Classe de bônus: o que é, como funciona e como calcular?

O termo classe de bônus pode confundir o proprietário que assina um seguro automotivo pela primeira vez, mas é um alento para os motoristas que estão renovando as apólices.

Afinal de contas, o que significa esse adicional que pode dar descontos progressivos na hora de assinar um seguro de carro?

Desvendamos o guia completo desse verdadeiro indicador de experiência dos motoristas, que pode render uma economia de até 50% na hora de assinar uma apólice.

Descubra o que é e pra que serve esse sistema de bonificação dos bons condutores!

Quer contratar um seguro auto ideal para você e seu bolso? Basta preencher este breve formulário que entraremos em contato com você e faremos uma proposta incrível.

Classe de bônus: o que é?

Classe de bônus o que é
Fonte: Pxhere

Em termos resumidos, a classe de bônus funciona como um esquema de pontos que podem render economia ao motorista.

Para cada ano que você passar sem acionar a seguradora por conta de um sinistro, você ganha um “ponto”.

Dessa forma, trata-se de um bônus que premia os motoristas que não registram sinistro ao longo da vigência de suas apólices.

Por que a classe de bônus é importante?

Esse sistema funciona como um verdadeiro indicador de experiência do motorista

Mesmo que ele mude de seguradora, a nova empresa poderá atestar por meio desse bônus se o condutor tem um perfil cuidadoso (e, por isso, representa menos risco) ou não.

Essa “segurança” para a empresa acaba retornando para o motorista, que tem seu cuidado ao volante revertido em descontos progressivos no valor final do seguro.

Como funciona a classe de bônus?

Classe de bônus como funciona
Fonte: Pxhere

Os bônus variam em uma nota de 0 a 10, baseada em cada ano sem registro de sinistros.

Com o passar dos anos em que o motorista não aciona o seguro, a classe vai aumentando e rende frutos no ato de renovação do seguro.

O segurado que, no decorrer da vigência de sua apólice, não acionou a seguradora, terá direito a descontos progressivos que podem chegar a 50% do valor da apólice.

Ou seja, se você não procurar a seguradora para sinistros como roubo, furto, danos a terceiros ou colisões, você poderá aumentar a sua classe de bonificação no ato de renovação do contrato.

Vale a pena pontuar que a classe de bônus funciona de maneira pessoal e intransferível. Isso quer dizer que você não pode transferir a sua classe para a sua esposa, por exemplo, para conseguir um desconto maior no seguro.

Não tem jeito: a única forma de ir subindo de classe é com o decorrer dos anos sem registro de sinistro.

Além disso, o percentual de desconto ao qual o motorista terá direito pode variar de acordo com a empresa, já que cada seguradora tem suas próprias políticas.

Isso quer dizer que o sistema de de bônus é vantajoso para as seguradoras e para os motoristas.

As empresas conseguem usar essa escala para calcular com precisão quanto deve ser cobrado pelo seguro, enquanto o cliente tem um incentivo a mais para manter uma direção preventiva.

Como calcular a classe de bônus?

Os descontos no seguro por conta de bônus são cumulativos e são creditados no prêmio que o cliente paga ao assinar a apólice, ou seja, o valor que você paga pelo seguro.

Os abatimentos no preço são progressivos, portanto, a cada ano sem registro de sinistro, você deve ter direito a um percentual maior de desconto.

Em geral, a cada vez que você aciona a seguradora por um sinistro, você perde um ponto. Caso use o seguro duas vezes, deve perder dois pontos, e assim por diante.

Qual é o desconto para a classe de bônus?

Classe de bônus qual é o desconto
Fonte: Pxhere

Você precisa consultar as condições gerais de sua apólice de seguros para descobrir qual o desconto oferecido a cada classe de bonificação.

Na maioria das empresas, cada classe representa um percentual de desconto de cerca de 5% no prêmio do seguro no ato de renovação.

Cotar seguro de carro com desconto

Já imaginou poder fazer a cotação do seu carro em diferentes seguradoras sem nem sair de casa, em um processo totalmente online? Com a Smove você pode!

Você precisa apenas preencher um cadastro em nosso site e aguardar pelo contato de nossa equipe de especialistas em seguro para descobrir as melhores alternativas do mercado para a sua necessidade.

Nossos profissionais vão pesquisar os planos de seguro mais adequados para o seu perfil de motorista, e poderão te ajudar a montar um pacote praticamente personalizado. 

Depois, é só escolher o melhor preço e contar com o sossego de ter seu carro protegido!

Como acumular classe de bônus?

Classe de bônus como acumular
Fonte: Pxhere

Como explicamos acima, o bônus de um seguro automotivo nada mais é do que um desconto progressivo oferecido pelas seguradoras para “premiar” motoristas sem histórico de sinistro.

Em uma escala de 0 a 10, o cliente começa da menor pontuação rumo à mais alta. A cada ano sem acionar a seguradora por sinistro, o motorista recebe mais um ponto para usar na próxima renovação de apólice.

Esta é a única forma de acumular pontos de bônus: conduzindo de maneira cuidadosa e sem correr riscos desnecessários. 

Ou seja, se você não expor seu bem, ou seja, seu automóvel, a riscos e não sofrer nenhum sinistro, poderá evoluir na escala de bônus.

Quando perco classe de bônus?

Você já sabe como juntar pontos, mas e depois? Quais as atitudes ou ocorrências que podem te fazer perder todos os pontos?

Antes de tudo, é importante saber que a classe de bonificação está diretamente ligada ao CPF do motorista, e não ao carro ou à seguradora, por exemplo. 

Então, se você decidir trocar de carro ou mudar de seguradora, poderá manter seus pontos normalmente.

No entanto, algumas situações podem, sim, ocasionar na perda de pontos de bônus.

Destacamos os principais motivos, para que você possa tomar bastante cuidado, se precaver e garantir um bom desconto no ato de renovação de sua apólice. Confira!

Atraso na renovação do contrato

Classe de bônus atraso na renovação
Fonte: Pxhere

Um dos motivos mais comuns e evitáveis pelos quais os clientes perdem pontos de bônus de seguro é pelo atraso na renovação do contrato.

A quantidade de pontos que você perde é proporcional ao tempo em que ficou sem renovar o seguro: se atrasou de dois a quatro meses, você perde um ponto; se atrasou de quatro a seis meses, perde dois.

Caso você atrase a renovação de seu seguro por mais de 120 dias, ou seja, seis meses, você passará a ser considerado um novo cliente para as seguradoras.

Isso quer dizer que você terá perdido todos os pontos de bônus que havia acumulado e precisará começar todo o processo do zero!

Perda de bônus por sinistro

A forma mais rápida de perder seus pontos de bônus é por meio do sinistro. Ou melhor: do sinistro pelo qual você acionou a seguradora!

Quando você entra em contato com a empresa para informar a necessidade de reparo em seu veículo decorrente de uma colisão, por exemplo, estará automaticamente perdendo um ponto.

Não importa a gravidade do acidente. Você perde ponto por danos parciais e perde ponto por perda total, ou seja, quando os danos ultrapassam 75% do valor do carro.

Mas nem tudo são más notícias! Existe um serviço das seguradoras que você poderá acionar sem correr o risco de sacrificar o seu desconto progressivo: a assistência 24 horas.

Ou seja, se você precisar recorrer a um guincho ou uma carga de bateria extra para dar partida em seu carro, poderá acionar a seguradora sem se preocupar em perder pontos de bônus.

Seguros contra terceiros

Classe de bônus seguro contra terceiros
Fonte: Pxhere

Antes de tudo, é preciso pontuar que nem toda apólice de seguro tem cobertura de danos a terceiros. Trata-se de um seguro adicional, que precisa ser contratado à parte para ser incluído em sua apólice.

Caso esse seja o seu caso, saiba que acionar o seguro contra terceiros também irá te custar pontos de bônus.

Se você danificar o automóvel de outra pessoa por decorrência de sinistro, é melhor já ir se preparando para renovar o seguro sem o esperado desconto progressivo.

Redução de categoria do seguro de carro

Acionar a seguradora ou atrasar a renovação não são as únicas formas de perder pontos de bônus: se você trocar o seu seguro automotivo por um mais barato e de menor cobertura, vai perder um ponto.

É isso mesmo que você leu: se você trocar de categoria de seguro, mudará de categoria de bônus.

Quantos pontos você perderá diante desse cenário depende de cada seguradora, já que cada empresa tem liberdade para atuar segundo suas próprias políticas internas.

Nesse caso, recomenda-se prudência. É mais indicado contratar um seguro que seja ideal para a sua necessidade do que ficar dependente de descontos progressivos a cada renovação.

Como descobrir minha classe de bônus?

Classe de bônus como descobrir a minha classe bônus
Fonte: Pixabay

Afinal, como descobrir em que classe de bônus você está? Essa tarefa pode ser mais fácil do que você pensa. Basta conhecer bem a sua apólice de seguros.

Com o documento em mãos, você deve verificar o campo “bônus” para descobrir seu número de classe.

Caso você tenha dificuldades em localizar essa informação em sua apólice, não hesite em entrar em contato com a sua seguradora para tirar a dúvida.

Lembre-se de que a classe de bonificação pode, e vai, influenciar o preço final de seu seguro. Por isso, é muito importante que essa informação seja preenchida corretamente em sua apólice.

Transferência de classe de bônus

O proprietário pode levar seus pontos de classe para outra seguradora, caso decida trocar de empresa no ato de renovação do seguro. No entanto, a regra não se aplica à transferência a outras pessoas.

Geralmente, a classe de bonificação funciona de maneira pessoal e intransferível, mas existem algumas empresas no mercado que permitem a troca de pontos entre pessoas.

O processo é conhecido pelo termo Transferência de Direitos e Obrigações (TDO), mas não vale para todo mundo. Apenas algumas situações específicas podem usufruir dessa brecha. Confira!

Pessoa Jurídica

Classe de bônus pessoa juridica
Fonte: Pixabay

Você pode transferir seus pontos de uma conta jurídica para uma pessoa física, mas desde que o novo segurado seja o gerente da conta jurídica que estava em vigência.

É importante que essa informação esteja devidamente comprovada por contrato social.

E fique atento, pois essa medida só funciona no esquema mão única: você não poderá transferir sua classe de bonificação de uma pessoa física para uma jurídica.

Entre cônjuges

Você sabia que algumas seguradoras permitem que você transfira seus pontos de bônus para seu cônjuge?

O vínculo precisa estar comprovado por meio de certidão de casamento e você precisa provar à seguradora que sua esposa ou seu marido já era motorista do veículo segurado.

É importante comprovar adequadamente todos os dados em relação aos motoristas e seu vínculo de parentesco.

Além disso, caso os dois membros do casal continuem a dirigir o carro, lembre-se de contratar proteção para condutor adicional.

Dessa forma, você vai garantir que terá cobertura se precisar, mesmo se tiver transferido o seguro para seu cônjuge.

Pais e filhos

Classe de bônus pais e filhos
Fonte: Pixabay

Com o vínculo devidamente comprovado por meio de certidão de nascimento, é possível transferir seus pontos de bônus entre pais e filhos.

Nessa situação, será necessário mostrar que o novo segurado já era o motorista do veículo que consta na apólice.

Fique de olho nas regras específicas da seguradora que você contratou, e seja atento em relação à documentação exigida nos casos em que é possível fazer a transferência de pontos.

Como contratar o melhor seguro auto com desconto

Agora que você já sabe tudo sobre classe de bônus, está na hora de fazer sua pesquisa no mercado de seguro automotivo para encontrar o melhor plano, o melhor preço, e deixar seu carro protegido.

Garanta essa tranquilidade agora mesmo, do conforto do seu lar, e faça uma cotação online com a equipe especializada da Smove!

Basta preencher um formulário com suas informações e esperar o contato de um de nossos profissionais com as melhores alternativas do mercado de seguro para o seu perfil de motorista.

O processo é rápido e sem burocracias, e você poderá optar entre os melhores seguros disponíveis de forma simples e personalizada.

Os nossos especialistas vão lhe apresentar uma série de condições exclusivas para garantir que você contrate um seguro automotivo adequado ao seu perfil e às suas necessidades.

Não perca tempo e garanta a proteção que seu carro precisa hoje mesmo!

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias