Higienização automotiva: o que é, tipos e dicas para limpar carros

A higienização automotiva é essencial para manter o carro limpo, conservando por mais tempo o aspecto de novo e aquele cheirinho inconfundível de carro bem cuidado.

Mais do que isso, essa limpeza profunda é essencial para manter o carro não apenas limpo, mas também seguro, pois protege motorista e demais ocupantes do veículo de doenças e alergias causadas pelo acúmulo de poeira.

A limpeza adequada precisa ser caprichada, englobando o máximo de componentes do automóvel, para retirar todo tipo de detrito ou sujeira, revitalizando o interior do veículo.

Criamos um guia completo, com tudo o que você precisa saber para manter o seu carro sempre limpinho e bem conservado. Confira!

Higienização automotiva: qual é a importância?

Você sabia que a higienização veicular vai bem além daquela ducha rápida que você dá no exterior do seu veículo, a cada duas semanas?

É isso mesmo que você leu: a higienização interna automotiva é um dos principais passos que você deve dar para manter o seu veículo adequadamente limpo e, consequentemente, seguro.

Afinal, cuidar de um carro é uma tarefa que envolve diversos elementos: é preciso contratar um bom seguro, escolher o combustível adequado, fazer a manutenção regular e… higienizar seu bem da maneira mais adequada!

Assim como você deve cuidar da lataria do seu carro, é muito importante fazer a manutenção e a limpeza do interior do automóvel.

A principal meta da higienização de automóveis é impedir a proliferação de fungos e germes no interior do seu carro, protegendo tanto a saúde do motorista quanto dos demais ocupantes do veículo.

Dessa forma, essa limpeza profunda demanda a desmontagem de algumas peças e a utilização de equipamento adequado para higienização apropriada de certos componentes do carro.

O que é higienização interna de veículos?

Higienização automotiva o que é
Fonte: Pxhere

Você sabe o que é higienização de carros, mas ainda não entendeu como funciona? O processo é mais simples do que você pensa.

Trata-se de uma limpeza bem minuciosa do máximo de elementos internos do automóvel, como todo o revestimento interno, bancos, cintos de segurança, tapetes, painel e até ar-condicionado.

Além da limpeza propriamente dita, os profissionais do ramo ainda aplicam produtos específicos para impedir a proliferação de fungos e germes que possam ameaçar a saúde dos ocupantes do veículo.

Cotação de seguro auto com desconto!

Manter seu veículo limpo não é a única medida que você deve adotar para proteger o seu investimento. A principal preocupação de um motorista deve ser a contratação de um bom seguro automotivo.

A boa notícia é que você pode fazer a cotação de seguro auto barato pela internet, sem sair de casa, com quem mais entende do assunto: a Smove!

Você precisa apenas acessar a nossa plataforma e preencher um formulário com seus dados. Em seguida, é só esperar pelo contato de um dos nossos profissionais especializados em seguro automotivo.

Nossa equipe vai buscar planos personalizados para você e suas necessidades, com um preço que cabe no seu bolso, para que você possa começar a proteger o seu carro o quanto antes.

Durante todo o processo você poderá contar com o auxílio de uma equipe comprometida com a satisfação do cliente, com as melhores soluções do mercado de seguros de carro.

Assim, vai ficar fácil contratar um seguro com as coberturas e os serviços que você realmente precisa, sem gastos desnecessários e com eficiência!

Benefícios da higienização automotiva

Higienização automotiva beneficios
Fonte: Pxhere

Muitos são os benefícios que comprovam a importância da higienização do veículo. Além de proteger a saúde do motorista e seus passageiros, a limpeza pode gerar até economia para o proprietário.

O ar-condicionado devidamente limpo, por exemplo, gasta menos energia para funcionar plenamente do que um ar-condicionado com filtro sujo. Ou seja, a limpeza melhora até o desempenho do seu veículo.

O automóvel higienizado também fica conservado por mais tempo: limpos, os bancos e o revestimento terão a vida útil prolongada e, com isso, seu carro manterá a aparência de novo indefinidamente.

No fim das contas, todas essas medidas acabarão por valorizar ainda mais o seu veículo, garantindo bons valores de revenda caso você decida anunciar seu carro.

Tipos de lavagem de carros

Atualmente, existem diversos métodos de lavagem de carros, desde a mais simples, que dá prioridade à lataria, até a higienização a vapor automotiva e a lavagem de carros especiais.

O proprietário de veículo pode, ainda, recorrer à lavagem à seco, ecolavagem e até lavagem seguida de polimento, entre outros.

Isso quer dizer que o motorista tem um amplo leque de opções caso decida higienizar o seu veículo, podendo escolher aquela que mais atende suas necessidades.

Diferença entre lavagem simples e completa

A grande variedade de tipos de lavagem de carros pode gerar dúvidas na cabeça do motorista: afinal de contas, como saber se devo optar pela lavagem completa de carros ou pela lavagem simples automotiva?

O método mais simples dá atenção especial exclusiva à lataria: o interior é apenas aspirado rapidamente, e os pneus são limpos superficialmente. O motor, porém, não é incluído.

Quanto mais completa a lavagem, mais componentes do veículo serão limpos, como teto, estofados, porta-malas, a parte inferior do automóvel, entre outros.

Como fazer higienização automotiva?

Higienização automotiva como fazer
Fonte: Pxhere

A limpeza interior do automóvel completa deve incluir o máximo de componentes possíveis, do teto ao revestimento inteiro. Confira!

Revestimento interno

A lavagem de estofado automotivo deve ser bastante minuciosa, pois trata-se de um dos componentes que mais acumulam sujeira ao longo do tempo dentro de um veículo.

A limpeza de estofado automotivo inclui a remoção de peças, como bancos, para que o profissional tenha mais espaço disponível para executar seu trabalho, sobretudo na parte debaixo e no porta-malas.

Depois de retiradas as peças, o profissional segue com a limpeza com o auxílio de um aspirador de pó e vassoura úmida, incluindo produtos especiais que facilitam o processo de higienização.

Ar condicionado

Nem todos os motoristas compreendem a importância da higienização do ar-condicionado automotivo, mas saiba que essa medida pode te manter seguro e ainda render uma boa economia!

Se o seu ar-condicionado estiver com os filtros devidamente limpos, o aparelho vai demandar menos energia para continuar funcionando, chegando a 10% de economia no gasto de combustível.

Além disso, os filtros do ar-condicionado acumulam diversos detritos, como bactérias, fungos, pó e muito mais, que podem passar a circular no interior do veículo depois de algum tempo sem limpeza.

Por consequência, quanto mais tempo sem higienização no ar-condicionado, maior a circulação de partículas que geram alergias e doenças do trato respiratório, entre outras.

Bancos

Higienização automotiva
Fonte: Pxhere

A higienização de bancos automotivos vai variar de acordo com o tipo: couro ou tecido têm tratamentos diferentes. O que não muda é a capacidade dos bancos de acumular sujeira.

Em bancos de tecido, a sujeira pode ir muito além da superfície e se entranhar nas fibras mais internas, tornando a limpeza ainda mais difícil.

Os bancos de couro, em compensação, podem acabar ressecados se não forem hidratados regularmente, gerando rachaduras.

A higienização de bancos de carros é, em geral, feita com aspirador de pó e produtos especiais para limpeza, de acordo com o tecido. 

Painel

Você sabia que o painel de seu veículo também precisa ser higienizado de tempos em tempos? Isso inclui volante, pedais, saídas de ar e até o porta-luvas, que assim como bancos de couro, também podem ressecar.

Muitos produtos disponíveis no mercado não apenas limpam como também dão um brilho todo especial à essas superfícies, mantendo a aparência de “novo” por mais tempo.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Teto

Se você limpar todo o seu carro, mas não cuidar do teto, poderá jogar seu investimento de tempo e dinheiro no lixo. Isso acontece porque a sujeira do teto pode descer para o restante do veículo.

A boa notícia é que fazer a higienização de teto automotivo é mais fácil do que parece: como a superfície é mais uniforme, muitas vezes um aspirador de pó e uma escova umedecida podem ser suficientes.

Tapetes

Os tapetes devem ser retirados do veículo antes mesmo de a higienização começar, para evitar que a sujeira do resto do veículo se acumule ali.

Além de lavar as peças de borracha propriamente ditas, também é necessário dar atenção especial ao carpete sobre o qual ficam os tapetes.

Para garantir uma limpeza adequada, além de detergente ou sabão neutro, também é possível utilizar produtos limpadores de carpetes e estofados de veículos específicos.

Cintos de segurança

Depois de cuidar de cada cantinho do seu veículo, não se pode deixar de lado os cintos de segurança, peças que vão diretamente em contato com a pele do motorista e dos ocupantes.

É preciso tomar cuidado se você decidir comprar um produto limpador de cinto de segurança, pois algumas substâncias podem causar danos ao cinto e reduzir sua eficácia enquanto equipamento de segurança.

Na dúvida, o melhor é recorrer a um profissional para a higienização adequada.

Equipamentos para higienização automotiva

Higienização automotiva equipamentos
Fonte: Pxhere

O principal aparelho de higienização de carros é o aspirador de pó, mas muitos equipamentos podem facilitar a vida do motorista na hora de limpar o veículo.

Algumas empresas utilizam, ainda, uma máquina de higienização automotiva que remove manchas mais profundas no estofado e no revestimento interno.

Produtos para higienização de carros

Muitas vezes, não é necessário usar equipamentos especiais para limpar seu carro. Os melhores produtos para higienização automotiva provavelmente já se encontram na sua despensa.

Afinal de contas, os principais produtos que você vai precisar são água, esponja, sabão neutro (ou detergente) e panos de flanela.

Se o seu carro tem revestimento ou bancos de couro, pode ser preciso, ainda, aplicar produtos especiais para hidratação da superfície.

Quando devo fazer a higienização automotiva?

Higienização automotiva quando fazer
Fonte: Pxhere

Se você faz um uso considerado “normal” de seu veículo, o ideal é fazer uma higienização automotiva completa a cada seis meses.

Caso utilize o carro para transportar passageiros, o cuidado deve ser ainda maior: quanto maior a circulação de pessoas dentro do automóvel, mais sujeira se acumula.

Fazer em casa ou com um profissional?

Muitos proprietários não recorrem ao serviço de profissionais para lavar o carro, mas é importante salientar que limpar a parte externa do veículo é bem diferente de higienizar o interior do automóvel.

Como a higienização adequada muitas vezes inclui a aplicação de produtos e substâncias químicas para eliminar manchas, sujeiras e germes, o ideal é recorrer a um profissional especialista nesse tipo de limpeza.

Qual o valor da higienização automotiva?

Higienização automotiva qual o valor
Fonte: Pxhere

Depois de conhecer todos os benefícios, chegou a hora de descobrir quanto custa a limpeza automotiva. 

O preço médio da higienização de veículos varia de acordo com o porte do veículo: ou seja, picapes e sedãs médios terão uma higienização mais cara que veículos populares.

O custo médio fica em torno de R$ 100 para carros simples e R$ 200 para veículos de modelo hatch. Se o veículo é um sedã, o preço sobe para R$ 300. Em picapes e utilitários, a limpeza custa a partir de R$ 400

Higienização automotiva vale a pena?

A higienização veicular vale a pena por diversos motivos: não apenas o carro fica conservado por mais tempo, como o motorista e os passageiros ficam protegidos de doenças e alergias.

Trata-se de uma medida tão positiva que, feita regular e adequadamente, pode até aumentar a economia com gasto de energia e aumentar o valor de revenda do veículo.

Melhores preços para seguros de carro

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer a higienização automotiva, está na hora de contratar um bom seguro para proteger o seu veículo.

Você pode fazer a cotação de seguro de carro barato com a Smove sem sair de casa, sem burocracias desnecessárias e com propostas personalizadas de acordo com seu perfil e seus hábitos de uso do veículo.

O primeiro passo é visitar o nosso site e preencher um breve formulário. Depois, é só esperar pelo contato de um dos nossos profissionais. 

Nossa equipe é altamente qualificada, e vai procurar entre as melhores companhias de seguro as soluções customizadas mais adequadas para a sua necessidade e o seu bolso.

Não perca tempo e comece a proteger o seu veículo hoje mesmo, com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias