Carros menos seguros do Brasil: 14 carros com baixa nota em segurança

Se você possui um dos carros menos seguros do Brasil, é bom ligar o sinal de alerta, afinal, a preocupação com a própria segurança e dos passageiros vem sempre em primeiro lugar.

Mesmo sendo prudentes aos volantes, os condutores sabem que imprevistos podem acontecer a qualquer instante no trânsito. 

Veículos que não oferecem a proteção adequada são capazes de colocar em risco a integridade dos passageiros nesses momentos de infortúnio.

Para saber se você está realmente protegido, conheça a lista de carros menos seguros do Brasil e como eles são avaliados.

Não deixe de andar de carro sem seguro. Preencha este breve formulário que a Smove encontrará os melhores planos para seu veiculo e seu bolso.

Carros menos seguros do Brasil: tenha atenção na hora da compra

Sabia que as chances de você ter na garagem um dos carros menos seguros vendidos no Brasil é grande?

Alguns dos veículos mais emplacados no país nos últimos anos, como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, fazem parte deste ranking nada favorável.

Embora sejam populares e ofereçam grandes atrativos para o consumidor, desde o valor de mercado ao desempenho nas pistas, estes modelos apresentaram falhas nos testes de segurança de carros que podem ser comprometedoras.

Muitos podem contar apenas com requisitos básicos, como airbag frontal e freios ABS. Outros, falham na estrutura ou na apresentação de componentes capazes de diminuir os riscos de um acidente mais grave.

Fato é que toda atenção é válida no momento da compra ou troca de automóvel, e conhecer os defeitos também é uma forma de escolher seu veículo de forma mais acertada.

Como são definidos os carros menos seguros do Brasil

Carros menos seguros do Brasil como são definidos
Fonte: Pxhere

A avaliação das condições de segurança oferecidas pelos carros vendidos no mercado nacional é feita pelo Latin NCAP.

Este órgão é responsável por testar e avaliar os modelos disponíveis na América do Sul e Caribe, atribuindo notas de zero a cinco estrelas na proteção a adultos e crianças.

Mas como são feitos esses testes? 

Os veículos são submetidos à diferentes testes de colisão: a frontal, a 64km/h; a lateral, a 50km/h; e o impacto em poste, a 29km/h.

Também é levado em consideração a presença de dispositivos que tornem o carro mais seguro, como controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ganchos para fixação das cadeirinhas.

Vale ressaltar que os protocolos de avaliação são atualizados a cada quatro anos, quando os modelos passam por novas baterias de testes pela organização.

Seguro veicular na Smove

Não importa se o seu carro está na lista dos mais seguros ou menos seguros do Brasil: ter um seguro veicular é fundamental para a proteção do veículo e dos passageiros.

Quem conta com este serviço terá assistência necessária nos tipos de sinistros mais comuns, como acidentes, incêndio, roubo e furto, além de coberturas adicionais que podem ser contratadas e vantagens aos clientes.

A Smove conta com uma equipe especializada e pronta para ajudar os motoristas a encontrarem o seguro auto mais adequado às suas necessidades.

Faça uma cotação e tenha um atendimento personalizado para identificar as coberturas e planos com os melhores preços do mercado e dirigir com mais tranquilidade. 

Quais os carros menos seguros do Brasil

Chegou a hora de conhecer a nossa lista de carros menos seguros do Brasil. 

É importante frisar que ela leva em consideração os testes realizados entre 2016 e 2019 pela Latin NCAP — o próximo protocolo teve início neste ano.

Veja porque os modelos, muitos deles populares no país, não se saíram bem nas avaliações.

Ford Ka

Carros menos seguros do Brasil ford ka
Fonte: Wikimedia foto de Keithsebastian

Depois de zerar em testes anteriores na proteção aos passageiros adultos, o Ford Ka até obteve melhora nos quesitos de segurança. 

Mas as mudanças estruturais não foram suficientes para afastá-lo do rol dos carros menos seguros do Brasil.

A situação do compacto da Ford é bem parecida com a de um dos seus principais concorrentes, o HB20.

Na proteção a adultos, a melhora rendeu três estrelas, enquanto a avaliação para crianças foi de quatro estrelas.

Os principais pontos de crítica foram a ausência do ESC como item padrão e as falhas de segurança em situações de colisão lateral.

Hyundai HB20

Apesar de não ter apresentado um resultado catastrófico, o HB20 falhou nos testes de segurança de carros. 

Os principais motivos foram a presença apenas dos airbags frontais obrigatórios e a falta do controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão em sua versão de entrada. 

Na proteção para adultos, o hatch da Hyundai ganhou quatro estrelas, mas deixou a desejar na proteção aos impactos laterais. 

Já a segurança para menores de idade garantiu três estrelas a um dos automóveis mais vendidos no país. 

Fiat Cronos

Carros menos seguros do Brasil fiat cronos
Fonte: Wikimedia foto de Heduardo55

Aposta da Fiat na categoria de sedans compactos, o Cronos não teve a pior das avaliações, mas pecou nos detalhes. 

Dispondo apenas de airbags frontais, enquanto seus concorrentes oferecem os laterais, e sem o controle de estabilidade adequado, o modelo apresentou falhas e veio parar na lista.

Falhas na proteção à cabeça em impactos laterais valeram apenas três estrelas na segurança aos adultos. 

Em termos de proteção às crianças, o modelo saiu-se com a nota 4.

Chevrolet Onix

O sucesso de vendas do Chevrolet Onix no Brasil não foi proporcional ao seu desempenho nos testes de segurança.

Deve se reconhecer que o mais vendido do país nos últimos cinco anos apresentou melhoras, deixando para trás a nota zero obtida em testes feitos em 2017.

Reforços na carroceria foram significativos para a melhora nos testes de impacto, mas o hatch da Chevrolet não passou de três estrelas, tanto para adultos como para crianças.

Um alento para os fãs do queridinho brasileiro: a nova geração será testada a partir deste ano, e pode conquistar melhores notas para tirá-lo da desagradável lista.

Receba as melhores dicas de seguro auto diretamente no seu e-mail
Seu nome
Obrigado! Em breve você receberá as melhor dicas no seu e-mail.

Volkswagen Fox

Seguindo um protocolo mais rigoroso em relação ao teste anterior, feito em 2015, o Fox foi “rebaixado” no que diz respeito à proteção aos adultos. 

A nota 4 obtida então se transformou em um 3, a mesma avaliação da Latin NCAP para a segurança oferecida aos menores de idade.

Uma crítica severa do órgão foi para a ausência de itens básicos de segurança no veículo, como o ESC, cinto de três pontos em todos os assentos e a falta de airbags laterais que amenizem os impactos após uma colisão.

Renault Sandero

Carros menos seguros do Brasil Sandero
Fonte: Wikimedia foto de Nick13Rpo

Nem a realização de dois testes no período foi suficiente para tirar o Sandero do ranking de carros menos seguros vendidos no Brasil.

O hatch conquistou apenas uma estrela na proteção aos ocupantes, depois de uma melhoria promovida pela fabricante francesa.

Entre os destaques negativos, as falhas na proteção ao tórax em impactos laterais e a ausência do controle eletrônico de estabilidade.

Para as crianças, ao menos, a proteção foi melhor, conquistando quatro estrelas.

Fiat Mobi

Para os fãs do Fiat Mobi, a notícia não é boa: o compacto teve avaliação fraca nos últimos testes de segurança. 

Na proteção para crianças, o modelo conquistou duas estrelas, prejudicado pela abertura de porta traseira durante colisão e ausência de padrão do Isofix.

O quadro piora em relação aos adultos, com nota 1 nos testes realizados. A proteção aos impactos laterais foi o principal ponto de crítica.

Renault Logan

Por ter a mesma plataforma do Sandero, o Renault Logan recebeu a mesma avaliação que o hatch da fabricante francesa.

As notas foram uma estrela para adultos e quatro para crianças. 

Dentre as críticas ao modelo, estão a falta de equipamentos básicos de segurança e de uma estrutura que absorva melhor os impactos aos ocupantes do carro

Nissan March

Carros menos seguros do Brasil Nissan March
Fonte: Wikimedia foto de Vauxford

A instabilidade demonstrada pelo Nissan March nos impactos custou notas bem baixas ao veículo japonês nos testes de segurança de carros.

Sua avaliação para proteção às crianças já foi baixa, com nota 2. A segurança para ocupantes mais velhos teve desempenho ainda pior, conquistando uma estrela.

Com apenas os airbags frontais e Isofix, o hatch decepcionou na proteção ao peito dos passageiros da frente.

Fiat Palio

Não é porque já saiu de linha que o Palio ficaria de fora dos testes de segurança. Até porque, o que não faltam são exemplares rodando no trânsito.

Mas o desempenho de um dos carros mais populares do mercado brasileiro foi insatisfatório.

O teste realizado em 2016 rebaixou as notas para uma e três estrelas na proteção aos adultos e crianças, respectivamente. O principal motivo foi o protocolo mais rígido, não acompanhado nas atualizações do automóvel.

Peugeot 208

Mais uma presença na lista de carros menos seguros do Brasil é a do Peugeot 208.

Nos testes sob novo protocolo de segurança, o hatch compacto levou nota 2 na proteção para adultos e nota 3 para crianças.

As críticas vão para a presença apenas dos airbags frontais, obrigatórios por lei, para proteção e passageiros.

Entretanto, a expectativa da montadora francesa é de uma mudança nos novos testes: o modelo, similar à nova geração vendida no Brasil, teve desempenho satisfatório nos testes mais recentes feitos na Europa. 

Renault Stepway

Carros menos seguros do Brasil Stepway
Fonte: Wikimedia foto de Bull-Doser

Mais um caso em que a estrutura similar valeu equivalência de notas: o Stepway obteve a mesma avaliação que Logan e Sandero por compartilharem a plataforma.

O resultado foram as avaliações de uma estrela para adultos, quatro na segurança infantil e a presença entre os carros menos seguros do Brasil.

Renault Kwid

A avaliação do Renault Kwid em testes de segurança não foi de toda ruim, porém insuficiente para tirá-lo da lista dos menos seguros.

Sua estrutura foi considerada estável nas colisões, e a presença de quatro airbags aumentou a proteção. 

Porém, a ausência do controle eletrônico de estabilidade prejudicou a nota final do carro mais barato do Brasil, que teve desempenho três estrelas na proteção aos adultos e crianças. 

Fiat Argo

Assim como os veículos da Renault, o Fiat Argo recebeu a mesma avaliação do Cronos, já que ambos compartilham da mesma estrutura na montagem dos carros. 

Sem airbags laterais e ESC, o hatch levou três estrelas para proteção de passageiros e quatro para crianças. 

Na proteção à região do peito e da cabeça em impactos laterais, a avaliação foi considerada fraca, enquanto a estrutura se mostrou instável.

Assim como o “irmão” Cronos, os detalhes podem fazer a diferença para conquistar uma posição melhor e tirá-lo do ranking dos carros menos seguros do Brasil.

Quais são os carros mais seguros do Brasil

Carros menos seguros do Brasil mais seguros
Fonte: Wikimedia foto de Alexander Migl

Se a segurança de um carro será fator decisivo na compra ou troca do seu veículo, é bom conhecer quais são os modelos mais seguros vendidos no Brasil.

A notícia boa é que é possível aliar o fator, encontrando carros que vão além dos itens básicos de segurança, e bom preço de compra, manutenção e economia.

Talvez o maior destaque da lista de carros seguros e baratos seja o Volkswagen Polo, um hatch que é referência na proteção aos passageiros.

Um dos populares de sucesso nos últimos anos, o up!, também da fabricante alemã, é outro destaque da Volkswagen. 

Quer mais opções de carros seguros? Então fique de olho também no Honda Fit, Toyota Etios e no Ford Fiesta, que mesmo fora de linha, ainda pode ser encontrado no mercado.

Carros com seguros mais baratos do Brasil

Quando o assunto é segurança de um veículo, não tem como deixar de falar sobre a contratação de um seguro automotivo. 

Mesmo que o seu automóvel esteja entre os mais seguros, protegê-lo com as coberturas essenciais é uma forma de preservar o seu bem e ter mais tranquilidade quando um imprevisto acontecer.

A boa notícia é que alguns dos carros menos seguros do Brasil possuem valores de coberturas bastante acessíveis.

Hyundai HB20, Ford Ka, Chevrolet Onix, Renault Kwid: todos eles estão na lista dos carros com seguros mais baratos.

Do outro lado também é possível encontrar representantes, como o Polo e a Fiat Strada, veículos seguros e com bom preço de seguro auto.

Seguro de carro barato é na Smove!

Conhecer melhor o quanto um automóvel é seguro pode ajudar na decisão de qual será o seu próximo companheiro no trânsito.

Mas lembre-se que, por mais seguro que seja, contratar um seguro para o seu carro é fundamental. 

Por isso, conte com o apoio da equipe de profissionais especializados da Smove para encontrar a proteção ideal pelos melhores preços.

Faça uma cotação em nosso site, receba atendimento personalizado e tenha o plano com as coberturas certas para proteger o seu veículo e dirigir com mais tranquilidade.


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias