Como acionar o seguro: passo a passo e principais dúvidas

Conhecer a maneira correta de como acionar o seguro do seu automóvel é uma forma de ter tranquilidade e segurança em um momento que, muitas vezes, pode gerar tensão: o envolvimento em um acidente ou outro tipo de sinistro.

Independente da necessidade, seja por uma colisão ou fazer uso da assistência 24 horas em caso de alguma pane, este processo é muito simples. 

Além disso, quando o acionamento é bem feito, o atendimento da sua seguradora será mais rápido e eficiente.

Quer entender melhor como acionar o seguro do carro? Então continue a leitura para saber como agir nesta situação.

Como acionar o seguro: saiba o que fazer

Seu veículo se envolveu em um acidente com outro automóvel no trânsito, ou simplesmente parou por falha mecânica durante uma viagem?

A primeira coisa a se fazer é ter calma, especialmente se você possui um seguro auto. Afinal, o objetivo do serviço é garantir apoio ao motorista quando os imprevistos aparecem.

Quando estas situações acontecerem, o cliente deverá acionar a seguradora para comunicar o incidente e saber como proceder. 

Você já sabe que o seguro vai arcar com parte ou a totalidade dos prejuízos financeiros. Mas é importante lembrar que você só estará resguardado caso tenha contratado a cobertura para aquele tipo de sinistro.

Não vai adiantar acionar o seguro para reparar estragos provocados por uma enchente se os danos por eventos da natureza não estiverem incluídos na apólice.

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Em quais condições é possível acionar o seguro?

O seguro auto poderá ser acionado tanto para a ocorrência de algum sinistro quanto para solicitar a assistência 24 horas, dentro dos serviços previstos por este benefício.

É importante frisar, mais uma vez, que o segurado será indenizado dentro das coberturas que ele contratou em sua apólice. 

Quem faz um seguro compreensivo, por exemplo, será reembolsado em situações de acidentes, incêndios, danos provocados por fenômenos da natureza, furto e roubo.

Em situações que o automóvel necessite de reparo, vale uma dica importante: tente calcular o custo do conserto.

Quando o veículo tem perda parcial, as seguradoras costumam arcar com o prejuízo apenas se o custo de reparo foi maior que o valor da franquia.

Entenda melhor sobre como acionar o seguro em caso de sinistro.

Colisões

Como acionar o seguro colisões
Fonte: Pxhere

Acidentes de trânsito fazem parte da maioria das apólices de seguro auto vendidas, uma vez que não sabemos o que esperar no dia a dia.

Sendo assim, ao se envolver em uma colisão, o motorista que possui essa cobertura poderá fazer uso do seguro e entrar em contato com a central de atendimento.

Em uma situação como esta, é fundamental, antes de mais nada, verificar se não há feridos.

Não se esqueça também de registrar o boletim de ocorrência, que será um documento importante para que a seguradora arque com o prejuízo. Forneça o máximo de informações e anote os dados dos outros envolvidos no acidente.

Roubo ou furto

Outra colisão bastante comum no seguro veicular é para furto e roubo de veículo, especialmente em cidades que apresentam maior índice de criminalidade.

Se a pessoa tiver o carro levado por bandidos, ela deverá comunicar o quanto antes as autoridades policiais e a seguradora. A rapidez em realizar estes chamados pode fazer toda a diferença para recuperar o veículo.

Por se tratar de um crime, o boletim de ocorrência também deverá ser registrado. 

Caso o automóvel não seja recuperado, o segurado receberá indenização total de acordo com o previsto na apólice.

Quando o veículo é achado em até 30 dias, mas estiver avariado, a seguradora cobre os reparos. 

Incidentes com o carro

Como acionar o seguro incidentes com o carro
Fonte: Pxhere

Qualquer situação inesperada pode nos surpreender no trânsito: ter problemas elétricos ou mecânicos, ficar sem combustível, ter o veículo atingido por uma árvore após uma forte ventania.

Mesmo que alguns imprevistos não exijam reparo ou não tenham sido provocados por acidentes, podemos recorrer ao seguro nestas horas.

A maioria das seguradoras inclui a assistência 24 horas nas apólices. Este serviço vai auxiliar o motorista em problemas menores e mais fáceis de serem resolvidos.

Não sabe como acionar o seguro para usar a assistência? O procedimento é simples, basta entrar em contato pela central de atendimento a qualquer hora do dia, sete dias na semana.

Acidentes com passageiros feridos

Ao se envolver em um acidente com passageiros feridos, a primeira atitude a ser tomada é acionar os serviços de emergência, como o SAMU e Corpo de Bombeiros. 

Evite mover a pessoa que está lesionada, a não ser em situações que coloquem a vida dela em risco.

Faça também o acionamento da polícia e, quando possível, comunique à sua seguradora.

Se os feridos estavam no carro segurado, despesas médicas e indenizações em situações mais graves serão reparadas caso a cobertura para Acidentes Pessoais de Passageiros (Seguro APP) tenha sido contratada.

Já quando as vítimas estiverem em outro veículo ou forem pedestres, a cobertura que vai resguardar o motorista é a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), cobrindo despesas pessoais e materiais de terceiros.

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Como acionar o seguro auto?

Motoristas que contratam o seguro auto poderão utilizar o serviço em diferentes situações, como vimos. Mas, de que forma fazer isso? 

Para ter um atendimento ágil e eficiente, é necessário saber o que deve ou não deve ser feito na comunicação com seguradora. 

Veja como acionar o seguro nas horas que você mais precisar.

1. Sinalize o local

Como acionar o seguro sinalize o local
Fonte: Pxhere

Depois de conferir se algum dos envolvidos está ferido, o motorista deverá sinalizar o local o mais rapidamente possível. 

A ação é essencial para a própria segurança de quem já se acidentou, pois ajudará a evitar novas colisões no local.

Posicione o triângulo de sinalização para alertar outros motoristas que houve um acidente. Nas estradas, é comum a utilização de galhos de árvores, especialmente ao envolver caminhões.

Se os veículos puderem ser movimentados, encontre um local adequado para posicioná-lo e aguarde a chegada do socorro. 

2. Faça o boletim de ocorrência

Registrar o boletim de ocorrência junto à polícia após um acidente é imprescindível ao motorista.

O documento é um dos principais solicitados pela seguradora para analisar um sinistro, e avaliar se o incidente atende às exigências para pagamento da indenização.

Portanto, quando a situação estiver controlada, se encaminhe à delegacia para realizar o BO. Lembre-se que nele você apresentará a sua versão dos fatos.

Se o acidente não envolver outros veículos ou pessoas, o boletim de ocorrência poderá ser dispensado.

Entretanto, o cliente terá que apresentar provas à seguradora que validem o sinistro. Por isso, faça fotos e vídeos da ocorrência, pois eles poderão servir para documentar o fato.

3. Contate a seguradora

Como acionar o seguro contate a seguradora
Fonte: Pixabay

Se você se envolveu em um sinistro, será necessário entrar em contato com a seguradora. 

Muitas vezes, esse procedimento vai ser preciso para contar com a assistência, caso o veículo não tenha condições de ser ligado.

E como acionar o seguro do carro em caso de sinistro?

Algumas seguradoras oferecem condições de comunicar a ocorrência por aplicativo. De toda forma, tenha sempre o contato da central de atendimento, permitindo que você ligue rapidamente.

Quando atendido pela seguradora, o motorista deverá fornecer informações sobre o sinistro, como local, data, horário do acidente e um relato sobre o que aconteceu. 

Quanto mais informações forem passadas, melhor será para a empresa avaliar o problema. 

4. Leve o carro à oficina

Depois de entrar em contato com a seguradora, siga as informações repassadas pela central de atendimentos. 

Uma delas deverá ser a de levar o carro para uma oficina credenciada. Em alguns casos, o segurado poderá escolher uma de sua confiança, de acordo com o que estiver definido na apólice.

Se o veículo não tiver condições de ligar, é preciso solicitar o reboque quando estiver em contato com a empresa fornecedora do seguro auto.

Para dar início aos reparos, será preciso ter o aval da seguradora. 

5. Pague a franquia ou renove o seguro

Como acionar o seguro pague a franquia
Fonte: Pixabay

Se o veículo teve perda parcial, o segurado deverá realizar o pagamento da franquia, “dividindo” as despesas com a seguradora.

Não custa lembrar que a franquia de um seguro auto é o valor cobrado do cliente na contratação da cobertura. 

Ela é cobrada para reparar o veículo quando não acontece perda total.

Caso o acidente tenha sido de maiores proporções, ou qualquer outra situação de perda integral do carro, a seguradora vai indenizar com o valor de mercado, de acordo com a tabela.

Quando isso acontece, a proteção é encerrada e o motorista deverá renovar o seguro para ter as coberturas em um novo veículo.

O que deve ser informado ao acionar o seguro auto?

Um detalhe que pode gerar dúvidas sobre como acionar o seguro são as informações que precisam ser dadas à seguradora na ocorrência de um sinistro.

Neste momento, é de suma importância passar o máximo de detalhes, pois eles serão utilizados na avaliação que é feita pela empresa que fornece as coberturas.

As primeiras informações a serem repassadas são de cunho pessoal. O segurado deverá fornecer o número da apólice ou do CPF, a CNH e também o número do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Em seguida, informe detalhes sobre o acidente. O local, horário, o envolvimento de terceiros, referências, tudo isso será importante. E conte a sua versão dos fatos.

Se já tiver registrado o boletim de ocorrência, ele comprovará esta versão.

No caso de outros envolvidos, repasse informações essenciais, como o nome e o telefone do outro condutor, além do veículo e a placa.

Como acionar o seguro para terceiros

Como acionar o seguro para terceiros
Fonte: Pxhere

Ter o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo (RCF-V), conhecido como cobertura para terceiros, é de extrema importância em caso de acidentes com outros carros.

Ela vai cobrir os gastos para o conserto dos bens materiais (carro, moto, bicicleta, fachada de uma casa), bem como despesas médicas e judiciais, caso seja necessário.

Para fazer uso desta cobertura, a primeira pergunta é: ela foi contratada na sua apólice? Se sim, você poderá prosseguir com o chamado.

É importante ressaltar que ela só cobrirá as despesas se o segurado for o responsável pelo acidente.

Atendendo a estes critérios, entre em contato com a seguradora e siga o procedimento normalmente. Informe os dados solicitados por ela, descreva o que aconteceu e forneça as informações sobre os outros envolvidos.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

De forma geral, o prazo para prescrição do seguro é de 1 ano, contando a partir da data do sinistro.

Entretanto, o indicado é fazer o acionamento da seguradora assim que for possível. Vale lembrar que os reparos do carro e indenizações só serão pagos após liberação da empresa.

Portanto, para ter o automóvel consertado o mais rápido possível, você precisará abrir um chamado junto ao seguro auto. 

Como acionar o seguro em caso de sinistro?

Como acionar o seguro em caso de sinistros
Fonte: Pxhere

Se envolveu em um sinistro e vai precisar do seguro do carro? Fique tranquilo, pois é simples fazer o chamado. 

Após avaliar se será válido usar sua cobertura, entre em contato pelos canais de atendimento. O número do telefone estará no cartão do seguro.

Entretanto, as seguradoras têm oferecido cada vez mais possibilidades, como o acionamento de sinistro pelo site ou mesmo por aplicativo. Por isso, vale ficar atento às possibilidades que a sua empresa oferece. 

Quanto custa para acionar o seguro?

A abertura de aviso de sinistro ou outros acionamentos do seguro auto não apresentam custo para o motorista.

Este serviço é gratuito, bastando apenas entrar em contato pela central de atendimento.

Quando a cobertura for acionada para reparo do próprio veículo segurado, terá que ser feito o pagamento da franquia. Mas este valor não está relacionado ao acionamento, e sim à realização do serviço prestado na oficina.

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