiro seguro automóvel perfil do motorista
Fonte: Pxhere

Idade, sexo, estado civil e outras informações sobre o perfil do condutor estão entre os principais motivos para a variação do preço de seguro automotivo

Tanto que um questionário é aplicado para obtenção destes dados.

Porém, já existem planos oferecidos pelas seguradoras para atender diferentes perfis e hábitos de motorista, com a intenção de baratear este custo.

Condutores jovens, por exemplo, costumam pagar mais pelo seguro. Por isso, empresas passaram a oferecer o seguro automóvel para jovens, com valor em conta e serviços customizados ao time de cliente.

Rotina de uso do carro

Com qual frequência você utiliza o seu carro? Sabia que este é um item importante na contratação do seguro?

Veículos que transitam mais por ruas e estradas estão mais expostos a acidentes. Portanto, o valor para protegê-los será mais caro. A finalidade com a qual você dirige (a trabalho, passeio, viagens), pois este fator também é considerado.

Seguradoras

Primeiro seguro automóvel cobertura contemplada
Fonte: Pxhere

Saber escolher a seguradora de carros correta é fundamental, afinal você estará deixando um bem valioso sob proteção da empresa.

Mais do que oferecer as coberturas adequadas, é importante que a seguradora mantenha um bom relacionamento com o cliente e forneça um bom atendimento.

A dica mais importante na sua busca é pesquisar com atenção.

Coberturas contempladas

Na contratação do primeiro seguro automóvel, dê atenção máxima para quais coberturas serão contratadas na apólice.

Elas vão definir o que estará protegido ou não pelo contrato. Atente-se para incluir as que são indispensáveis e lembre-se que quanto mais proteções contratar, maior será o preço do seguro.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Valor do seguro

Já citamos que o valor do seguro é influenciado por diferentes fatores. 

O tipo de seguro e suas coberturas, o veículo segurado e a forma como é utilizado e até o perfil do motorista serão analisados no cálculo. Esteja atento a todos eles para que a contratação do serviço não comprometa tanto o orçamento.

Quando devo acionar o seguro?

Com o seguro contratado, o motorista estará protegido para eventuais incidentes que possam acontecer no trânsito.

Porém, é necessário entender quando ele deverá ser acionado e para quais tipos de sinistros. Confira algumas situações e as recomendações para o uso do seguro.

Pequenos danos

Primeiro seguro automóvel pequenos danos
Fonte: Freeimages

No trânsito do dia a dia, um leve acidente pode provocar pequenas avarias no carro. Será que é um caso em que vale acionar o seguro?

Antes, é preciso saber que o motorista só será indenizado se o prejuízo for maior do que a franquia. Caso contrário, ele assume a responsabilidade pelos reparos.

Mas, se o valor do conserto ultrapassar a franquia, é preciso analisar o caso. Se a diferença for pequena, fazer uso do seguro pode não ser uma boa escolha.

Cada acionamento gera perda da classe de bônus, o que é uma desvantagem, pois quanto maior o bônus, maior o desconto em eventual renovação.

Acidentes causados por um motorista sem seguro

Quem deve arcar com o reparo de veículos envolvidos em um acidente é o motorista responsável pela colisão.

Se você se envolver um um choque com um condutor sem seguro, não acione a sua cobertura. O terceiro deverá desembolsar o valor.

É importante registrar um boletim de ocorrência, que será indispensável em ações judiciais caso o outro motorista negue o pagamento do conserto. 

Acidentes causados por manobristas

A princípio, acionar o seguro para indenizar acidentes provocados por um manobrista que presta serviço não é recomendado.

No caso, o proprietário deve tentar um acordo com a empresa que oferece este serviço, para que ela se responsabilize

Se nada for feito, a recomendação é registrar boletim de ocorrência e, aí sim, fazer o acionamento. Além de cobrir os gastos, a seguradora providenciará a cobrança devida junto ao estabelecimento. 

Motorista sob influência alcoólica

primeiro seguro automóvel motorista sob influência do alcool
Fonte: Pixabay

Qualquer motorista deve saber que bebida e volante não combinam.

Logo, não há dúvidas de que a seguradora pode negar a indenização caso fique constatado que o motorista estava embriagado ao provocar o acidente.

A regra vale tanto para o conserto do carro segurado quanto para o acionamento do seguro para terceiros, caso este faça parte da apólice.

Recomendações para renovação do seguro auto

Na contratação do primeiro seguro automóvel, também é importante que o motorista se atente à duração do contrato para não perder o momento de fazer a renovação.

Geralmente, a vigência do seguro veicular é de um ano. Após a data limite, o veículo perderá a proteção, e será necessário renovar a apólice.

Saiba o que é imprescindível neste momento para manter o automóvel segurado.

Faça novas cotações

Principalmente depois de um tempo com a mesma seguradora, é comum que os motoristas se acomodem e mantenham o serviço com a mesma empresa.

Entretanto, ao realizar novas cotações antes de renovar, é possível economizar

Durante a vigência do contrato, os valores do seguro podem mudar até mesmo dentro da empresa. Com as cotações, o segurado terá ideia do valor de mercado do seguro e, assim, fechar o melhor negócio, com coberturas e serviços adicionais que sejam interessantes.

Esteja atento à classe de bônus

Você não sabe o que é a classe de bônus no seguro auto? Fique tranquilo, pois vamos explicar.

Resumidamente, é uma espécie de “programa de pontos” oferecido pelas seguradoras. A cada ano sem acionar o seguro, o motorista soma um ponto na classe de bônus, que rende descontos na hora da renovação.

Saiba, ainda, que este benefício é transferível. Se você somou 5 pontos com a “Seguradora X”, decidir não renovar e contratar outro seguro, você poderá levar o bônus para a apólice com a “Seguradora Y”.

Renove antes do vencimento da apólice

Primeiro seguro automóvel renove antes do vencimento
Fonte: Pexels

Perder o prazo de vencimento da apólice pode gerar uma série de desvantagens para o motorista.

Além de ficar com o carro desprotegido por um tempo, ele estará sujeito a realizar uma nova vistoria, que vai atrasar ainda mais o início da nova cobertura, e até mesmo a perder sua classe de bônus e os descontos vinculados a ela.

Portanto, se organize para iniciar o processo de renovação do seu seguro auto antes do vencimento do contrato atual e evite dores de cabeça desnecessárias.

Informe sobre mudanças recentes

Toda mudança ocorrida deve ser comunicada à seguradora, se possível até mesmo durante a vigência do contrato, através de um endosso.

Alterações no carro, na forma de utilizá-lo, mudança de endereço ou no perfil do segurado devem constar, afinal elas servem de base no cálculo do preço da apólice.

Se alguma informação estiver em desacordo com a realidade e for constatada pela seguradora em um acionamento, a indenização poderá ser negada.

Contrate o seu primeiro seguro automóvel com a Smove!

Com todas essas dicas e orientações, ficou mais fácil de contratar o primeiro seguro automóvel e proteger um dos bens mais importantes que o brasileiro adquire.

Agora, não dá para perder mais tempo e continuar transitando nas ruas à mercê da sorte.

Conte com a Smove para te ajudar a ter o seguro auto ideal para o seu carro. Faça uma cotação no nosso site, receba atendimento personalizado e exclusivo dos nossos profissionais e adquira as melhores coberturas por ofertas únicas para o seu bolso.


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias