Como contratar um seguro de auto: cuidados e dicas

Você sabe como contratar um seguro de carro que vá atender a todas as suas necessidades, sem precisar pagar preços exorbitantes?

O mercado de seguros automotivos é tão abundante que pode ser difícil escolher, entre tantas opções disponíveis, o melhor seguro para o seu carro.

A tarefa é difícil, mas não impossível! E vamos te ajudar no processo! 

Montamos um guia completo, com cuidados e dicas para que você saiba identificar os serviços essenciais e os melhores pacotes para proteger o seu veículo. Confira!

Como contratar um seguro de carros: o que você precisa saber

Na hora de contratar um seguro de carro, é importante levar vários aspectos em consideração, para se certificar de fazer uma boa escolha.

A cobertura contratada é suficiente para proteger você dos principais riscos? A seguradora tem boa reputação? O preço cobrado pelo prêmio e pela franquia é justo? E por aí vai…

Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa caprichada antes de fechar negócio! Assim você evita contratar serviços que podem ser desnecessários, protege o seu bem e, de quebra, ainda economiza!

Vamos explicar passo a passo como contratar um seguro de carros que seja ideal para a sua necessidade! Confira!

Não perca tempo, proteja seus bens! Solicite um orçamento de seguro veicular na Smove preenchendo este pequeno formulário.

Por que contratar um seguro auto?

Como contratar um seguro por que contratar
Fonte: Pixabay

Quem pensa em comprar um carro, precisa considerar vários gastos: o valor do veículo, média de gasto de combustível, preço médio das peças de reposição e… o seguro automotivo!

Não importa se você está comprando um veículo novo ou seminovo, recomenda-se que o automóvel seja coberto por um seguro antes mesmo de deixar a concessionária

Assim, você se protege de eventuais prejuízos decorrentes de sinistros, como colisão, roubo e furto, incêndio, e muito mais.

Além das coberturas essenciais, boa parte das seguradoras oferece benefícios e vantagens a seus clientes, como descontos em serviços de chaveiro para residências, seguro de vida, entre outros.

Como contratar um seguro de automóvel pela internet

Você sabia que é possível contratar seguro automotivo sem sair de casa? É isso mesmo! Hoje em dia, várias seguradoras oferecem a comodidade de fechar negócio pela internet!

Todo o processo pode ser feito online, desde a cotação entre múltiplas empresas até a entrega da apólice.

No entanto, como a rede mundial de computadores tem possibilidades e ameaças praticamente infinitas, é preciso tomar alguns cuidados para se certificar de contratar um seguro com segurança e eficiência.

Consulte a reputação da seguradora e se a empresa é devidamente registrada nos órgãos de fiscalização.

Seja honesto ao apresentar suas informações na hora de cotar o seu seguro automotivo. As empresas podem, e vão, checar os seus dados, e você pode acabar no prejuízo caso seja constatado que você omitiu informações.

Faça várias cotações na internet e avalie os diferentes preços, coberturas e condições de pagamento disponíveis de mercado.

A maior parte das empresas oferece opções para que você customize o seu seguro, permitindo que você monte uma apólice personalizada. 

Antes de fechar negócio, procure saber se a empresa tem bom atendimento e se a comunicação é eficiente.

Além disso, não deixe de entrar em contato com a seguradora ou o corretor de seguros caso tenha alguma dúvida. É melhor esclarecer tudo antes de assinar contrato!

Cotação de seguro auto com as melhores seguradoras

Você pode fazer uma cotação de seguro de carro com as melhores seguradoras, sem sair de casa, em um processo totalmente online: é só contar com a Smove!

Nosso sistema é rápido e eficiente, sem burocracias desnecessárias. Basta preencher um formulário em nosso site e aguardar pelo contato de um dos nossos especialistas, com propostas personalizadas para você!

Dicas e cuidados de como contratar um seguro de automóveis

Como contratar um seguro dicas e cuidados
Fonte: Pxhere

Contratar um seguro de automóveis pode ser uma tarefa complicada, mas que fica bem mais fácil se você seguir alguns passos simples.

A informação será uma poderosa arma na hora de fechar negócio. 

Procure saber sobre os tipos de cobertura mais indicados para a sua necessidade, qual a reputação da seguradora, as opções extras disponíveis e tudo mais que puder te ajudar a fazer uma escolha consciente!

Confira abaixo as nossas dicas e os principais cuidados que você precisa seguir para proteger o seu carro com eficiência e economia!

Analise a sua real necessidade do seguro auto

Você trabalha com o carro ou usa apenas para lazer? O automóvel fica estacionado em garagem ou na rua? Você é o único condutor do veículo?

Faça uma análise sobre seus hábitos de uso do veículo para identificar possíveis riscos que você possa correr e, a partir daí, procure o tipo de cobertura mais adequado para o seu perfil.

É preciso ser sincero sobre a sua real necessidade em relação a um seguro automotivo, para não contratar serviços demais ou de menos. 

Pesquise bem as seguradoras

Como contratar um seguro pesquise bem
Fonte: Pixabay

Tão importante quanto saber como funciona o seguro que você está contratando, é saber de quem você está contratando

Informe-se bem sobre as principais seguradoras do mercado e desconfie de empresas que não pareçam idôneas ou façam ofertas generosas demais.

Se possível, peça indicações a amigos e pesquise sobre a reputação da empresa na internet. É melhor prevenir do que remediar!

Procure fechar negócio com seguradoras confiáveis e bem conceituadas no mercado.

Procure um modelo de franquia de acordo com seu perfil

Os pacotes de seguros automotivos podem ter vários formatos de franquia, como franquia reduzida, franquia simples, franquia isenta ou muitos outros. 

Lembre-se de que o preço que você vai pagar pela franquia é inversamente proporcional ao prêmio do seguro. Ou seja, se você contratar uma franquia reduzida, pagará mais caro pelo seguro.

O inverso também se aplica: se você quiser pagar menos pelo seguro, provavelmente pagará mais pela franquia caso precise acionar a seguradora.

Busque aquele modelo de franquia que for mais adequado ao seu perfil e faça as contas para contratar o melhor custo-benefício!

Talvez valha a pena pagar um pouquinho mais no prêmio para conseguir algum desconto na ocorrência de um sinistro, quando precisar acionar a seguradora.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Lembre-se! O valor do seguro muda de acordo com o veículo

O valor do seguro varia de acordo com o modelo de veículo que você tem. Se o seu carro está na lista dos mais visados para roubo ou tem peças de reposição caras, é possível que você vá pagar mais pelo seguro.

Se possível, consulte os valores médios de seguro antes mesmo de comprar o seu veículo. Assim, você poderá optar por outro modelo se quiser economizar com os custos de seguro automotivo.

Não omita suas informações

Se você omitir ou mentir sobre suas informações, poderá ter problemas na hora de receber sua indenização em caso de ocorrência de sinistro.

A empresa pode usar divergências nas informações para negar o pagamento de indenização. Seja sincero para evitar dor de cabeça!

A honestidade pode até ser recompensada: suas verdadeiras informações podem te render desconto e você nem sabe! 

Se você estiver em uma união estável ou tiver se casado desde a última renovação de contrato, por exemplo, você pode ter algum abatimento no valor do prêmio.

Veja bem quais as coberturas que a seguradora oferece

Como contratar um seguro veja bem as coberturas
Fonte: Pxhere

Procure se informar a respeito dos tipos de cobertura oferecidas pela seguradora.

Dessa forma, você garante que vai contratar a melhor opção para a sua necessidade e terá proteção na hora em que mais precisar!

Explore as possibilidades de descontos com o corretor

O preço do seguro varia de acordo com o perfil do motorista, e isso quer dizer que é possível conseguir economizar um bom dinheiro ao contratar a proteção para o seu veículo.

Converse com seu corretor de seguros a respeito das possibilidades de descontos. Esse profissional saberá te orientar sobre formas de economizar ao contratar o seguro sem abrir mão das coberturas essenciais.

Além disso, procure saber a respeito da sua classe de bônus: se você não tiver acionado a seguradora desde a última renovação de contrato, terá direito a descontos progressivos.

Atenção nas opções extras do seu seguro

Como contratar um seguro atenção nas opções
Fonte: Pxhere

Em muitos casos, você poderá contratar coberturas adicionais para “rechear” a sua apólice e garantir a proteção que precisa.

Os principais tipos de cobertura vão incluir proteção contra colisão, incêndio, roubo e furto. 

As coberturas adicionais mais comuns são danos a terceiros, APP (para passageiros), assistência 24 horas, entre outras.

Esses itens opcionais serão cobrados à parte, ou seja, cuidado com a quantidade de serviços contratados para não pagar a mais sem necessidade!

Procure saber se a seguradora é registrada na Susep

Verifique se a seguradora que você pretende contratar é registrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização de seguros. 

Você pode fazer a consulta online, com o número de registro e CNPJ da seguradora.

Contate a seguradora sempre que houver dúvidas

como contratar um seguro contate a seguradora sempre que precisar
Fonte: Pixabay

Contratar um seguro automotivo é uma atitude importante e que pode gerar consequências como prejuízos ou vantagens. Assim, é importante só fechar o negócio quando estiver com todas as suas dúvidas esclarecidas.

Entre em contato com a seguradora ou o corretor de seguros sempre que tiver dúvidas a respeito de seu seguro. 

Pesquise se a seguradora tem boa avaliação de seus clientes

A internet pode ser a sua maior aliada na hora de contratar um seguro para o seu carro. 

Entre em fóruns especializados, sites de busca e plataformas como o Reclame Aqui para se informar sobre a reputação da seguradora entre os clientes.

Pergunte a seus amigos mais próximos sobre a experiência deles com essa empresa, e só assine contrato se estiver ciente a respeito da confiabilidade da seguradora. 

Se você só ouvir reclamações e experiências negativas, pode ser melhor voltar à estaca zero de pesquisa de mercado para evitar sustos e prejuízos!

Leia atentamente o contrato antes de fechar

Como contratar um seguro leia atentamente o contrato
Fonte: Pxhere

A regra de ouro do mercado de seguro automotivo é: leia atentamente o contrato antes de fechar negócio!

Fique atento a respeito das condições gerais da apólice e busque esclarecer todas as dúvidas que surgirem no processo. 

Informe-se sobre as coberturas contratadas e certifique-se de que terá a proteção que necessita.

É muito mais fácil corrigir informações ou trocar o serviço antes de assinar o contrato do que depois da emissão da apólice!

Fatores que influenciam em como contratar um seguro

Uma das primeiras dúvidas que surgem na cabeça de quem quer contratar um seguro é: quanto vou pagar? 

Por conta disso, o valor final do seguro costuma ser um dos itens que levamos mais em consideração na hora de fechar negócio.

O preço do seguro vai variar de acordo com uma série de fatores, o que significa que dois condutores com o mesmo tipo de carro podem pagar preços bem diferentes pelo seguro auto.

As seguradoras vão avaliar o seu perfil de motorista, como idade ou estado civil, para determinar os riscos que você representa. Até o seu endereço de residência entra na conta!

Além disso, o modelo de carro será determinante no valor final do seguro: o veículo é muito visado por bandidos? Qual a relação de roubo/frota? As peças de reposição são muito caras ou difíceis de achar?

Mas o principal fator a definir o preço do seguro são as coberturas contratadas. 

Os planos mais básicos costumam ser mais econômicos, mas protegem contra uma quantidade menor de sinistros. 

Caso você prefira contratar uma cobertura mais abrangente, pode se preparar para desembolsar uma grana a mais pelo prêmio do seguro!

O tipo de franquia também será importante para definir o preço do seguro. Quanto menos você pagar pela franquia, mais caro será o prêmio. E vice-versa.

Cote seu seguro de carros na Smove!

Como contratar um seguro de carros com desconto? A melhor forma de encontrar o menor preço é com muita pesquisa de mercado!

Para fazer cotação de seguro de carro mais barato, conte com a Smove!

É só preencher um breve formulário online e esperar pelo contato de um de nossos profissionais especializados em encontrar as melhores opções do mercado para a sua necessidade.

Dessa forma, você pode começar a proteger o seu carro hoje mesmo, direto do conforto da sua casa, sem burocracia e com muita rapidez!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias