Carro sem seguro: vale a pena não contratar?

Dirigir um carro sem seguro é um risco muito grande que vários motoristas assumem correr no trânsito diariamente.

Principalmente em função do valor envolvido na contratação de boas coberturas, uma grande parcela de condutores pensa que este tipo de investimento é dispensável. 

Entretanto, os gastos podem sair mais caros em uma eventual colisão com outro veículo ou na perda do automóvel na ação de bandidos, fazendo com que o prejuízo fique todo para o proprietário.

Entenda mais sobre os riscos de ter o veículo desprotegido e analise se compensa deixar carro sem seguro transitando normalmente.  

Não ande de carro sem seguro, proteja você e seu veiculo! Solicite uma cotação de seguro auto na Smove preenchendo este breve formulário.

Carro sem seguro: mitos e riscos

Só faz seguro de carro quem tem dinheiro sobrando. Por que proteger o carro se não vou precisar utilizar o seguro? Quando precisamos, o seguro não funciona!

Estas são algumas questões que são verdadeiros mitos neste mercado, levantadas por quem não possui um seguro de carro para justificar a não contratação da proteção.

Por não entenderem os benefícios e uma imaginarem uma falsa sensação de garantia, há quem acredite que não vale a pena pagar seguro de automóvel

Só que ao fazer esta opção, estes condutores estão se expondo — e o veículo também — a uma série de riscos que o trânsito oferece.

Ninguém deseja passar por um imprevisto, mas a verdade é que não dá para prever quando eles vão acontecer. Por mais precavido que o motorista seja, ele está sujeito a se acidentar pela imprudência de outros.

Pior, com a violência cada vez maior, um carro pode ser roubado e seu dono vai ficar de mãos vazias.

É por isso que o seguro de carro é um investimento tão importante. Com ele, estas situações serão amparadas pela seguradora, dando mais tranquilidade ao motorista em um momento de dificuldade.

Estatísticas de carros sem seguro no Brasil

Carro sem seguro estatistica
Fonte: Pxhere

Sabia que mais da metade dos automóveis que circulam no trânsito brasileiro não são segurados?

De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) de 2017, a média de carros sem seguro no Brasil era de aproximadamente 70% da frota de veículos.

O valor corresponde a mais de 30 milhões de automóveis desprotegidos e leva a crer que o número de acidentes de carro sem seguro seja muito alto.

Embora o mercado de seguros apresente números positivos nos últimos anos, tendo registrado crescimento de 12,1% em 2019, estima-se que a grande maioria carros ainda circule à mercê da sorte no país. 

Melhores preços para seguro auto barato!

Evitar deixar o carro sem seguro é muito fácil e mais barato do que muitos motoristas podem imaginar!

A principal dica para pagar menos e contratar certo é realizar uma boa pesquisa entre as seguradoras. Uma tarefa que você poderá contar com a ajuda da Smove.

Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado para oferecer qualidade e bom preço na proteção veicular. 

Faça uma cotação em nosso site e conte com um atendimento personalizado da nossa equipe para encontrar o melhor seguro auto e as coberturas certas para o seu automóvel.

Mitos sobre a contratação de seguros

Quem nunca contou com a proteção do seguro auto para o carro costuma se deparar com dúvidas e escutar algumas opiniões que são verdadeiros mitos neste mercado.

A grande variedade de tipos de seguros disponíveis oferece um leque de opções ao consumidor, com vários preços e serviços que demonstram como vale a pena ter o carro protegido.

Confira alguns dos mitos associados ao seguro auto e saiba porque eles não são verdadeiros.

É preciso ter muito dinheiro para contratar

Carro sem seguro preciso de muito dinheiro
Fonte: Pxhere

O mercado de seguro automotivo vem se tornando cada vez mais democrático, o que torna mais fácil encontrar seguros de carro bom e barato.

Quem opta por um seguro auto popular, por exemplo, pode pagar até 30% menos na cobertura do veículo com esta modalidade, oferecida por várias seguradoras.

Além disso, pagar pela proteção do carro sai muito mais em conta do que desembolsar uma grande quantia em um eventual acidente. 

Se ligue em uma dica importante: para pagar menos no seguro, faça cotações antes mesmo de comprar o carro e veja quais automóveis possuem valores de seguros mais acessíveis ao seu bolso. 

A probabilidade de usar o seguro é muito baixa

Prever quando vamos utilizar o seguro é tarefa praticamente impossível!

O que o condutor pode fazer é ser cauteloso no trânsito, dirigindo com cuidado para evitar acidentes. Entretanto, isso não garante que outros motoristas vão fazer o mesmo.

Também, por mais que o motorista evite circular em regiões perigosas, ele pode ser vítima de uma ação criminosa a qualquer momento e ter o patrimônio subtraído repentinamente.

Mais uma questão a ser considerada: o veículo pode apresentar problemas mecânicos quando você menos esperar. Esta é outra situação em que o seguro automotivo pode te socorrer e mostrar ser um investimento útil para quem dirige.

O seguro não funciona

Uma das primeiras coisas a se fazer antes de contratar um seguro é verificar a reputação da seguradora.

Pesquise quais são as empresas regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), pergunte a opinião de conhecidos e pesquise em fóruns nas redes sociais. É uma forma de assegurar que a seguradora vai prestar o serviço necessário quando preciso.

Certifique-se também de quais coberturas você está contratando. Somente as incluídas na apólice que serão atendidas.

Não contratar uma proteção específica e exigi-la depois pode perpetuar a ideia de que o serviço não funciona adequadamente.

Quais são os riscos de dirigir um carro sem seguro?

Carro sem seguro quais os riscos
Fonte: Pxhere

Motoristas que optam por andar com carro sem seguro assumem uma série de riscos no trânsito, que podem se transformar em uma baita dor de cabeça em questão de segundos.

Imagine sofrer um acidente em que os custos de reparo do veículo sejam altos, e você tenha que arcar com este gasto repentinamente?

Situações como ter um problema mecânico no meio da estrada, ou ter o carro furtado enquanto ele estava estacionado, são casos em que estar assegurado faz toda a diferença.

Para entender ainda mais a importância do seguro auto, veja algumas circunstâncias que podem pesar no bolso — e na consciência — do condutor que dirige sem nenhuma cobertura.

Alugar carro sem seguro

Quem viaja para outros países ou destinos distantes da cidade onde mora, costuma recorrer ao aluguel de carros para se deslocar durante o passeio.

Como o seguro auto é uma das opções deste serviço, fica a pergunta: alugar carro sem seguro vale a pena?

Sem nenhuma dúvida, a resposta é não! É perigoso alugar um carro sem seguro pois se o veículo estiver envolvido em algum sinistro, o contratante será responsabilizado pelo pagamento integral dos danos.

Pense bem que não será nada agradável ressarcir danos mais graves, ou o prejuízo integral em caso de perda total ou roubo do veículo.

Sendo assim, opte sempre pelo seguro ao alugar um carro, seja para passeio ou trabalho.

Acidente de veículo sem seguro

Carro sem seguro acidente
Fonte: Pxhere

Se envolver em uma batida de carro sem seguro é uma situação capaz de gerar grandes despesas para o motorista. 

Antes de mais nada, porque ele terá que pagar pelos reparos necessários para voltar a dirigir — olha que não estamos falando em caso de perda total do veículo.

Este conserto pode sair barato ou caro. O preço vai depender da gravidade do acidente, da  disponibilidade de peças e o que mais influenciar no valor final.

Se o motorista que não adquiriu um seguro automotivo for o responsável pela batida, a situação pode ser ainda pior.

Além do prejuízo com o próprio veículo, ele terá que assumir as despesas para conserto e médicas, se necessárias, dos outros envolvidos na colisão.

Roubo de carro sem seguro

O risco de ter o carro roubado existe em qualquer lugar, embora seja maior nas principais metrópoles do país. 

Caso você se torne uma vítima desta estatística e não tenha o seguro auto, o que vai acontecer?

Nestes casos, o prejuízo será total do proprietário. A primeira atitude a ser feita é registrar o boletim de ocorrência e torcer para que a ação policial seja eficiente e recupere o veículo, caso contrário, nada do que foi investido será recuperado.

Desastres naturais e alagamentos

Cenas de veículos sendo arrastados em enchentes e alagamentos causam apreensão, principalmente em quem tem um carro sem seguro.

Uma das coberturas possíveis de se contratar é para danos provocados por desastres naturais, como alagamentos, ventanias, quedas de árvore e outros. 

Quem não contrata o seguro e tem o carro avariado em situações semelhantes também vai arcar com os prejuízos, incluindo guincho para rebocar o carro, higienização do automóvel após enchentes e troca de vidros, se necessária, entre outros reparos.

Quanto custa o conserto de um automóvel sem seguro?

Carro sem seguro quanto custa
Fonte: Pxhere

Quando se possui o seguro auto, consertar o automóvel fica fácil e acessível para o motorista, que depende apenas do pagamento da franquia contratada. 

Mas qual será o gasto no conserto de veículos que não possuem o seguro?

Prever um valor é impossível, porque ele vai depender do tipo de dano provocado no carro. O que é possível afirmar é que as despesas serão responsabilidade do proprietário.

É preciso calcular quais os danos a serem corrigidos, incluir o valor das peças necessárias para o reparo, a mão de obra da oficina e até mesmo o guincho para rebocar o carro.

De maneira mais simples, se a soma para o conserto totalizar R$ 3 mil, esse será o valor desembolsado sem o seguro. 

Já motoristas que possuem a cobertura vão pagar apenas a taxa de franquia (que pode ser de R$ 1 mil, por exemplo) pelo serviço, enquanto a seguradora assume o restante.

O que acontece quando um carro sem seguro sofre perda total?

No mercado de seguros automotivos, o termo perda total corresponde a situações em que o custo para consertar o veículo ultrapassa 75% do seu valor de mercado.

Quando isso acontece, a seguradora indeniza o segurado com o valor integral, de acordo com o estipulado na apólice.

Mas e quando acontece o PT em carro sem seguro? É isso que você está pensando, o prejuízo é todo do proprietário

Nesta situação, ou ele deverá arcar com um alto valor para reparar o carro sem seguro que sofre perda total, ou investe o dinheiro na compra de um veículo novo.

Compensa deixar o carro sem seguro?

Carro sem seguro compensa
Fonte: Pxhere

Diante dos vários riscos aos quais os carros estão sujeitos e o tamanho do prejuízo que se pode ter, é óbvio que o mais recomendado é contratar o seguro auto.

Essa é a única garantia eficiente que o proprietário terá de resguardar o seu patrimônio, estando coberto em possíveis acidentes, problemas mecânicos, roubos e furtos do veículo.

Ao não contratar o seguro, além de deixar o automóvel exposto, o motorista assume a responsabilidade de custear, sozinho, quaisquer danos possíveis de acontecer no dia a dia.

O que é importante ter no seguro de automóvel?

Ao optar pela contratação de um seguro para carros, o motorista deve pensar bem nas reais necessidades de proteção do veículo e aliá-las a um bom custo-benefício. 

Para quem vê este serviço como essencial, a notícia boa é que o mercado oferece uma grande variedade de opções. Assim, fica mais fácil escolher o melhor seguro para o seu carro.

Vai contratar um seguro pela primeira vez? Contrate as proteções ideias para o seu perfil como motorista e as necessidades do carro

Pesquise quais os benefícios oferecidos pela sua seguradora, como assistência 24 horas, serviço de guincho e outras vantagens. Por fim, pesquise pelos preços, pois é possível encontrar boas coberturas por valores acessíveis no mercado.  

Quando o seguro não cobre?

Carros sem seguro quando não cobre
Fonte: Pxhere

Apesar do seguro ser essencial na proteção do carro, os motoristas devem estar atentos para não exporem o veículo em situações que o seguro se isenta da cobertura.

Casos em que a seguradora considera que o condutor assumiu risco elevado, como dirigir embriagado ou forçar a passagem por uma enchente, podem fazer com que a indenização seja negada pela empresa.

O seguro também não vai cobrir algo que não foi contratado. Por isso, preste muita atenção na apólice quando estiver adquirindo o serviço.

Como proteger um veículo sem seguro?

O seguro automotivo é a maneira mais eficiente de proteger e resguardar um veículo de qualquer incidente possível de acontecer no dia a dia.

Quando um sinistro afeta qualquer carro sem seguro, o patrimônio do condutor estará comprometido, uma vez que ele terá que arcar com as despesas.

Assim, sempre que possível, contrate um seguro auto o quanto antes.

Se você ainda não possui ou está aguardando a finalização da apólice, o ideal é ter atenção redobrada no trânsito, dirigir de maneira defensiva e evitar a exposição do carro em situações de risco elevado até que a proteção esteja garantida. 

Faça já o seu seguro auto na Smove!

Como não compensa deixar carro sem seguro, deixe de perder tempo e comece já a pesquisar pela proteção certa para o seu carro.

Na Smove, você poderá encontrar diversos planos de seguros para atender às principais necessidades do carro, tudo de acordo com o perfil do motorista.

Faça já uma cotação em nossa plataforma, receba um atendimento personalizado do nosso time e adquira seu seguro auto com os preços mais baratos do mercado. Dirija com segurança e tranquilidade com a ajuda da Smove!


Leia também:

Faça sua cotação agora e mantenha seu veículo protegido!
Insira seu nome e sobrenome
Insira um e-mail válido
Insira um telefone válido
Segue a gente instagram youtube facebook
Categorias