Como comprar carro: guia prático para veículos novos e usados

Saber como comprar carro é essencial para não gastar mais do que precisa na hora de adquirir um veículo, seja ele novo ou usado.

A boa notícia é que é possível seguir alguns passos e dicas para fazer uma escolha acertada e não comprometer o orçamento.

Criamos um guia completo, com dicas práticas imperdíveis para comprar automóveis novos ou usados. Confira!

Comprando seu carro novo ou usado, não deixe de fazer um seguro auto na Smove! Preencha este breve formulário que vamos ofertá-lo planos ideais para seu veiculo e seu bolso.

Como comprar carro: o que considerar na hora da escolha?

A compra do carro deve ser uma atitude bem pensada e calculada: o futuro proprietário precisa descobrir qual o modelo mais adequado à sua necessidade, quanto vai gastar para adquirir e manter o bem, entre outros fatores.

Mas, afinal de contas, o que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para você?

Antes de tudo, faça uma avaliação de suas condições financeiras e descubra se está realmente pronto para fazer esse investimento. Conheça seu patrimônio e seus gastos, assim como seus rendimentos.

O próximo passo deve ser uma ampla pesquisa, comparando preços e modelos de veículos, bem como regras de financiamento e preço médio do seguro automotivo para cada modelo, entre outros.

Quanto mais informação você acumular, melhor será a escolha feita.

Novo, usado ou seminovo?

Como comprar um carro novo usado ou seminovo
Fonte: Pxhere

Um dos principais fatores a serem considerados pelos futuros proprietários de automóvel é que tipo prefere: carros novos, seminovos ou usados

Ao fazer a escolha mais adequada ao seu bolso e necessidade, é o momento de pesquisar como comprar um carro usado, dicas na hora de comprar um seminovo e qualquer outra informação que possa ser útil.

Melhores planos para seguro de auto

Se você adquirir um carro usado, seminovo ou novo, seu próximo passo deve ser a contratação de um seguro automotivo, para proteger o seu bem e o seu investimento diante de imprevistos.

A vantagem é que você pode fazer a cotação de seguro automotivo com comodidade, sem sair de casa, com a ajuda de profissionais especializados: é só contar com a Smove!

O motorista tem, inclusive, a chance de fazer simulações antes mesmo de adquirir o veículo, para escolher o modelo cujo seguro será mais em conta.

O processo é rápido, sem burocracias desnecessárias e pode ser feito pela internet! Basta acessar nosso site e preencher um breve formulário.

Depois, é só esperar pelo contato de nossos especialistas, com propostas personalizadas de acordo com o seu perfil e hábitos de direção.

Qual a melhor forma de comprar um carro novo?

Afinal, qual a melhor forma de comprar um veículo? O primeiro passo é descobrir o que seu orçamento permite.

Será possível comprar o carro à vista? Você precisará recorrer a um financiamento? Ou será melhor optar por um consórcio?

Vamos te ajudar a escolher o formato mais adequado para o seu bolso, confira!

Financiamento

Se você não terá dinheiro suficiente para comprar um carro à vista, uma das alternativas é recorrer a um financiamento, junto a uma instituição financeira ou com a própria concessionária.

É importante avaliar quanto de entrada você poderá pagar: quanto maior o valor, menores os juros e/ou o número de parcelas. 

Você pode e deve tentar negociar boas condições de pagamento, bem como vantagens (como primeiro IPVA ou emplacamento grátis) junto à instituição financeira que lhe conceder o financiamento.

Além disso, lembre-se de contratar um seguro de carro financiado para já sair com o seu veículo devidamente protegido da concessionária e preservar o seu investimento.

Consórcio

O consórcio é uma boa alternativa para quem não tem nenhuma reserva para oferecer de entrada, ou quer evitar os altos juros do financiamento tradicional.

Esse sistema funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas é reunido sob uma apólice administrada por uma instituição financeira, para poupar dinheiro para compra de um bem.

Assim, as mensalidades pagas por cada membro do grupo são revertidas na compra de um veículo (ou mais, a depender do consórcio) por mês, até que todos tenham seu próprio carro.

Os membros do grupo podem adquirir a carta de crédito equivalente ao valor de um veículo por meio de sorteio ou lance.

A vantagem é que o consórcio é um sistema praticamente isento de juros, e o participante terá as parcelas ajustadas a partir do valor de um modelo de veículo.

O que precisa para comprar um carro?

Como comprar um carro o que você precisa
Fonte: Pxhere

E agora, como comprar um carro? Qual o próximo passo para realizar o sonho do carro na garagem?

Confira a relação de documentos que você precisará apresentar para comprar um veículo!

Documentos para compra de um carro novo

Ao comprar um carro zero quilômetro, é provável que a concessionária ofereça o serviço de regularização da documentação do veículo. 

Caso contrário, será preciso tomar as providências pessoalmente ou com o auxílio de um despachante, num prazo de até 15 dias.

O proprietário deverá apresentar cópias e a via original de seus documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência.

Para regularizar o veículo é preciso apresentar, ainda, uma cópia da nota fiscal do veículo, bem como o Renavam e nota fiscal da concessionária ou revenda (original ou eletrônica).

Também é preciso registrar um decalque legível do chassi, e comprovar o pagamento de taxas referentes ao primeiro registro e emplacamento do automóvel.

A documentação deverá ser apresentada dentro do prazo à uma unidade de atendimento do Detran, onde o proprietário poderá emitir guias para pagamento de IPVA e DPVAT. 

Só após os pagamentos o proprietário do veículo poderá solicitar a emissão do DUT, do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e de um documento em que conste o número da placa. 

Depois do emplacamento, você estará finalmente apto para rodar pelas vias brasileiras com seu carro novinho!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Documentos necessários para compra de veículo usado

Para a compra de um veículo usado ou seminovo, o processo é diferente.

Antes de tudo, você precisará solicitar ao dono anterior do veículo o Renavam, dado imprescindível para conferir a situação do carro junto ao Detran.

Nessa etapa, é importante conferir também a situação do chassi do veículo: certifique-se de que o número registrado no documento é realmente referente ao automóvel que você quer comprar.

Se não houver nenhuma pendência ou irregularidade que possa prejudicar a transação, está na hora de juntar a sua documentação. 

Providencie o CRLV, além de vias originais e cópias de seus documentos pessoais e dos documentos do vendedor: RG, CPF e comprovante de residência.

Solicite ao dono anterior os comprovantes de pagamento do IPVA referente aos últimos três anos, assim como o comprovante de quitação do seguro obrigatório nesse período.

Você deverá, ainda, providenciar o recibo de transferência (com firma reconhecida, constando data e assinaturas) e um decalque com o chassi do automóvel.

Se o veículo que você está adquirindo foi importado, não se esqueça de providenciar a 4ª via da Guia de Importação.

Na hipótese de o automóvel ser comprado de um vendedor de outra cidade, o veículo deverá ser vistoriado e novamente emplacado. 

Você também deverá providenciar uma certidão negativa de multas, roubo e furto na cidade de origem do automóvel que você quer comprar.

O Documento Único de Transferência deve ser emitido até 30 dias depois da compra. Após o fim do prazo, você poderá ser autuado por infração grave, com multa e perda de 5 pontos na CNH.

Dicas ao comprar um carro

Como comprar um carro dicas
Fonte: Pxhere

Confira dicas imperdíveis para comprar um veículo com segurança!

1. Foque no que você quer e precisa

Avalie bem as suas necessidades, e compare o tipo de veículo que você quer e o tipo que você realmente precisa. 

Vai viajar muito e precisa de espaço no porta-malas? Tem família grande? Você vai circular por estradas de terra ou apenas no asfalto? 

Foque exclusivamente em suas necessidades para não cair na tentação de adquirir um veículo que não é adequado a sua rotina ou seus hábitos.

2. Organize um planejamento financeiro

Depois de escolher o modelo que melhor atende as suas necessidades, você deverá se certificar de ter orçamento suficiente para a compra.

Existe uma grande variedade de modelos e preços de veículos, inclusive dentro de uma mesma categoria, e é importante escolher um veículo que você tenha condições de pagar.

O ideal é que o gasto com a aquisição do novo automóvel seja limitada a um terço da renda total do proprietário. Ou seja, não comprometa mais que um terço dos seus rendimentos com financiamento ou consórcio.

3. Estude as opções disponíveis

Como comprar um carro estude as opções
Fonte: Pixabay

Existem carros com preços populares para revenda, mas custos de manutenção bem caros. Dessa forma, antes de fechar negócio, faça uma pesquisa caprichada sobre componentes do veículo, peças e revisão periódica.

Faça simulações de seguros automotivos e gasto com combustíveis, avalie os índices de sinistralidade (como roubo e furto) dos modelos que está levando em consideração.

Assim, você saberá exatamente que tipo de gasto terá de tempos em tempos, e poderá fazer uma compra ainda mais consciente.

4. Onde comprar carro?

Se você vai comprar um carro, deve procurar profissionais e/ou empresas de confiança, com boa reputação no mercado, para evitar dores de cabeça e prejuízo.

Além de optar por concessionárias e lojas com credibilidade, fique atento para ofertas irresistíveis na internet: faça uma pesquisa caprichada do histórico do vendedor e desconfie de preços baixos demais.

5. Melhores carros para primeira compra

Afinal de contas, como saber qual carro comprar? Mais uma vez, vale a dica da pesquisa.

Fique de olhos em listas de veículos mais vendidos e dê preferência a modelos com custo baixo de revisão e manutenção.

Em geral, as melhores opções para quem vai comprar o primeiro carro são veículos pequenos, preferencialmente com direção hidráulica, que são mais econômicos.

6. Faça um test drive

Como comprar um carro faça um teste drive
Fonte: Pixabay

Antes de fechar negócio, não deixe de fazer um test drive. Essa dica também se aplica a quem está na dúvida sobre dois ou três modelos de veículo.

Assim, você saberá se pequenos detalhes, como formato e altura dos bancos, do painel e do volante, vão ser adequados ao seu perfil ou necessidade. 

Dicas para comprar carros usados

Se você vai comprar um carro usado, precisa tomar algumas precauções para proteger o seu investimento. Confira!

Onde comprar carros usados de confiança?

Se está comprando um veículo seminovo ou usado, avalie as condições de conservação do automóvel e, se possível, peça a avaliação de um mecânico.

Faça uma pesquisa sobre a reputação do vendedor ou da loja e confira as condições da documentação do veículo antes de fechar negócio.

Por fim, não deixe de contratar um seguro de carros usados, para se prevenir em relação a prejuízos e imprevistos.

Dicas de carros usados para comprar

Como comprar um carro usado
Fonte: Freeimages

Você decidiu adquirir um veículo seminovo. Mas, e agora? Qual carro usado comprar?

A lataria brilhante importa menos que a quilometragem percorrida. Evite comprar veículos com mais de 100 mil quilômetros rodados.

Verifique com atenção os carimbos de revisões e as notas fiscais de eventuais serviços que tenham sido executados no veículo.

Fique de olho nas condições gerais de peças e componentes do veículo, de preferência sob a orientação de um bom mecânico.

Confira as listas publicadas por veículos especializados sobre os modelos mais vendidos, seus prós e contras.

Como comprar carro para PCD?

Pessoas com deficiência (PCD) podem comprar carro com desconto para deficientes, com isenção de impostos e taxas variadas, como IPVA, ICMS, IPI e outros, de acordo com o modelo do veículo. 

A boa notícia é que os benefícios podem ser utilizados pela própria PCD ou seu responsável (caso o titular seja menor de 18 anos ou incapaz), e as isenções podem ser utilizadas a cada dois anos.

Para conferir as condições, regras e todos os detalhes, não deixe de conferir nosso post sobre seguro auto para PCD!

Como comprar carro com CNPJ?

Como comprar um carro CNPJ
Fonte: Freeimages

Você poderá adquirir seu novo veículo como pessoa física, com seu CPF, ou pessoa jurídica, a partir do seu CNPJ.

Muitas montadoras oferecem condições especiais para empresas, como descontos ou vantagens, e o abatimento pode chegar a 30% do valor total do veículo.

Confira todos os detalhes em nosso artigo “Seguro auto para empresas”.

Como comprar carro barato?

Você já sabe tudo sobre como adquirir um carro, e agora está na hora de descobrir como comprar carro mais barato!

Escolha exatamente o modelo, a cor, os equipamentos e tudo mais que puder definir o seu veículo. Em seguida, faça uma ampla pesquisa para comparar ofertas.

Faça avaliações de seu veículo usado, caso tenha, para vendê-lo pelo melhor preço.

Informe-se a respeito de programas de benefícios e descontos da montadora escolhida. Algumas empresas oferecem até 30% de desconto para compra de veículos novos.

Dê preferência a modelos fabricados no ano anterior: muitas montadoras estocam veículos de linhas passadas, o que pode render um desconto de até 20%.

Não compre um veículo sem seguro!

Agora que você já sabe tudo sobre como comprar carro, está na hora de escolher o melhor seguro para proteger o seu investimento.

A boa notícia é que você pode fazer a cotação de seguro auto barato pela internet, sem sair de casa, com quem entende do assunto: a Smove!

Visite o nosso site e preencha um simples formulário. Depois, basta esperar pelo contato de um dos nossos profissionais especialistas em seguro automotivo, com soluções personalizadas para você.

Não perca tempo e comece a proteger o seu carro hoje mesmo com a Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias