Carros mais roubados: quais são, cidades mais visadas e prevenções

Saber quais veículos estão na lista dos carros mais roubados é um indicador importante para decidir pela contratação de seguro auto com proteção para roubos e furtos.

Embora o Índice de Veículos Roubados (IVR) seja fator relevante no cálculo de preço do seguro, encarecendo a cobertura, resguardar o automóvel é fundamental.

Afinal, o que ninguém deseja é ver o seu patrimônio — e consequentemente todo o dinheiro investido nele — ser levado e ficar no prejuízo total.

Leia este artigo para entender as maneiras de se prevenir contra esse tipo de crime e saber quais são os carros mais visados para roubo no país.

Não deixe seu veiculo a mercê da criminalidade, contrate um seguro auto com proteção contra roubo e furto. Solicite um orçamento na Smove preenchendo este breve formulário. Aproveite!

Carros mais roubados: o que você precisa saber para se prevenir?

A insegurança é um dos problemas mais graves no Brasil e, mesmo no trânsito, não estamos isentos da ação de criminosos.

Dados recentes de um estudo apontam que, embora em meio à crise do novo coronavírus, o roubo e furto de carros cresceu 14,5% durante a quarentena.

Vivendo em um país onde um automóvel é roubado por minuto, será que é possível se prevenir contra essa violência?

Embora seja impossível prever se e quando seremos alvo, é possível tomar medidas que diminuam as chances do veículo ser levado.

Vale frisar que este sinistro é mais comum nas grandes cidades brasileiras. O que não impede que moradores de municípios menores não passem pelo mesmo tipo de problema.

Motoristas devem estar sempre atentos às regiões em que circulam, evitando lugares mais perigosos. 

Não deixar o carro exposto por muito tempo nas ruas também aumenta a sensação de segurança. Priorize utilizar a garagem ao invés de deixá-lo estacionado na porta de casa por muito tempo. 

Instalar equipamentos de segurança, como bloqueadores e rastreadores, também é válido, principalmente para aumentar a chance de recuperar um veículo levado por bandidos.

Quais são os carros mais visados para roubo?

Carros mais roubados quais são
Fonte: Pixabay

Os tipos de carros mais roubados podem variar entre as cidades. Porém, eles possuem algumas características comuns.

A maioria dos roubos tem por objetivo o repasse de carros para desmanches e a revenda de peças no mercado informal por preços mais baratos. 

Portanto, veículos cujas peças encontram maior circulação e facilidade de venda se tornam alvos mais comuns.

Mas, afinal, quais os carros com maior índice de roubo no país?

Alguns modelos populares entre motoristas, como o Volkswagen Gol e o Toyota Corolla, são alvos comuns dos bandidos.

Automóveis que deixaram de ser fabricados, mas que transitam bastante, também despertam atenção de criminosos. São os casos do Palio e do Uno, ambos da Fiat. 

Garanta a segurança do seu carro pelo menor preço!

Tomar precauções para diminuir as chances de roubo do carro não é a única maneira inteligente de se precaver. 

Motoristas que contratam um seguro auto com proteção para roubo e furto estarão amparados caso o pior aconteça.

Além disso, existem outras coberturas para resguardar o veículo de imprevistos que podem acontecer, como acidentes, incêndios ou danos provocados por eventos naturais.

Ainda não possui um seguro auto? Com a Smove, você pode comparar diversos preços e coberturas das principais seguradoras antes de contratar a proteção ideal para o seu carro.

Faça uma cotação em nosso site e receba atendimento exclusivo da nossa equipe especializada para ter o seguro que você precisa, com as melhores ofertas do mercado.

Cidades com maior índice de roubo de carros

É fácil imaginar que o índice de roubos é maior nas grandes cidades, não é mesmo? 

Elas concentram maior volume de carros transitando, da mesma forma como a criminalidade costuma ser maior. 

Veja quais as cidades com maior índice de roubo de carros no Brasil e entenda o porquê destes grandes centros fazerem parte da lista.

São Paulo

Carros mais roubados São Paulo
Fonte: Pixabay

A capital paulista detém o título de cidade com a maior frota de veículos do Brasil. São aproximadamente 8 milhões de automóveis circulando pelas ruas de São Paulo. 

Logo, é compreensível a cidade ficar com o posto de campeã em roubos e furtos automotivos.

Mas quais os veículos mais roubados em São Paulo? A lista é encabeçada por Chevrolet Onix e Hyundai HB20, hatches bastante populares.

Completando os cinco primeiros do ranking de carros mais visados para roubo em São Paulo estão o Voyage e o Gol, ambos da Volkswagen, e o Fiat Argo.

Rio de Janeiro

Problemas de segurança no Rio são muitos comuns. Tanto que é recorrente vermos notícias sobre roubos e furtos na capital fluminense, inclusive de veículos.

Dá até para dizer que o Rio só não lidera entre as cidades com maior índice de roubos por ter uma frota de carros menor. 

A razão entre o volume de crimes e a quantidade de automóveis em circulação é maior na Cidade Maravilhosa que em São Paulo.

O carro mais roubado no Rio de Janeiro é o Hyundai HB20. Peugeot 208, Ford Fusion, Volkswagen Crossfox e Fiat Siena completam o top 5.

Brasília

Embora o índice de furto e roubo de automóveis venha diminuindo em Brasília, a capital federal ainda está entre as mais inseguras para motoristas. 

No ano passado, o Distrito Federal — incluindo as cidades satélites — registrou média de 34 ocorrências de roubo ou furto de veículo por dia.

O mais visado em Brasília é da Hyundai. Mas se engana quem pensou ser o HB20: o posto pertence ao I30.

Também estão entre os cinco carros mais roubados na capital federal o Peugeot 408, Fiat Argo, Peugeot 206 e o Fiat Mobi.

Porto Alegre

Carros mais roubados Porto Alegre
Fonte: Pixabay

A capital gaúcha vive um momento parecido com o de Brasília. Porto Alegre registrou queda nos números de furto e roubo de veículos em 2019, mas continua entre as cidades com mais crimes dessa natureza.

E quais os carros mais roubados em Porto Alegre? Mais uma vez, temos o HB20 no topo do ranking.

O hatch da Hyundai é seguido pelo Gol, Renault Sandero, Ford Focus e o Voyage.

Goiânia

Com frota de veículos superior a 1 milhão, Goiânia completa a lista das cinco cidades com maior índice de roubo de carros no país.

O Gol e Hyundai HB20 são os carros mais roubados em Goiânia. Da mesma categoria, o Fiat Palio é o quinto no ranking dos mais visados.

A terceira e a quarta posição ficam com dois sedans muito apreciados no país: o Toyota Corolla e o Honda Civic.

Quais são os carros mais roubados no Brasil?

Se você acha que a lista dos carros mais roubados é repleta de veículos novos ou mais caros, está enganado. 

Muitas vezes são os carros populares que mais atraem os criminosos, especialmente pela facilidade de revenda das peças.

Com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), é possível calcular quais veículos possuem maior índice de roubo.

Confira o ranking dos carros mais roubados no Brasil e o que os tornam tão chamativos nas ruas.

Volkswagen Gol

Por 28 anos, o Gol foi líder de vendas no país. Mesmo tendo perdido o posto, o modelo da Volkswagen segue entre os carros mais emplacados. 

Com tantas unidades circulando no trânsito, é natural que o hatch seja um dos carros mais roubados no território nacional.

Encontrado do Oiapoque ao Chuí, o Gol tem mecânica simples e a procura pelas peças é muito alta no mercado paralelo.

Ford Fiesta

Carros mais roubado fiesta
Fonte: Wikimedia foto de Matti Blume

No ano passado, o Ford Fiesta deixou de ser fabricado no Brasil. A decisão em tirar de linha o hatch trouxe como consequência a diminuição na disponibilidade de peças para reparos.

Como efeito, a procura por itens para atender os proprietários do modelo aumenta. O que leva ao interesse de bandidos, que podem repassar o automóvel para desmanche. 

Ford Focus

Entre os hatches médios, o Ford Focus é um dos principais interesses de criminosos para roubo e furto. 

O modelo possui boa circulação, o que acaba fazendo dele um alvo mais fácil e certeiro.

Da mesma maneira que o Fiesta, o Focus também saiu de linha em 2019. Por isso, há maior procura por suas peças no mercado paralelo.

Renault Sandero

Carros mais roubados Sandero
Fonte: Wikimedia foto de M 93

Muitos motoristas que dependem do carro para trabalhar, como os que dirigem para aplicativos de transporte, optam por ter um Renault Sandero.

A economia, o baixo custo de manutenção e o espaço justificam a decisão.

Entretanto, a escolha deixa o modelo da fabricante francesa ainda mais exposto no trânsito. E não é raro vermos notícias sobre o roubo de carros de aplicativos.

Além disso, as peças do Sandero são compatíveis com todas as versões, o que facilita a comercialização das mesmas de forma irregular. 

Fiat Palio

Mesmo fora de linha, o Palio segue rodando bastante nas ruas e, consequentemente, sendo alvo de bandidos.

O hatch da Fiat possui mecânica simples, o que o torna atrativo, especialmente para os desmanches.

Aqui, cabe uma curiosidade: sabia que o Palio está entre os carros mais roubados no período de carnaval? Portanto, se tiver um na garagem e for pular carnaval, é melhor deixá-lo em casa.

Toyota Corolla

Carros mais roubados Corolla
Fonte: Wikimedia foto de Mariordo Mario Roberto Duran Ortiz

Quem dirige um Corolla sabe que o veículo chama a atenção nas ruas. Portanto, normal que acabe atraindo também os olhares de assaltantes.

Muito bem avaliado e com bom desempenho, ele encontra demanda para ser revendido de forma irregular, por isso entra na lista.

Fiat Uno

Outro modelo que deixou de ser fabricado no Brasil, o Fiat Uno ainda possui seus exemplares rodando pelas ruas.

E se tem veículo no trânsito, há espaço para revenda de peças no mercado ilegal, fazendo com que o modelo esteja entre os carros mais roubados.

Volkswagen Voyage

É comum notar o Volkswagen Voyage na lista dos carros mais roubados de diversos estados, o que faz dele um dos mais visados também no país.

A facilidade no desmanche e a alta procura de peças no mercado também são as principais explicações para a presença do sedã no ranking.

Volkswagen Fox

Carros mais roubados Fox
Fonte: Wikimedia foto de NaBUru38

Também fabricado pela Volkswagen, o Fox não está entre os automóveis mais seguros quando o assunto é roubo e furto. 

De acordo com a Susep, arrombar um modelo do hatch não é tarefa complicada.

Além disso, o veículo é espaçoso e comum nas ruas, o que pode facilitar possíveis fugas para criminosos entre modelos similares.

Fiat Siena

Por ter boa reputação, o Siena encontra saída no mercado paralelo, o que o torna um alvo ideal para ser repassado às oficinas de desmanche.

Além disso, suas peças podem ser vendidas com facilidade, fazendo do modelo um dos principais carros visados para roubo.

Fiat Palio Weekend

Carros mais roubados Weekend
Fonte: Wikimedia foto de order_242

O Fiat Palio Weekend saiu de linha neste início de ano, mas já frequenta a lista dos mais roubados há algum tempo. 

Modelo com bom espaço, ele é um alvo mais fácil para bandidos por ter sido um veículo de bastante saída no mercado.

A partir de agora, a busca por peças será maior, provocando uma tendência de crescimento no número de roubos. 

Quais são os carros menos roubados?

Conhecer quais os carros menos visados para roubo é uma forma dos motoristas em dúvida na compra ou troca de veículo escolherem de modo mais acertado e minimizarem os riscos.

São modelos que acabam sendo considerados mais seguros sob a ótica de perder o patrimônio em uma ação criminosa.

Além disso, o custo do seguro auto pode sair mais em conta nestes casos.

Os principais automóveis na lista de carros menos roubados são o Kia Picanto, o Jeep Renegade, o Honda City e a Fiat Strada, picape mais vendida no mercado nacional.

Carros populares menos visados para roubo

Mas e entre os carros populares, quais possuem menor risco de serem levados? 

Alguns hatches muito conhecidos e comuns no trânsito brasileiro encabeçam a lista.

Um deles é o Etios, modelo da Toyota que faz frente ao HB20 e ao Onix. Também estão entre os carros populares menos visados para roubo o Nissan March, o Honda Fit e o Volkswagen Polo

Cuidados para a prevenção de roubo de veículos

Carros mais roubados cuidados
Fonte: Pixabay

Nenhum motorista quer correr o risco de ter o veículo roubado ou furtado no trânsito. 

Além de ser uma situação extremamente estressante, o prejuízo sofrido muitas vezes demora a ser recuperado por qualquer pessoa. 

Sendo assim, o primeiro cuidado para se prevenir é contratando um seguro auto roubo e furto. A modalidade vai resguardar o segurado que sofra com algum sinistro desta natureza.

Outra medida bastante eficaz e que ajuda a baratear o custo do seguro é a instalação de itens de segurança

Carros com rastreadores, bloqueadores e alarmes têm menor risco de roubo, ou chances maiores de serem recuperados.

Condutores podem ainda tomar medidas básicas para evitar a exposição ao risco. Saiba bem por onde você está circulando e evite regiões mais perigosas da cidade.

Deixar o veículo parado por muito tempo nas ruas aumenta o risco, por isso a preferência deve ser estacionar o automóvel na garagem, principalmente em intervalos maiores de tempo de uso.

Contrate já o seu seguro de carro com desconto!

Não importa se você tem ou não um dos carros mais roubados no país, contratar o seguro auto é imprescindível na proteção do seu patrimônio.

Com ele, não só as situações de furto e roubo, mas outros sinistros que podem acontecer no trânsito, estarão resguardado pelas coberturas contratadas. 

Utilize a Smove para encontrar as melhores ofertas e o plano ideal de seguro para proteger o seu carro.

Preencha com os seus dados para fazer uma cotação, receba atendimento personalizado e avance na contratação para dirigir com mais tranquilidade e segurança. 


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias