Carros para iniciantes: modelos novos e usados práticos e econômicos

Como escolher os melhores carros para iniciantes? Esta pode ser uma dúvida comum a muitos condutores recém-habilitados na hora de comprar o primeiro automóvel.

Acertar na compra do veículo é importante, pois os jovens motoristas terão maior segurança, conforto e tranquilidade para ganharem experiência no trânsito.

Ser preciso na escolha também evitará que a pessoa gaste mais do que necessita com a primeira compra.

Entenda quais fatores devem ser observados e saiba quais são os mais adequados carros para quem acabou de tirar a carteira.

Do motorista mais experiente ou iniciante, o seguro auto é sempre crucial. Cote seu seguro na Smove preenchendo este breve formulário e tenha opções ideais para seu veículo e seu bolso.

Carros para iniciantes: saiba como escolher seu primeiro carro

Comprar o primeiro automóvel costuma ser uma experiência única para a maioria dos motoristas.

Entretanto, a aquisição deve ser bem pensada. Saber como escolher o veículo garantirá maior praticidade e pode tornar as primeiras experiências no trânsito mais divertidas.

Mas como saber tudo sobre carros para iniciantes na primeira compra?

A tarefa não é tão complicada quanto parece, e nós vamos te mostrar. Tenha em mente que, quanto mais prático, fácil de manobrar e com melhor custo-benefício, maiores serão as chances de acerto.

Quais são os melhores carros para iniciantes no volante?

Carros para iniciantes quais são
Fonte: Pxhere

Existem no mercado vários modelos de carros que facilitam a vida dos motoristas de primeira viagem. Com tanta oferta, os detalhes vão fazer toda a diferença na compra.

Condutores menos experientes podem dar preferência à carros que não sejam muito caros.

E não comprometer o orçamento não diz respeito somente ao valor pago pelo automóvel: pesquise o custo da manutenção, o valor para contratar um seguro auto e a economia que ele poderá oferecer.

No que diz respeito à manutenção, além de priorizar as baratas, procure carros de fácil revisão e com boa disponibilidade de peças.

Os melhores carros para iniciantes costumam ser ainda os de menor porte, como os hatches e compactos.

Além de serem mais práticos, costumam oferecer boa dirigibilidade e são fáceis de manobrar — ótimo para quem ainda não sente firmeza na hora de executar uma baliza.

Quais são os maiores erros cometidos por motoristas iniciantes?

Um erro muito comum cometido por motoristas inexperientes é se deixar levar pela aparência ou pelo impulso na compra do tão sonhado primeiro carro.

Querer o carro do momento ou aquele sonho de consumo é normal, mas procure entender se ele, de fato, tornará a experiência mais proveitosa.

Neste ponto, avalie o custo-benefício, se é um carro econômico, de boa manutenção e seguro para as primeiras manobras nas ruas.

Condutores mais jovens não devem deixar ainda de fazer o test drive. Muitas vezes, é uma forma eficiente de saber se é um carro fácil de dirigir para quem não está acostumado.

Aqueles que optarem por carros usados devem avaliar bem o estado de conservação e manutenção do veículo, e saber se ele está com tudo em dia para não ter surpresas desagradáveis.

Por fim, e não menos importante, não deixe de contratar um seguro auto

O serviço é uma forma de se precaver diante de possíveis imprevistos que poderão acontecer no dia a dia.

0km ou usado?

É normal ficar em dúvida na escolha do primeiro carro: qual comprar, um veículo novo ou usado?

Saiba que não há uma decisão certa ou errada, ambos possuem suas vantagens e desvantagens.

Um carro zero pode vir equipado com mais itens de segurança e oferecer a tecnologia que muitos jovens esperam. Porém, são naturalmente mais caros e podem se desvalorizar mais rápido.

Já a grande vantagem de carros usados é o preço, sendo encontrados por valores muito acessíveis, e a mecânica simples.

Entretanto, estes veículos costumam ser mais básicos, ou com ofertas limitadas de acessórios diferenciais, além de menor vida útil, capaz de comprometer seu estado de conservação.

Recomendações para a compra do seu primeiro carro

Ter alguns cuidados e saber como comprar carro aumentará a chance de sucesso e satisfação, além de ajudar a economizar no primeiro automóvel.

Aposte nos veículos populares. Além do preço, será mais fácil encontrar peças de reposição caso necessário. 

Pesquise bastante antes de decidir qual comprar e leve em consideração os gastos que terá, não só na compra, mas para manter o automóvel.

E não deixe de realizar o test drive. Só assim será possível sentir se o carro entrega ao motorista recém-habilitado o que ele espera.

Garanta a melhor proteção para o seu carro!

Motoristas menos experientes ainda estão sujeitos a cometerem erros, e as falhas podem levar a acidentes.

Para proteção pessoal e também do veículo, contratar um seguro auto é uma decisão correta, seja por quem acabou de tirar a habilitação ou aqueles com anos de estrada.

Na Smove, você pode simular o seguro do seu carro de maneira simples e rápida, e encontrar os melhores preços do mercado.

Faça uma cotação e tenha um atendimento especializado da nossa equipe de profissionais, que te ajudará a encontrar o plano ideal para as necessidades do seu veículo e as melhores ofertas entre as seguradoras.

Melhores carros para quem acabou de tirar a carteira

Tirar a carteira de habilitação é o primeiro momento tão sonhado por quem gosta de dirigir e é apaixonado por velocidade. O passo seguinte é a compra do próprio veículo.

Alguns modelos costumam ser ideais para condutores menos experientes, por serem seguros, práticos e apresentarem excelente custo-benefício.

Confira essa lista com os melhores primeiros carros para quem está começando a dirigir.

1. Volkswagen Gol

Carros para iniciantes Gol
Fonte: Wikimedia foto de order_242

Sinônimo de popularidade, o Gol foi, por quase três décadas, o carro mais vendido no Brasil. Isso mostra a confiabilidade que o modelo passa aos motoristas.

Além de ter preço acessível, o modelo é econômico nas ruas e estradas e tem fácil manutenção devido à disponibilidade de peças. E é bem possível encontrá-lo no mercado de usados em bom estado, tornando o negócio mais barato.

2. Volkswagen up!

Lançado em 2014 no Brasil, o Up! se tornou sucesso rápido entre os carros populares pelo baixo preço. 

Porém, ele possui outras vantagens que são ideais para motoristas de primeira viagem: é econômico, compacto, possui direção leve e anda bem, mesmo na versão motor 1.0 de três cilindros.

3. Fiat Mobi

Carros para iniciantes Mobi
Fonte: Wikimedia foto de Diego HC

O Fiat Mobi ganhou mais espaço nas autoescolas, um excelente indicativo de que ele é um dos melhores carros para iniciantes aprenderem a dirigir.

Subcompacto fácil de manobrar e estacionar, ele ainda é leve e apresenta ótima dirigibilidade para auxiliar os motoristas menos experientes.

4. Onix

Mais vendido do Brasil, o Onix é também queridinho do público mais jovem pelas tecnologias e conectividade via bluetooth.

Porém, como carro é feito para dirigir, quais fatores classificam o hatch entre os melhores carros para começar a dirigir?

Resposta simples: o Onix apresenta ótimo custo-benefício, é seguro, tem baixa desvalorização e não custa caro contratar uma apólice para protegê-lo.

5. Toyota Etios

Carros para iniciantes Etios
Fonte: Wikimedia foto de Wilzz99

Embora tenha custo de aquisição um pouco mais elevado, o Etios é um carro fácil de dirigir e muito recomendado para novos motoristas.

O hatch tem um dos custos de manutenção mais baixos entre os modelos da categoria.

Além disso, ele é seguro e traz recursos que auxiliam condutores com menos tempo de rua, como avisos no painel sobre como o veículo está funcionando.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

6. Renault Kwid

Por ser o automóvel mais barato do mercado, o Kwid já é um grande atrativo para quem deseja investir em um carro zero quilômetro.

Mas ele compensa com outras vantagens, como o baixo consumo de combustível, o espaço interno invejável para um compacto e a facilidade para dirigir este modelo da Renault.

Carros para iniciantes usados

A compra de veículos usados é muito comum na escolha de carros para recém-habilitados. 

Seu valor de mercado mais barato não compromete tanto o orçamento, além de ser totalmente possível encontrar modelos em ótimo estado de conservação para os iniciantes.

Vale lembrar que fazer o seguro de carros usados é ainda mais importante, já que eles estão mais sujeitos a apresentar algum tipo de problema.

Confira uma lista com carros para motoristas de primeira viagem usados e vantajosos.

1. Fiat Palio EDX 1.0 1999

Carros para iniciantes palio 1999
Fonte: Wikimedia foto de TuRbO_J

Fora de linha desde 2018, o Palio sempre foi um veículo muito popular e entre os mais vendidos do país.

Mesmo em sua primeira geração, segue sendo uma opção válida para motoristas iniciantes: é econômico, seguro (vale lembrar a época de fabricação) e possui fácil manutenção.

Como a versão é de 1999, seu valor de mercado seguindo a tabela Fipe será baixíssimo, sendo possível encontrá-lo por menos de R$ 10 mil. 

2. Fiat Uno Sporting Firefly

Bem mais novo, o Uno Sporting Firefly, lançado em 2017, combina um excelente custo-benefício para os motoristas.

Este modelo consome muito pouco combustível, é confortável, fácil de dirigir e manobrar, além de ter uma mecânica simples.

3. Fiat Punto

O Fiat Punto é uma das boas opções de carros para quem acabou de tirar a carteira. 

Assim como o Palio, ele apresenta facilidade para dirigir, combinado com comandos bem posicionados e design atrativo

Além disso, o valor de mercado do Punto é agradável ao bolso de motoristas recém-habilitados e em busca do primeiro carro.

3. Honda Civic

Carros para iniciantes Honda Civic
Fonte: Wikimedia foto de IFCAR

Esqueça da versão atual do sedan. Dirigir um Honda Civic antigo pode ser uma escolha satisfatória para condutores com pouca experiência. 

Suas gerações mais antigas são robustas e seguras, além de apresentarem baixo consumo de combustível

Fora que o Civic é uma opção alternativa, por se tratar de um sedan em meio à tantos modelos compactos.

4. Honda Fit EX 1.5 2005

A facilidade de guiar um Honda Fit conta pontos importante para classificá-lo entre as boas opções de carros para iniciantes.

Seu custo-benefício, com baixo custo de manutenção e ótima economia, também pesam a favor. E para quem quer mais um motivo, o Fit é espaçoso, ideal para novos motoristas que já sejam casados ou tenham filhos.

5. Renault Clio Privilege 1.6 16V 2005

Carros para iniciantes Renault Clio 2005
Fonte: Wikimedia foto de Rodrigocd

O Clio Privilege 1.6 era considerada a versão mais completa do modelo na época de seu lançamento. 

A combinação dos itens de segurança, facilidade de manutenção e praticidade de dirigir fazem dele uma excelente opção de usado para quem está adquirindo experiência no trânsito.

6. Renault Sandero

Mais um modelo da Renault, o Sandero é um carro conhecido por não apresentar muitas falhas

A notícia, que já é boa, fica melhor pela facilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, espaço interno e os bons preços com variadas opções de itens contribuem para a inclusão na lista.

7. Ford Focus

Por que apostar em um Ford Focus usado? A primeira geração do hatch chegou ao Brasil com motores que davam dinâmica ao carro no trânsito.

Além disso, é um modelo confortável e espaçoso, e que pode ser encontrado por baixos valores devido ao tempo de fabricação.

8. Ford Ka 1.0 2008

O Ford Ka segue sendo sucesso de vendas no Brasil, mas a versão 2008 é um dos melhores modelos de carros baratos e ideais para quem está começando a dirigir.

Apesar de ser uma versão básica, ele é bastante compacto, tem manutenção fácil e apresenta poucas notificações de quebra.

9. Ford Fiesta SE 1.6 2015

Carros para iniciantes Fiesta 2015
Fonte: Wikimedia foto de Vauxford

Bem equipado, o Fiesta SE 1.6 de 2015 é uma das versões mais atuais na lista de carros para iniciantes usados. Ou seja, este modelo pode trazer benefícios que não serão encontrados em “rivais” mais antigos.

É um carro espaçoso, robusto, mas que entrega excelente desempenho com o motor 1.6. 

10. Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 2013

Que o HB20 é um dos queridinhos do brasileiro, não é novidade. Por isso, se você deseja um, mas acha caro, saiba que é possível encontrar uma versão usada bem mais em conta.

A versão Comfort Style traz a economia, desempenho e segurança características do hatch por menos de R$ 35 mil, além de custo acessível para contratar o seguro auto.

11. Citroën C3 Exclusive 1.6 2013

Remodelado ao ir para o mercado, o C3 Exclusive chamou a atenção por um design mais agressivo e conquistou muitos clientes. 

A mudança, entre outras, ainda propôs melhorias ao desempenho, sem perder na maciez ao volante e suavidade para dirigir o hatch nas ruas e estradas. 

12. Cherry QQ

Carros para iniciantes Cherry QQ
Fonte: Wikimedia foto de Kevauto

Ideal para as ruas, o Cherry QQ é compacto no tamanho e no preço, o que já é um diferencial entre carros para iniciantes.

Para completar, ele é econômico, fácil de manobrar e bem completo em termos de itens do veículo. 

13. Volkswagen Polo 1.6

Entre os usados, o Polo pode ser encontrado em versão completa e com baixo custo de mercado.

Quem aposta no modelo da Volkswagen encontra boa direção e um conjunto satisfatório, além da referência do hatch em termos de segurança.

14. Chevrolet Celta

Carros para iniciantes Celta
Fonte: Wikimedia foto de NaBUru38

O popular Celtinha foi o primeiro carro de muitos jovens brasileiros. E continua sendo uma excelente escolha para quem acabou de começar a dirigir. 

Seu baixo valor de mercado e custo de peças, além da manutenção, são os grande atrativos do modelo da Chevrolet.

Quais são os melhores carros para jovens?

Motoristas mais jovens, ainda buscando experiência ao volante, vão estar bem servidos com um automóvel compacto, prático, de mecânica simples e fácil de dirigir.

Entre as novas gerações de veículos, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o Volkswagen up! estão entre os carros para iniciantes mais vendidos ao público jovem.

Alguns modelos clássicos, como o Gol e o Ford Ka, foram repaginados pelas fabricantes e, por seu tamanho e economia, também são muito populares entre os mais novos.

Os que decidirem apostar em um usado, como listamos acima, Fiat Uno, Sandero, Honda Fit, Polo ou mesmo o Celta são carros que possuem prestígio e confiabilidade no mercado.

E já que com menos experiência, os riscos são maiores, proteger o carro é fundamental. Com a possibilidade de encontrar um seguro automóvel para jovens com melhores condições, não deixe de contratar um para garantir assistência quando necessário.

Dicas para fazer a compra do seu primeiro carro com economia

Comprometer o orçamento na compra do primeiro carro é um erro que motoristas iniciantes podem cometer. Por isso, seguir algumas dicas pode ser essencial para economizar.

Antes de mais nada, pesquise bem pelos preços e condições, mas também sobre o gasto que o carro vai gerar com manutenção, consumo e seguro.

Opções de carros econômicos para iniciantes e de baixo custo não faltam no mercado.

Tente negociar o valor e a forma de pagamento no momento da compra. Se informe sobre os custos do veículo e tenha poder de barganha para fazer um bom negócio pelo carro.

Seu seguro auto com o melhor preço do mercado!

Seja iniciante ou experiente ao volante, o que ninguém pode deixar de fazer é garantir a proteção adequada para o seu carro.

No trânsito, como sabemos, em questões de segundos podemos ser vítimas de algum imprevisto. Por isso, deixe o time da Smove te ajudar na contratação do seguro auto.

Preencha o formulário com seus dados para fazer uma cotação, receba atendimento personalizado da nossa equipe para encontrar as coberturas ideais e contrate o seguro do seu carro com os melhores preços do mercado.

Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias