Cuidados com o carro: dicas valiosas para manutenção e conservação

Cuidados com o carro devem estar entre as principais prioridades de um proprietário que queira aumentar ao máximo a vida útil de seu veículo.

Um automóvel bem-cuidado tem um desempenho melhor, gasta menos energia e pode poupar o motorista de grandes prejuízos, além de ter bom valor de revenda.

Conheça os cuidados que você deve tomar e dicas imperdíveis para preservar a vida útil do seu veículo!

Cuidados com o carro: saiba como preservar o seu tipo de veículo

Cuidar de um veículo não se limita às manutenções regulares: existem inúmeras medidas que um motorista pode adotar para reduzir desgaste e consumo de combustível, estender a vida útil de peças e muito mais.

Cada modelo de veículo tem suas próprias recomendações de bom uso e manutenção preventiva, e é importante compreender as peculiaridades do carro que você tem na garagem. 

Porém, o que muita gente não sabe é que esses cuidados começam com os hábitos do motorista atrás do volante.

Respeitar o ritmo do seu carro, ficar atento ao uso da embreagem, manter o veículo sempre alinhado e balanceado, em conjunto com outras medidas, podem fazer o seu carro ficar bem conservado por muito mais tempo.

O melhor cuidado que você pode ter com seu veiculo é contratando um seguro auto. Faça sua cotação na Smove preenchendo este breve formulário que vamos encontrar o plano ideal para seu carro e seu bolso.

Como cuidar do seu carro?

Cuidados com o carro como cuidar
Fonte: Pxhere

Muitas dúvidas podem surgir na cabeça do motorista que quer manter o carro em boas condições de uso.

De quanto em quanto tempo devo fazer manutenção? Como cuidar apropriadamente do veículo? Preciso recorrer à ajuda profissional para manter meu automóvel bem cuidado?

Criamos um guia completo para te mostrar como cuidar do seu carro e aumentar a vida útil do seu investimento! Confira!

Invista em um bom seguro de carro!

O primeiro cuidado que todo motorista deve tomar é a contratação de um bom seguro automotivo, antes mesmo de tirar o carro da concessionária.

Afinal, essa é a única forma de proteger o investimento que você fez na compra do veículo em caso de sinistro, como colisão, incêndio, danos por fenômenos naturais, furto e roubo, entre outros.

Para encontrar o melhor custo-benefício para começar a proteger o seu carro o quanto antes, você pode contar com a ajuda da Smove e fazer cotação de seguro auto barato sem sair de casa! 

Você só precisa visitar o nosso site e preencher um breve cadastro. Depois, é só esperar pelo contato de um dos nossos profissionais, com propostas personalizadas de acordo com a sua necessidade.

Não perca tempo e comece a proteger o seu veículo hoje mesmo, com a Smove!

Cuidados com a manutenção do veículo

A manutenção de carros requer alguns cuidados especiais, a fim de preservar componentes essenciais para o bom funcionamento do veículo. 

É preciso ficar atento às condições de funcionamento de freios, bateria, motor, pneus e demais peças e sistemas que não apenas estão ligados ao desempenho do carro, mas também à sua vida útil.

Confira!

1. Freios

É importantíssimo checar as condições do sistema de freios do veículo com alguma regularidade: fique de olho no desgaste de peças como pastilhas e discos, bem como nos níveis de fluido de freio.

Você deve acender o alerta quando perceber que o líquido está abaixo do nível do reservatório recomendado: isso pode significar que seu carro está com algum vazamento.

Nesse caso, é melhor levar o veículo até um mecânico de sua confiança para troca ou reparo de peças e componentes, bem como uma checagem geral dos freios do carro.

2. Bateria

Cuidados com o carro bateria
Fonte: Pxhere

A bateria é um equipamento muito importante para o funcionamento do veículo, pois armazena e distribui a energia para o funcionamento elétrico e eletrônico do carro.

Antigamente, era preciso adicionar água, de tempos em tempos, para resfriamento, mas os modelos mais modernos dispensam essa medida em específico.

Isso não quer dizer, porém, que as baterias estejam isentas de manutenção regular. 

Faça checagens periódicas para conferir a condição dos cabos: eles devem estar sempre limpos, firmes na conexão com os polos da bateria.

Não deixe de testar de tempos em tempos se o funcionamento de alternador, partida, bateria, motor de partida, entre outros, está dentro dos parâmetros adequados.

Se o seu carro fica por longos períodos de tempo parado, lembre-se de dar a partida regularmente para prevenir que a bateria “arrie”.

3. Cuidados com o motor

O motor é uma das partes mais essenciais de qualquer veículo, e seu bom funcionamento é essencial para um bom desempenho do automóvel.

Fique atento a quaisquer alterações, barulhos estranhos e emissão de fumaça, entre outros: assim, você conseguirá diagnosticar precocemente caso o seu motor esteja com problemas.

Quanto antes você descobrir as reais condições de seu motor, menor deverá ser o prejuízo com reposição ou reparo de peças.

4. Correias dentadas

A maior parte dos veículos de passeio que rodam no Brasil tem correias dentadas, componentes responsáveis por manter a sincronia entre o comando de válvulas e a árvore de manivelas do carro.

Importantíssimas para o funcionamento adequado do automóvel, as correias dentadas sofrem bastante desgaste com o tempo, e precisam ser substituídas, em média, a cada 50.000 km rodados.

5. Óleo

Cuidados com o carro Oleo
Fonte: Pixabay

O óleo é um líquido viscoso que serve para lubrificação das partes móveis do motor do veículo e, por isso, deve ser trocado regularmente.

O indicado é fazer a troca de óleo e filtros de acordo com o manual da montadora, para manter o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes dentro dos parâmetros desejados.

Se o motorista não faz a troca regular de óleo, o sistema de lubrificação poderá falhar e gerar avarias no interior do motor.

A boa notícia é que é fácil conferir os níveis de óleo no veículo: com o motor frio, estacionado em uma superfície plana, basta checar a vareta de óleo. 

6. Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é responsável por refrigerar o motor do veículo, evitando o consumo exagerado de combustível e danos a peças, como juntas de cabeçote.

Fique sempre atento aos níveis de água no reservatório de expansão do seu carro: respeite os limites mínimos e máximos para o funcionamento adequado do sistema.

Caso perceba que está havendo um consumo excessivo de água ou algum vazamento, o indicado é levar o veículo para uma avaliação com um mecânico de sua confiança.

Tome cuidado quando o frentista do posto de gasolina oferecer para encher seu reservatório: o procedimento deve ser feito com o motor frio, e sem a adição indiscriminada de aditivos.

Esses produtos podem gerar danos ao motor e devem ser utilizados adequadamente, de acordo com o modelo do veículo e as especificações da montadora.

7. Pneus

O principal fator que pode comprometer o bom desempenho dos pneus é o desgaste. Ao mesmo tempo, o desgaste é um bom indicativo do real problema dos pneus.

Se a área mais gasta estiver no centro da roda, isso pode indicar que a pressão de calibragem dos pneus está sendo maior do que as especificações da montadora.

Caso o desgaste, porém, esteja maior nas laterais do pneu, a pressão pode estar abaixo do recomendado.

Na hipótese de o desgaste estar concentrado em um lado (interno ou externo), o problema provavelmente está no alinhamento da suspensão.

Dessa forma, percebe-se que o principal cuidado com os pneus deve ser a calibragem regular, dentro dos parâmetros adequados, indicados no manual do veículo, incluindo o estepe.

Assim, o carro gasta menos combustível e tem o desgaste desacelerado, ampliando a vida útil dos pneus.

8. Pintura

Cuidados com o carro pintura
Fonte: Pxhere

Carro novinho é igual à pintura brilhante. Por essas e outras, os cuidados com a pintura e a lataria do seu veículo devem estar entre as medidas adotadas para ampliar a vida útil do automóvel.

Mais do que efeito estético, a pintura ajuda a proteger o metal da lataria, diminuindo a oxidação.

Ou seja, depois de qualquer esbarrão ou desgaste, o ideal é cuidar imediatamente da pintura.

Além disso, recomenda-se evitar estacionar debaixo do sol, o que pode ocasionar na corrosão da pintura e maiores possibilidades de o metal enferrujar.

9. Limpeza do veículo

Você sabia que um veículo limpo tem melhor desempenho? A grande vantagem é que você mesmo pode cuidar da limpeza do seu carro, economizando uma baita grana!

Um aspirador de pó, um pano molhado e uma mistura simples de água e detergente neutro devem ser o suficiente para manter o seu veículo limpinho e bem cuidado.

A sujeira pode impregnar e alcançar camadas profundas do estofamento dos bancos e do revestimento interno do automóvel. Logo, para manter a cara de novo do carro é preciso manter tudo sempre limpo.

Se os bancos do seu veículo forem de couro, é preciso atentar às condições do material: o couro pode ressecar com o tempo, e é preciso manter o tecido devidamente hidratado para evitar desgaste precoce.

Dicas para conservar seu veículo

Está na dúvida sobre como conservar o carro? Então, fique atento às dicas imperdíveis para aumentar a vida útil do seu veículo!

1. Ligue o carro e dê tempo ao motor

Cuidados com o carro ligue o carro
Fonte: Pixabay

Você provavelmente leva o seu tempo para acordar de manhã, e com seu carro não é diferente: seu veículo precisará de algum tempo para que o motor aqueça adequadamente.

Dê um tempo ao motor depois de ligar o veículo, sobretudo se o carro estiver abastecido com álcool, em vez de gasolina. 

Não é preciso aquecer o motor, mas basta acelerar com cautela por um tempinho: 20 a 30 segundos serão suficientes para que a lubrificação chegue a todos os componentes.

2. Dirija com cautela

Os cuidados com o carro se estendem ao seu estilo de direção. Tenha bastante cautela na hora de dirigir, pratique a direção defensiva e não abra mão da prudência atrás do volante.

Acelere e freie suavemente e respeite as rotações indicadas no marcador para trocar a marcha no momento certo.

Se você ficar atento e cauteloso na hora de dirigir, vai desgastar menos os componentes e ampliar a vida útil do seu automóvel.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

3. Atenção ao uso da embreagem

Não é raro que algumas pessoas tenham a mania de “descansar” o pé esquerdo no pedal de embreagem, mas saiba que trata-se de uma prática totalmente reprovável.

Dirigir com o pé apoiado no pedal pode acabar desgastando a embreagem e, com isso, diminuir a durabilidade das peças em até metade do tempo!

A vantagem é que descansar o pé na embreagem é um hábito que pode ser facilmente superado: quando estiver dirigindo, mantenha o pé esquerdo devidamente apoiado no chão.

4. Pontos a serem observados antes de estacionar

Cuidados com o carro estacionar
Fonte: Pixabay

Você precisa ter bastante cautela na hora de estacionar, e não apenas para evitar colisões e danos à lataria, mas para aumentar a durabilidade do seu automóvel.

Tome cuidado para não acelerar muito na hora de parar o seu carro em uma vaga em posição de 90 graus ou inclinada: você pode acabar danificando a parte debaixo da lataria, o seu parachoque e até a saia protetora.

Evite estacionar forçando o pneu na guia da calçada. Essa prática pode gerar danos à borracha e afetar a faixa de rodagem do seu pneu.

Além disso, não se esqueça de deixar o veículo com a marcha engatada e o freio de mão puxado!

5. Alinhamento e balanceamento

Manter o seu carro com o alinhamento e o balanceamento em dia é uma prática que rende muitos resultados positivos.

Além de evitar o desgaste precoce dos pneus, alinhar o carro também melhora o atrito entre o pneu e o solo, e aumenta a segurança e dirigibilidade do veículo.

O balanceamento, por sua vez, garante que sua roda vai girar sem a vibração desconfortável em certas velocidades, gerando mais conforto para os ocupantes do veículo e melhorando o desempenho das rodas.

Cuidados com carros novos

Cuidado com os carros novos
Fonte: Pixabay

Você acabou de comprar um veículo zero quilômetro e quer cuidar direitinho do seu bem para aumentar a vida útil do seu investimento? 

O primeiro passo é contratar um bom seguro automotivo, para garantir cobertura diante de sinistros e imprevistos.

Não deixe de levar o veículo para todas as revisões recomendadas, a cada seis meses, em média. É melhor prevenir do que remediar, e poderá se preservar de grandes prejuízos com problemas descobertos tardiamente.

Fique atento a qualquer sinal do motor, como fumaça ou barulhos diferentes, e mantenha as peças sempre adequadamente limpas.

Lembre-se de fazer as trocas de óleo regularmente e mantenha seu carro sempre limpo: é mais fácil manter um veículo em boas condições do que correr atrás do prejuízo depois que o estrago estiver feito.

Cuidados com carros usados

O principal cuidado que um proprietário deve ter com seu veículo é protegê-lo dos principais riscos aos quais está exposto, não importa a idade do carro.

A boa notícia é que existem boas opções de seguro de carros usados que podem oferecer as coberturas que você precisa para assegurar a integridade do seu bem.

Verifique periodicamente os níveis de água do reservatório e óleo, sempre com o veículo com motor frio.

Mantenha seu carro sempre limpo, incluindo o motor, estofados e revestimento interno. Evite estacionar seu carro sob o sol para preservar a pintura.

Lembre-se de levar seu automóvel para alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros rodados, e calibre os pneus regularmente, de acordo com as especificações da montadora.

Se precisar substituir ou reparar peças e componentes, dê sempre preferência à peças originais.

Cuidados com veículos da empresa

Cuidados com o carro da empresa
Fonte: Pixabay

Muitas pessoas usam veículos da empresa no dia a dia, o que representa um risco duplo, ao motorista e à empresa no qual trabalha. Por isso, não se esqueça de providenciar um seguro auto para empresas.

Mantenha uma rotina para prevenir problemas com o carro: confira a condição dos filtros, níveis de água e óleo, bateria, motor, entre outros, com alguma regularidade.

Anote quaisquer problemas que notar com o veículo e não hesite em comunicar eventuais falhas aos gestores, para que o reparo possa ser feito sem danos mais graves ao carro.

Cuidados com carros 4×4

Carros com tração nas quatro rodas, os famosos 4×4, exigem alguns cuidados especiais para manter a durabilidade desejada.

Não utilize a tração 4×4 quando estiver dirigindo no asfalto, a não ser em caso de chuva forte, e fique de olho no velocímetro: é mais fácil perder a noção de velocidade em um carro com grande controle de direção.

Se você for rodar por trilhas, diminua a calibragem dos pneus, para melhorar a tração. Não se esqueça de restabelecer a calibragem correta ao voltar para o asfalto.

Melhores planos para proteger o seu carro! 

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com o carro que você não pode deixar de lado, está na hora de cuidar do seu investimento e fazer a cotação de seguro auto barato.

Conte com a ajuda da Smove para encontrar as melhores seguradoras e os melhores planos para proteger o seu veículo sem sair de casa.

Visite o nosso site e faça uma cotação com nossa equipe especializada, sem burocracias desnecessárias e com toda a eficiência que você precisa.


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias